Contudo, a importância da Psicologia Social Comunitária, no âmbito do Desenvolvimento Sustentável consiste em apontar discussões e ferramentas operativas, na busca de uma alternativa de desenvolvimento mais adequada à realidade local, agregando à dinâmica social do destino a importância do sujeito como transformador da sua própria realidade.
Qual a importância da psicologia comunitária?
Alguns psicólogos comunitários realizam investigações sobre questionamentos teóricos. Outros utilizam essas informações de maneira imediata para identificar problemas e desenvolver soluções nas comunidades. Portanto, a psicologia comunitária é uma disciplina orientada ao estudo e à transformação social.
Por que a psicologia comunitária é uma disciplina orientada ao estudo e a transformação social?
A psicologia comunitária surgiu nos anos 50 e 60 do século XX nos EUA. O motivo era a insatisfação, por parte de um grupo cada vez maior de psicólogos, com a capacidade da psicologia clínica em abordar problemas sociais mais amplos. Entre os fatores que contribuíram para a origem da psicologia comunitária nos EUA, estão:
Qual é a universidade que estuda Psicologia Comunitária?
Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho. Psicologia Comunitária: Uma Abordagem Conceitual 79 ZIVIANI, C. R.(1978) La Psicologia Social en Brasil. AVEPSO Boletim.
Qual a importância da formação na área da psicologia social comunitária?
Os resultados evidenciam que a formação na área da psicologia social comunitária necessita priorizar as inter-relações de ensino, prática e pesquisa, por se considerar que esses pontos contribuem para a contextualização das demandas sociais. Palavras-chave: formação do psicólogo; psicologia social; psicologia comunitária; intervenção social.
Qual a importância da Psicologia Comunitária?
A importância da Psicologia Social Comunitária, no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, consiste em apontar discussões e ferramentas operativas, na busca de uma alternativa de desenvolvimento mais adequada à realidade local, agregando, à dinâmica social do destino, a importância do sujeito como transformador da sua …
Qual a contribuição do psicólogo na Psicologia Comunitária?
O trabalho do psicólogo comunitário em uma comunidade visa sobremaneira à formação de uma consciência crítica da própria população, que nesse processo, participa de forma ativa na identificação e na resolução de suas necessidades principais.
Qual o principal foco de intervenção da Psicologia Social Comunitária?
A intervenção em psicologia social comunitária visa promover uma mudança na estrutura de uma comunidade (ÁLVARO; GARRIDO, 2006), uma concepção que precisa ser discutida entre pesquisadores da área, por considerar que existe um conjunto de crenças e normas culturais inerentes ao grupo comunitário.
Quais são as características da Psicologia Comunitária?
A Psicologia Comunitária se caracteriza por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais específicas, atento às suas respectivas psiques ou individualidades. Seus objetivos se referem a melhoria das relações entre os sujeitos e entre estes e a natureza e instituições sociais ou o seu empoderamento.
Qual o principal objetivo da psicologia comunitária?
O objetivo da Psicologia Comunitária é o aprofundamento de consciência e o fortalecimento de uma identidade de sujeito da comunidade como responsável e ativo na transformação positiva da realidade.
O que faz o psicólogo social é comunitário?
Uma área da Psicologia Social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários.
Qual é a importância da intervenção comunitária?
A intervenção comunitária, de forma geral, é um processo que tem por objetivo criar condições que permitam melhorar a vida das populações, aumentando o seu bem-estar.
Quais são os quatro pilares da Psicologia Social Comunitária?
A partir deste racional ancorado em quatro pilares-base que abrangem o domínio e a capacidade de aplicação dos princípios, o desenvolvimento de programas, a capacidade de delinear e acompanhar percursos de mudança social e a investigação em contextos comunitários, foi possível sintetizar de forma cria- tiva, mas …
Qual é o campo de atuação da Psicologia Comunitária?
De acordo com Montero (2011), a psicologia social comunitária estuda aspectos psicossociais inerentes ao contexto de relações humanas, buscando estimular os indivíduos para a identificação e resolução de problemas ou demandas emergentes, o que torna possível promover mudanças na comunidade.
O que é a Psicologia Comunitária?
Psicologia comunitária está preocupada com a forma como os indivíduos se relacionam com a sociedade. Psicologia Comunitária ou Psicologia da comunidade é uma área de especialidade que coloca em pauta a forma como os indivíduos se relacionam com a sociedade.
