Lenda do açaí Segundo a lenda, havia uma aldeia indígena bastante populosa na Amazônia, mais especificamente na região onde hoje está localizada a cidade de Belém (PA). Devido ao grande número de pessoas, a oferta de alimentos era escassa e a cada dia se tornava mais difícil obter comida para todos.
Quais as lendas da Amazônia?
A Região Norte contempla uma variedade de lendas e mitos que são conhecidos em todo o país: Lenda do Boto cor de Rosa, Lenda da Iara, Lenda do Curupira, Lenda do Macunaíma, Lenda do Guaraná, Lenda da Vitória Régia, Lenda do Boitatá e muito mais. Confira as LENDAS DA AMAZÔNIA que fazem parte do nosso folclore e da região Norte do Brasil.
Qual a importância de incluir os mitos e lendas amazônicas no processo de leitura e escrita?
Incluir os mitos e lendas amazônicas no processo de leitura e escrita potencializa o desenvolvimento abstrato do aluno quando o mesmo relaciona o imaginário com as narrativas ouvidas em decorrer da sua vida.
Quais são as lendas do folclore amazônico?
A literatura amazônica é muito abrangente, as grandes lendas do folclore amazônico, como boto, curupira, cobra grande, a lenda do guaraná, não fazem parte das escolas, pincipalmente da região norte onde deveria preservar a identidade local.
O que é a lenda sobre o surgimento do rio Amazonas?
A Lenda sobre o surgimento do Rio Amazonas é muito bonita, segundo ela 2 noivos sonhavam em se casar. Ela se chama Lua e era cheio de brilho e toda de prata, dominava a noite.
O que A lenda do açaí explica?
A lenda do açaí é uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil. Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado. Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos.
Qual é a lenda do guaraná?
A lenda do Guaraná tem origem na região norte do Brasil e é uma das mais populares do nosso folclore. O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.
O que diz a lenda do Uirapuru?
A lenda do Uirapuru é a lenda de um pássaro especial, pois dizem que ele é mágico, quem o encontra pode ter um desejo especial realizado. O Uirapuru é um símbolo de felicidade. Diz a lenda que um jovem guerreiro apaixonou-se pela filha do grande cacique. Por se tratar de um amor proibido não poderia se aproximar dela.
Qual é a lenda do milho?
Sobre a origem do milho há varias lendas indígenaS no Brasil e América espanhola. A lenda guarani conta a luta mortal entre dois guerreiros. Por uma determinação do grande espírito para que a tribo conseguisse comida, o vencido foi enterrado e de sua cova nasceu um vegetal, o milho.
O que é a lenda do guaraná procura explicar?
Conta a Lenda que em uma aldeia dos índios Maués havia um casal, com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Ele era muito querido por todos de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe guerreiro. Isto fez com que Jurupari, o Deus do mal, sentisse muita inveja do menino.
O que a lenda do guaraná tenta explicar?
É uma bebida bastante popular na Amazônia. A origem desse fruto é explicada pela seguinte lenda: um casal de índios pertencente à tribo Maués vivia por muitos anos sem ter filhos e desejava muito ter pelo menos uma criança. Um dia, eles pediram a Tupã uma criança para completar sua felicidade.
O que quer dizer o Uirapuru na língua indígena?
Uirapuru é um ser mitológico, descrito como homem transformado em pássaro que os índios brasileiros consideram o rei do amor.
Qual é o pássaro que canta uma vez por ano?
uirapuruO canto do uirapuru pode ser curto e forte, quando pretende demonstrar domínio do território; ou longo e melodioso, quando sua intenção é a atração sexual. Dura de 10 a 15 minutos ao amanhecer e ao anoitecer, na época da construção do ninho, e canta apenas cerca de quinze dias por ano.
É possível saber quando se passa a história?
Isso quer dizer que é possível saber em que momento a história acontece. Esse tempo pode ser: cronológico – quando as coisas acontecem numa sequência normal, de horas, dias, anos. psicológico – quando as coisas não acontecem numa sequência normal, mas de acordo com a imaginação do narrador ou de um personagem.
Como a lenda explica a origem do milho?
SUAS FOLHAS COMPRIDAS LEMBRAVAM A LANÇA DE TABAJARA. SUA FLOR VISTOSA PARECIA O COCAR DO CHEFE ÍNDIO. E A TRIBO DESCOBRIU QUE SUA ESPIGA ERA UM DELICIOSO ALIMENTO. E FOI ASSIM QUE SURGIU O MILHO.
Qual é a origem do milho?
Há pelo menos 7.300 anos o milho participa da história alimentar mundial. Os primeiros registros de seu cultivo foram feitos em ilhas próximas ao litoral mexicano, mas rapidamente a cultura se espalhou por todo o país.
Porque o milho é um alimento sagrado para os índios?
Segundo a Funai, para os índios, alimentar-se com o milho guarani tem poder curativo e fortalecedor do corpo e do espírito. Eles utilizam o milho para o ritual de batismo Nimongarai, momento em que são revelados e distribuídos os nomes em língua guarani às crianças da aldeia e que simbolizam suas verdadeiras almas.
A lenda das Amazonas
Em 1542, o espanhol Orellana, saiu de Quito pela Costa do Pacífico, atravessou os Andes com os homens dele com capacetes de ferro e descendo pelo Rio Coca encontraram um rio enorme. Esfomeados os conquistadores comeram até os próprios sapatos.
lenda do boto da Amazônia
Segundo a lenda comum na Amazônia, o Boto se transforma num belo e charmoso rapaz vestido de branco e com um chapéu. Ele é um excelente dançarino e bebe muito. Durante as festas, ele seduz as moças mais bonitas e as convida para um encontro na beira do rio.
