A lenda do açai imagens

image


O que A lenda do açaí explica?

A lenda do açaí é uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil. Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado. Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos.


Qual é a história do açaí?

Seu nome vem de uma palavra do tupi que significa “fruta que chora”. Pessoas com pouca imaginação dizem que é por causa do suco que a fruta produz, mas a lenda diz que é porque, muito antes de o açaí aparecer em mais de 3 milhões de hashtags no Instagram, a fruta nasceu em lágrimas.


Qual foi a decisão cruel do cacique itaki?

Foi aí que o cacique da tribo, chamado de Itaki tomou uma decisão muito cruel. Ele resolveu que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento de índios da sua tribo.


Como o açaí foi descoberto?

Itaki então mandou que apanhassem os frutos, deles foi obtido um suco avermelhado que batizou de AÇAÍ, em homenagem a sua filha (Iaçã invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu sua ordem de sacrificar as crianças.


Como o açaí conquistou o mundo?

Em 2000, uma dupla de surfistas americanos que visitava o Brasil ficou particularmente interessada na frutinha roxa. Eles começaram a levar a polpa congelada para os Estados Unidos e vendê-la nas praias de Los Angeles. Foi a primeira incursão internacional do açaí.


Por que o açaí é tão caro?

O litro pode ser encontrado por até R$ 25. De acordo com o doutor João Freitas, especialista em sistemas agroflorestais e no cultivo do açaí, um dos motivos do alto preço do produto é a falta do apanhador, o homem que faz a coleta do fruto no açaizeiro. “Outro ponto importante é o período de chuva.


Quem inventou o açaí gelado?

Catarina de MédiciAs receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa.


Tem açaí fora do Brasil?

Além dos Estados Unidos e Japão, o açaí também conseguiu encantar os australianos e europeus. De acordo com a reportagem de 2019, do portal G1, a Austrália, seguida da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Portugal, compõem a lista dos 10 países que mais recebem as exportações do nosso açaí no mundo.


Quando popularizou o açaí?

De maio de 2000 – quando começaram a vender o açaí Sambazon nos Estados Unidos – ao fim daquele mesmo ano, os quatro garotos venderam US$ 134 mil. E assim o açaí continuou a ser popularizado em todo o mundo.


Qual é o verdadeiro açaí?

“O açaí que a maioria está acostumada a comer, por desconhecimento ou por falta de acesso, é colhido, dali vai para usinas de beneficiamento para ser pasteurizado. Quando isso é feito, a cor dele muda. Ele não tem mais aquele escuro brilhoso, e ganha uns tons cinzentos.”


Qual é a terra do açaí?

O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentra no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.


O que significa açaí na língua indígena?

AÇAÍ – Do tupi ia-cai, fruta que chora. 1. Fruto do açaizeiro, palmeira típica do Pará e Amazonas, que se disseminou por toda a região, alcançando o Maranhão e as Guianas.


Tem açaí fora do Brasil?

Além dos Estados Unidos e Japão, o açaí também conseguiu encantar os australianos e europeus. De acordo com a reportagem de 2019, do portal G1, a Austrália, seguida da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Portugal, compõem a lista dos 10 países que mais recebem as exportações do nosso açaí no mundo.


A lenda do Açaí

De acordo com a lenda do açaí, há muito tempo atrás, existia uma tribo indígena localizada no coração da Floresta Amazônica. No entanto, com o passar do tempo, a população da tribo cresceu muito, resultando em uma escassez de comida sem precedentes.


A lenda do açaí: origem da fruta

Em uma noite de lua cheia, o deus Tupã com pena do sofrimento de Iaçã, resolveu atender ao seu pedido. Dessa forma, enquanto chorava Iaçã ouviu um choro de criança do lado de fora da oca. Ao sair, Iaçã ficou surpresa, pois viu sua filhinha sentada ao lado de uma alta palmeira sorrindo para ela.


Curiosidade sobre o açaí

A lenda do açaí é muito popular na Região Norte do Brasil, onde o fruto é muito popular, usado na preparação de pratos no dia a dia. Dessa forma, existem algumas curiosidades a respeito do açaí, tais como:


1 – Churel

Essa figura assustadora pertence ao folclore indiano, e suas histórias são contadas principalmente no norte do país. Um dos principais itens que identificam a presença da temida Churel é o seu grito ensurdecedor. Conta a lenda que ela foi uma mulher grávida que morreu e acabou dando à luz sob os sete palmos de seu túmulo.


2 – Phi Tai Hong

Quando esse nome é dito na Tailândia, todo mundo já sabe do que se trata: Phi Tai Hong pode ser qualquer pessoa que tenha morrido de forma violenta ou enterrada sem passar pelos rituais corretos. Essas pessoas tendem a virar terríveis fantasmas que voltam para assombrar a vida na Terra.


3 – A Dama Verde

Tanto a Inglaterra quanto a Escócia conhecem bem a fama da Dama Verde, uma criatura completamente bizarra que é metade mulher, metade cabra, com sua pele em tons de verde e cinza e cabelos louros e compridos a ponto de quase esconder sua parte cabra. A Dama é capaz de mudar de formas quantas vezes quiser, por isso é considerada muito traiçoeira.


4 – Saiona

Quando você for à Venezuela, tome cuidado, pois é lá que vive esse fantasma assustador. Saiona foi uma mulher extremamente bonita chamada Melissa, que se casou com um bom marido e teve um filho com ele.


5 – Banshee

Banshee é o nome de um espírito muito temido na Irlanda, conhecido também como “mulher das colinas”. Quando se ouve seu choro é porque alguém está prestes a morrer.


6 – Siguanaba

Em El Salvador a lenda da Siguanaba ainda deixa muita gente assustada. Tudo começou quando Siguanaba se apaixonou pelo filho do deus asteca Tlaloc. Acontece que a moça não era muito “flor que se cheire” e tinha, inclusive, o costume de abandonar o próprio filho pequeno para se encontrar com seu amante.


7 – Carl Pruitt

Em junho de 1938 o norte-americano Carl Pruitt descobriu que sua mulher estava tendo uma relação extraconjugal. Como? Encontrando-a com o amante em sua própria cama. Completamente furioso, ele estrangulou a mulher com a ajuda de uma corrente. O amante acabou fugindo. Depois de perceber o que havia feito, ficou mais desesperado ainda e se matou.


2. A girafa e o rinoceronte

A girafa tinha um pescoço normal e era da altura da maioria dos animais, até que um dia começou uma seca terrível na terra e era quase impossível achar água e alimento no chão.


5. Quando o leão sabia voar

Muito tempo atrás, o leão tinha asas, o que fazia com que nada escapasse dele. Depois de comer sua caça, ele guardava os ossos em seu covil e mandava que os corvos vigiassem para que ninguém quebrasse os ossos.


8. Yemojá

Yemojá, filha do Deus do Oceano, era uma mulher grande, com curvas como as ondas. Ela era casada com Olofin-Oduduá em Ifé. Cansada de morar em Ifé, fugiu para o oeste e chegou em Abeokutá.

image

Leave a Comment