Como se apresenta a Psicologia Comunitária na atualidade?
Segundo Bonfim (1989) a Psicologia Comunitária tem atuado junto a sujeitos sociais concretos nas áreas de saúde, saneamento e urbanização das comunidades carentes. Realiza intervenções junto a: associação de moradores, grupo de mulheres, grupo de jovens, grupo de idosos, centros de culturas, lazer, etc.
O que motivou o surgimento da Psicologia Comunitária?
O surgimento da Psicologia comunitária ocorreu em meados da década de 60: Relacionado aos movimentos sociais comunitários, em especial os de saúde mental, com a constituição dos serviços de saúde mental de base comunitária.
O que é Psicologia comunitária?
A Psicologia comunitária se encarrega de solucionar os problemas sociais pertencentes a uma comunidade. Embora seja uma disciplina mais recente, esse tipo de Psicologia foi elaborado com o intuito de solucionar e prevenir problemas sociais.
Origens
Na década de 60, surgiu uma proposta que visava a deselitização da Psicologia, permitindo então um acesso maior do público a ela. A ideia não visava apenas a inclusão, mas também a melhoria do modo de vida da população trabalhadora. Assim, a Psicologia comunitária surgiu, aplicando teorias e métodos diretamente em comunidades de baixa renda.
Características da Psicologia comunitária
Mesmo que o conceito geral de Psicologia comunitária seja compreensível, entender o modo de trabalho ajuda a esclarecer mais as ações realizadas. Logo, saber as características desse trabalho permite aos moradores do local de atendimento perceberem onde ela pode ser mais útil. As principais características dessa psicologia são:
Demanda popular
De acordo com historiadores, alguns movimentos ideológicos influenciaram a área da saúde durante o desenvolvimento do capitalismo. Assim, a medicina social, a política médica, a medicina preventiva e a saúde comunitária foram alguns tópicos que chamaram a atenção dos estudiosos anos atrás.
Impacto
Duas das principais atividades da Psicologia comunitária são a problematização do relacionamento social teórico e a aplicação do conhecimento. Assim sendo, esse ramo da área busca analisar como a sociedade pode ser mais justa e democrática para os cidadãos mais vulneráveis.
Aplicação dentro da comunidade
Os modelos biomédico e biopsicossocial dividem uma ideia distorcida sobre saúde e imposição da medicalização no cotidiano das pessoas. Os ambientes e comportamentos de risco existem, sendo consequências da visão autoritária de muitos profissionais que se consideram “donos da verdade”.
Benefícios
Certamente, quando todo o corpo de profissionais e a comunidade se unem, os resultados desse esforço aparecem. Claro que, dependendo da demanda no local, pode levar mais tempo para isso acontecer. De qualquer forma, os moradores serão beneficiados gradualmente. Dentre os resultados mais visíveis, nós podemos apontar:
Origens da psicologia comunitária
A psicologia comunitária surgiu nos anos 50 e 60 do século XX nos EUA. O motivo era a insatisfação, por parte de um grupo cada vez maior de psicólogos, com a capacidade da psicologia clínica em abordar problemas sociais mais amplos.
Características e fundamentos
Os direitos civis, o ativismo pacifista, o feminismo, o movimento antipobreza e a consciência ambiental proporcionaram o contexto no qual surgiu a psicologia comunitária.
As pesquisas na psicologia comunitária
A pesquisa na psicologia comunitária está baseada em um modelo colaborativo no qual o pesquisador trabalha em conjunto com a comunidade para lidar com as necessidades. Assim, este tipo de investigação deve conduzir à ação ou ter implicações claras para a ação.
O Que É Psicologia Comunitária?
Origens
Características Da Psicologia Comunitária
Demanda Popular
Impacto
Aplicação Dentro Da Comunidade
Benefícios
Considerações Finais sobre Psicologia Comunitária
-
A principal meta da Psicologia comunitária é trazer a mudança positiva para o desenvolvimento de comunidades carentes. Mesmo que seja relativamente nova, essa ciência se mostrou capaz de transformar a perspectiva das pessoas a respeito das necessidades desse grupos. Para tanto, se faz necessário um trabalho em conjunto entre os moradores e a equipe…