Qual foi a relação entre a política do petróleo e as empresas estrangeiras?
Após a promulgação da Constituição de 1946 foi travado um grande debate em relação à política do petróleo, entre os que admitiam a entrada de empresas estrangeiras e os nacionalistas. A Constituição de 1946 permitia a participação do capital estrangeiro nas atividades de exploração mineral, inclusive do petróleo.
Qual é a geopolítica do petróleo?
Geopolítica do petróleo é o campo multidisciplinar do conhecimento cujo objeto é a disputa de poder em torno do petróleo ao redor do mundo. Países membros da OPEP em verde escuro e ex-membros em verde claro. No pós-guerra, o preço do barril manteve-se estável nas décadas de 1950 e 1960, oscilando entre US$ 1,50 e US$ 2,00.
Por que o petróleo é nosso?
“O petróleo é nosso!” é uma frase que se tornou famosa ao ser pronunciada pelo então presidente da república Getúlio Vargas por ocasião da descoberta de reservas de petróleo na Bahia.
Qual é a relação entre o comércio internacional de petróleo e a economia americana?
O Irã, que possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo, é uma ameaça a economia americana, que é muito sensível à manutenção do comércio internacional de petróleo em dólares e às mudanças dos preços do petróleo, uma vez que os Estados Unidos são, ao mesmo tempo, um grande produtor e o maior importador de petróleo do mundo.
Petróleo no Oriente Médio
Quando falamos em petróleo, pensamos logo nos países árabes – principais produtores de petróleo no mundo e onde está localizado cerca de 30% da produção mundial. Além de considerarmos o seu maior consumidor atualmente, os Estados Unidos.
EUA e energia
Durante a segunda metade do século XIX até a Segunda Guerra Mundial, Inglaterra e França controlavam a partir de empresas e também ações políticas, as principais fontes de petróleo no Golfo Pérsico, além do Canal de Suez, o caminho mais curto para Europa.
Petróleo na atualidade
Desde a Revolução técnico-científico informacional na década de 70, a produção e extração de petróleo aumenta ano após ano, devido às novas regiões do planeta que passaram pelo processo de industrialização acelerado e que vêm se mantendo até o momento, como no caso do sudeste asiático, em particular a China.
Revolução industrial
Ao longo do século XIX muitas regiões do mundo atingiram níveis de avanço tecnológico nunca antes experimentados pelas sociedades humanas. Embora tal desenvolvimento não tenha se dado de modo equânime em todas as nações, podemos dizer que o planeta como um todo foi atingido por esse processo.
Ideologias revolucionárias
Este cenário social, contraditoriamente caracterizado pelo crescimento das riquezas e das misérias, mostrou-se profícuo ao surgimento de ideologias e movimentos que defendiam o estabelecimento de relações sociais em bases mais igualitárias, atenuando ou mesmo extinguindo as distâncias econômicas entre os indivíduos.
Socialismo
Pensado como uma clara alternativa ao capitalismo e à economia liberal, o socialismo foi formado a partir das contribuições de correntes ideológicas distintas.
Anarquismo e socialismo cristão
O século XIX assistiu igualmente à formação do pensamento anarquista. A partir de contribuições de teóricos como Mikhail Bakunin e Joseph Proudhon, o anarquismo propunha a ruptura não apenas com o capitalismo e a propriedade privada, mas negava do mesmo modo a existência de qualquer tipo de governo e autoridade.
Descrição geral
Histórico
Após a promulgação da Constituição de 1946 foi travado um grande debate em relação à política do petróleo, entre os que admitiam a entrada de empresas estrangeiras e os nacionalistas. A Constituição de 1946 permitia a participação do capital estrangeiro nas atividades de exploração mineral, inclusive do petróleo. O Presidente Dutra havia proposto o Estatuto do Petróleo que deveri…
O escândalo do petróleo
Em 1936, diante dos obstáculos impostos pelo governo Vargas à exploração de petróleo, Monteiro Lobato lançou O Escândalo do Petróleo, no qual acusava o governo de “não perfurar e não deixar que se perfure”. O livro esgotou várias edições em menos de um mês.
O Escândalo do Petróleo foi censurado em 1937 por Getúlio Vargas, no mesmo ano em que o escritor lançou O Poço do Visconde. A obra, supostamente infantil, diz que “ninguém acreditava …
Descoberta de petróleo
Em 1934, Guilherme Guinle colaborou no financiamento dos trabalhos de prospecção de petróleo no Recôncavo baiano que, realizados sob a chefia de Sílvio Fróis de Abreu, levaram à descoberta do poço de Lobato em 1939 , em seguida o governo de Getúlio Vargas decidiu estatizar o poço em Lobato.
Em 1941, foi descoberto o primeiro poço de exploração comercial, em Candeias, no Recôncavo B…
Na atualidade
Após a descoberta do pré-sal alguns movimentos sociais, sindicatos, políticos de vários partidos diferentes, grupos de esquerda ou nacionalistas, além de associações civis, grupos de intelectuais e acadêmicos, passaram a defender uma revisão da atual Lei do Petróleo, em prol de um novo Marco Regulatório para a exploração de petróleo e gás natural no Brasil. Os lemas “O pré-sal tem que ser nosso” ou “O petróleo tem que ser nosso” tornaram-se a principal bandeira dest…
Ver também
• Fraturamento hidráulico
Bibliografia
• Carone, Edgar – A república liberal (1945-1965), São Paulo, Difusão Européia do Livro
• MOURA, Gerson. A campanha do petróleo. São Paulo: Brasiliense, 1986. 92p.
• Cohn, Gabriel – Nacionalismo e Petroleo, São Paulo, Difusão Européia do Livro
Ligações externas
• Site oficial da Petrobras
• ANP – Agência Nacional do Petróleo
• PréSal.Org – O Pré-sal é nosso!
• “Carta a Getúlio”, escrita por Monteiro Lobato