A.i.b açao integralista brasileira


O que foi a Ação Integralista Brasileira AIB o que defendia?

O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.


Quais foram as ideias defendidas pelos grupos AIB e ANL?

Oposição ao Imperialismo e ao Fascismo. Nacionalização de grandes empresas estrangeiras. Realização de uma reforma agrária. Criação de um governo popular e democrático.


Quais grupos sociais compunham cada um dos movimentos AIB e ANL e quais grupos aparecem em ambos os movimentos *?

b) Que grupos sociais compunham cada um dos movimentos? AIB: grandes proprietários, empresários, elementos da classe média e oficias das forças armadas. ANL: intelectuais e ativistas de esquerda, membros das classes médias, operários e membros das forças armadas.


Quais são as principais características da ANL?

A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma frente de esquerda composta por setores de diversas organizações de caráter anti-imperialista, antifascista e antiintegralista (congregando comunistas, alguns tenentes, operários e intelectuais de esquerda). A organização contou com o apoio do Partido Comunista do Brasil.

Leave a Comment