A lenda da Yara
Segundo a lenda, Yara era uma guerreira indígena. Ela recebia muitos elogios do pai dela, o chefe da tribo, mas os irmãos tinham ciúmes e tentaram matá-la enquanto ela dormia. Yara contra atacou e os matou. Temendo a fúria do pai, ela fugiu para a selva.
O que são as lendas?
Todos nós sabemos o que são lendas, por termos tido contato com elas. Mas, para dar uma explicação mais técnica, lendas são histórias fantasiosas em geral transmitidas oralmente de geração para geração.
Lendas e mitos da Amazônia
A Amazônia é origem de muito mistério para todos nós. Afinal, a ideia de uma floresta sem fim, com inúmeros seres, animais, plantas e comunidades sobre as quais não temos muitas informações, faz com que tenhamos sempre essa relação de interesse.
A importância das lendas para a nossa cultura
Tem gente que acha que as lendas são só histórias contadas, que passam de geração para geração. Mas, além da função de entreter, as lendas são fundamentais para a educação dos povos.
Lendas do Folclore da Amazônia
As lendas fazem parte daquilo que podemos considerar conhecimento e cultura popular. E isso tem um nome: folclore, uma palavra que tem origem inglesa e faz parte do nosso vocabulário há muito tempo.
8 lendas amazônicas para você conhecer
Se você não conhece ou precisa de um empurrãozinho para lembrar, aqui vão oito lendas muito importantes que os povos da Amazônia criaram e disseminaram para demonstrar a compreensão que eles têm do mundo, da natureza e daquilo que os cercam.
Que lendas da Amazônia existem até hoje?
Muitas das lendas que contamos aqui ainda fazem parte do dia a dia de inúmeras comunidades na Amazônia. Mas ainda há mais: a lenda do Boto, por exemplo, faz parte do imaginário e das conversas à beira do rio em diversos lugares.
Boto
Talvez essa seja uma das lendas mais famosas, não só da amazônia, mas do Brasil. Segundo a lenda, o boto é um rapaz bonito, elegante e que usa um chapéu cobrindo parte do rosto. De noite, o boto saí do rio, assumindo sua forma de homem, e indo para festas.
Amazonas
O mito se trata das Icamiabas, que significam “mulheres sem marido”. As Amazonas, segundo a lenda, viviam no interior da região do Rio Nhamundá, em sua tribo só existiam mulheres guerreiras, sem nenhum homem.
Monte Roraima
A lenda diz que antigamente, na região do Monte Roraima existiam terras baixas e alagadiças, onde as tribos da região disputavam a região. Entretanto, um dia nasceu um pé de bananeira no local. Os anciões avisaram os demais da tribo que não se deveria comer os frutos da árvore, pois se tratava de um lugar sagrado.
Matinta Pereira
O folclore se trata de uma mulher que aparece de noite na mata, e que aqueles que lá estão ouvem seu assobio. Matinta Pereira tem um ponto fraco por mascar tabaco.
Caipora
O caipora é um índio protetor dos animais. Portanto, sua atividade na mata é afastar os animais dos caçadores. O caipora veste apenas uma tanga, e vive montado em um corpo, correndo pela floresta. Além disso, o índio é apaixonado por cachaça e fumo.
Saci
Outra lenda bastante famosa é a do Saci-Pererê. O saci é um menino negro, com uma perna só, que anda pulando. Além disso, o menino usa um gorro vermelho em sua cabeça, e fuma um cachimbo.
Macunaíma
Sendo a lenda, macunaíma é um índio fruto do amor entre o sol e a lua. O mito diz que os dois astros se apaixonavam, porém nunca se encontravam, e que uma montanha em Roraima era testemunha desse amor.
1. RESUMO
Esta pesquisa de cunho bibliográfico intitulada LITERATURA AMAZÔNICA SEUS MITOS E SUAS LENDAS, que tem por objetivo Identificar e mostrar as características dos mitos e lendas amazônicos na formação da literatura regional e sua importância para a construção da produção oral e escrita no âmbito escolar.
2. INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem por objetivo principal identificar e apresentar as características dos mitos e lendas amazônicos na produção literária regional, valorizando como identidade local e sua aplicabilidade no ambiente escolar como incentivo à produção oral e escrita.
3. LITERATURA
A Literatura originou-se do latim, o significado da palavra é base da escrita onde se registra sua existência.
4. LENDAS AMAZÔNICAS
O curupira é considerado um ser mitológico presente nas florestas amazônicas. Segundo relatos e crenças populares, ele possui os calcanhares voltados para frente e os dedos dos pés para trás. Sendo mito difundido no Brasil, suas características variam bastante. Em algumas versões das histórias, o Curupira possui pelos vermelhos e dentes verdes.
5. LENDAS DE RONDÔNIA
Observando a literatura regional amazônica, as lendas e mitos de Rondônia presentes no amplo espaço geográfico da região norte, algumas lendas termos em comum juntamente com os outros estados da região. Partindo do pressuposto de estudos de autores regionais como Rosangela C. Lima e Simei Santos, organizadora do livro imaginário amazônico, J.
6. CONCLUSÕES
A cultura amazônica está depende das práticas sociais vivenciadas no cotidiano da população, pela pluralidade étnica-racial, com a crença específica de cada localidade, oriunda da miscigenação europeia, africana e indígena, através da composição de diferentes povoados e da expansão migratória de trabalhadores advinda de diferentes regiões do Brasil.