Qual é a diferença entre insulina de ação intermediária e insulina natural?
Insulina de ação intermediária Este tipo de insulina pode ser conhecido como NPH, Lenta ou NPL e age durante cerca de metade do dia, entre 12 a 24 horas. Ela também pode imitar o efeito basal da insulina natural, mas deve ser aplicada 1 a 3 vezes por dia, dependendo da quantidade necessária para cada pessoa, e da orientação do médico.
Como é classificada a insulina?
Classificação da Insulina. As insulinas são classificadas com relação à duração da ação. Podem ser: regulares, ultrarrápidas, isófanas ou ultralentas. É importante considerar que, quanto maior o pico de ação, maior o risco de hipoglicemia. Regular: é a única solúvel e isso é importante, pois é a única insulina que pode ser administrada de forma EV.
Qual a diferença entre análogos e insulina?
Já os análogos de insulina possuem a cadeia de aminoácidos diferente, justamente para que o tempo de ação do hormônio seja alterado e se torne mais rápido e eficiente para o paciente. A insulina é entregue aos pacientes em canetas ou frasquinhos.
Quais são os nomes comerciais da insulina?
Os nomes comerciais mais conhecidos deste tipo de insulina são Humulin R ou Novolin R. 4. Insulina de ação ultra-rápida
Qual é a ação da insulina regular?
Elas têm como ação o período da alimentação, promovendo um bom controle da glicemia nos períodos próximos da alimentação. A insulina rápida ou regular começa a agir em 30 a 60 minutos e, tem seu pico de ação em 2 a 4 horas e duração de ação de 6 a 8 horas.
Como a insulina pode ser classificada?
As insulinas podem ser classificadas em humanas e análogos de insulina humana. A insulina de origem humana (NPH e Regular) é desenvolvida em laboratório, a partir da tecnologia de DNA recombinante e os análogos são preparações de insulina que sofreram alteração na cadeia de aminoácidos para melhorias no tempo de ação.
Qual a diferença entre a insulina regular e a NPH?
As insulinas humanas (NPH – Humulin® N, Novolin® N e Regular) são as que mais se assemelham ao hormônio endógeno, sendo a regular idêntica à insulina humana e a NPH acrescida de protamina e zinco, a fim de promover efeito mais prolongado. Esta é considerada uma insulina de ação intermediária.
Para que é indicado insulina regular?
PARA QUE SERVE Insulinas (de um modo geral): diabetes mellitus tipo I (dependente de insulina); diabetes mellitus tipo II (não dependente de insulina mas que não consegue o controle através de dieta, exercícios e redução de peso). A insulina regular (R) está também indicada em: cetoacidose diabética; coma diabético.
Que tipo de hormônio e a insulina?
A insulina é um hormônio anabólico que tem função bastante significativa no organismo de todos os seres humanos, mas também é conhecida pelo uso nos tratamentos de diabetes.
Quais os tipos de insulina e suas diferenças?
A insulina regular é uma insulina rápida e tem coloração transparente. Após ser aplicada, seu início de ação acontece entre meia e uma hora, e seu efeito máximo se dá entre duas a três horas após a aplicação. A Insulina NPH é uma insulina intermediária e tem coloração leitosa.
O que aspirar primeiro insulina regular ou NPH?
No preparo da seringa deve-se aspirar primeiramente a insulina de ação rápida (Regular) e depois a insulina de ação intermediária (NPH) afim de evitar a contaminação da primeira insulina.
Qual o efeito da insulina NPH?
Insulina Humana Recombinante NPH é um agente que combate o diabetes, diminuindo o nível de glicose no sangue, após a injeção.
Qual a insulina mais forte?
“A insulina glargina é um marco no tratamento da doença no país, porque permite aos pacientes um maior controle da glicemia e um estilo de vida mais flexível”, explica Rosangela Réa, endocrinologista e professora da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Ela ganhou essa fama porque sua ação é mais estável.
Quantas unidades de insulina regular deve tomar?
A necessidade diária total de insulina individual em adultos pode variar e é geralmente entre 0,5 e 1,6 unidade/kg/dia. Recomenda-se o monitoramento da glicose no sangue e o ajuste da dose de insulina para obter um controle glicêmico ideal.
Quais os efeitos colaterais da insulina regular?
Reações como vermelhidão, inchaço e coceira no local da injeção podem ocorrer durante o tratamento com insulina. Estas reações são normalmente transitórias e geralmente desaparecem sob continuação do tratamento. Raramente podem ocorrer reações de hipersensibilidade generalizada, gerando potencial risco de vida.
Qual a cor da insulina regular?
– A Insulina Regular é uma solução clara de aspecto límpido e transparente. – A Insulina NPH é uma solução de aspecto leitoso (esbranquiçada) e turva. – Antes do uso, verifique o aspecto da insulina. Não utilize se notar cor ou aspecto diferente do normal e se estiver fora da validade.
Para que serve
insulina (de um modo geral): diabetes mellitus tipo I (dependente de insulina); diabetes mellitus tipo II (não dependente de insulina mas que não consegue o controle através de dieta, exercícios e redução de peso).
Reações que podem ocorrer
hipoglicemia (leve a moderada): ansiedade; cansaço incomum; batimentos cardíacos acelerados; confusão mental; dificuldade de concentração; dor de cabeça; fala enrolada; fome excessiva; fraqueza; instabilidade; mudanças do comportamento (o paciente parece embebedado); náusea; nervosismo; pele pálida e fria; pesadelos; sono agitado; sonolência; suores frios; visão borrada.
Insulinas rápidas e ultrarrápidas
As insulinas utilizadas para o bolus são as chamadas rápidas e as ultrarrápidas. Elas têm como ação o período da alimentação, promovendo um bom controle da glicemia nos períodos próximos da alimentação.
Insulinas lentas e ultralentas
As insulinas utilizadas para o papel de basal são as lentas e ultra lentas. Seu principal objetivo é a manutenção da glicemia estável no período entre as refeições.
Uso da insulina em Diabetes tipo 1 e tipo 2
Os pacientes com Diabetes tipo 1, como não produzem insulina alguma, devem usar os dois tipos de insulinas sempre – a chamada insulinização plena. Quando se alimentam, devem usar insulinas rápidas ou ultra rápidas, respeitando seus horários de aplicação.