A heparina e um medicamento de açao anticoagulante

A heparina é um anticoagulante, de uso injetável que atua inibindo a coagulação sanguínea, e sua administração pode ser via subcutânea, intravenosa direta ou por infusão intravenosa. PARA QUE SERVE A HEPARINA? Esse medicamento é um anticoagulante (evita que o sangue se coagule dentro do vaso).

Full
Answer

O que é e para que serve a heparina?

A heparina é um anticoagulante de uso injetável usado para prevenir e tratar problemas relacionados à coagulação do sangue que podem causar embolia pulmonar, derrame cerebral, trombose venosa profunda ou infarto. Veja outras indicações da heparina, quem não deve usar e os possíveis efeitos…

Quais os efeitos da co-administração de heparina?

Os parâmetros clínicos e biológicos de hemostase devem ser monitorizados regularmente. A administração concomitante de Tirofibano e heparina não fracionada provoca um prolongamento muito superior do tempo de hemorragia em comparação com o verificado com a heparina não fracionada administrada isoladamente.

Quais os mecanismos de acção da heparina?

A heparina é um anticoagulante natural extraído originalmente do fígado, produzida por basófilos e mastócitos. É um anticoagulante que actua na trombina, impedindo a transformação do fibrinogénio em fibrina.

Quais são as doses de heparina?

Heparina: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais. A heparina é um anticoagulante de uso injetável, que previne a formação de trombos, sendo indicada para o tratamento e prevenção do tromboembolismo venoso e na angina de pré-infarto.


Heparina de baixo peso molecular ou HBPM

As heparinas de baixo peso molecular também são compostas de cadeias polissacarídicas, mas o peso molecular médio é muito menor, variando entre 4.000 e 5.000 daltons.


Indicações terapêuticas

As heparinas, como já sabemos, são usadas em situações em que é necessária uma ação anticoagulante rápida e de curta duração. Os casos mais característicos são a prevenção e o tratamento da trombose venosa profunda, além de cirurgias de alto e baixo risco.


Como a heparina realiza seu efeito no organismo?

Para cumprir seu objetivo terapêutico e desencadear seu efeito antitrombótico e anticoagulante, as heparinas são capazes de inibir o fator Xa e o fator IIa, respectivamente.


Efeitos adversos da heparina

Como todos os medicamentos, o tratamento com heparina pode ser acompanhado de vários efeitos adversos. No entanto, as de baixo peso molecular têm menos reações adversas que as não fracionadas.


Conclusão

As heparinas, tanto de baixo peso molecular como as não fracionadas, são medicamentos usados ​​para prevenir a formação de trombos e coágulos. São indicadas, principalmente, em cirurgia e no tratamento e na prevenção da trombose venosa profunda.


Nombre comercial

La heparina como principio activo, tiene varios nombres y presentaciones: Heparin, Heparin Lock, Hemochron, Hep-Lock,| Hep-Lock U/P , HepFlush, Nutri-Hep, Heparina sódica, Clexane, entre otros.


Mecanismo de acción

La heparina aplica su acción de anticoagulante por medio la estimulación de la capacidad de acción de la antitrombina III (ATIII). Esta acción de la heparina, es debida a una secuencia de un pentasacárido único que tiene una unión de alta afinidad a la ATIII.


Tipos

Generalmente se usan dos tipos de heparinas como anticoagulantes: las heparinas de bajo peso molecular (HBPM) y las heparinas no fraccionadas (HNF). La HNF se ha usado para la profilaxis y la terapia de la trombosis por muchos años.


Efectos adversos

El efecto adverso de más gravedad ligado al tratamiento con la heparina es la hemorragia. Esta puede ser un sangrado leve, como es el sangrado de las encías o una hemorragia declarada.


Indicaciones

La heparina se indica de forma amplia como anticoagulante inyectable, y presenta la densidad de carga más alta que se conozca de todas las biomoléculas.


Interacciones

De manera individual, los inhibidores de la ECA y la heparina pueden llegar a causar hiperpotasemia que puede llegar a ser grave. Se han presentado cantidades de potasio en suero por encima de 8 mEq/L, en el período del tratamiento combinado.


Embarazo

La heparina se encuentra clasificada como un fármaco clase C de posible riesgo en el embarazo, según los que fabricaron dicho producto, pero algunos médicos comentan que la heparina está dentro de la categoría B en el embarazo (por Brigg al).


Como funciona a injeção de heparina?

A injeção de heparina sódica é um tipo de medicamento chamado anticoagulante. É utilizado para impedir a formação de coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos. A heparina sódica é por vezes referida como heparina normal ou não fraccionada.


Como é administrada a injeção de heparina?

A heparina é administrada por injecção ou gota a gota numa veia (por via intravenosa) ou por injecção sob a pele (por via subcutânea) para tratar e prevenir estes tipos de coágulos sanguíneos. A dose e duração do tratamento utilizado dependerão da natureza do coágulo a ser tratado ou prevenido.


Informação importante sobre injeção de heparina

Enquanto estiver a receber tratamento para um coágulo sanguíneo com este medicamento, terá de fazer regularmente análises sanguíneas, geralmente diariamente, para verificar a duração do tempo necessário para o sangue coagular.


Gravidez e amamentação

Certos medicamentos não devem ser usados ​​durante a gravidez ou amamentação. No entanto, outros medicamentos podem ser usados ​​com segurança na gravidez ou na amamentação, desde que os benefícios para a mãe superem os riscos para o feto.


Possíveis efeitos colaterais da injeção de heparina

Medicamentos e seus possíveis efeitos colaterais podem afetar indivíduos de diferentes maneiras. A seguir estão alguns dos efeitos colaterais que são conhecidos por estarem associados a este medicamento.


Como a injeção de heparina pode afetar outros medicamentos?

É importante informar o seu médico ou farmacêutico sobre os medicamentos que já está a tomar, incluindo os que foram comprados sem receita médica e medicamentos fitoterápicos, antes de iniciar o tratamento com este medicamento.

Leave a Comment