A lenda do açai leitura e produção textual atividade

image


O que A lenda do açaí explica?

A lenda do açaí é uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil. Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado. Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos.


Qual foi a solução proposta pelo cacique itaki?

Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional de sua tribo. Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçã, deu à luz uma bonita menina, que também teve de ser sacrificada.


Como foi descoberto o açaí?

No dia seguinte, Iaçã foi encontrada morta na base da palmeira. Seus olhos, abertos, fitavam o topo da árvore, na direção de pequenos frutos que balançavam nos galhos. A tribo passou a se sustentar com um suco roxo feito a partir da fruta e aboliu a política de sacrifício. Açaí, veja bem, é Iaçã ao contrário.


Qual é a origem do açaí?

O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica.


Por que o açaí é tão caro?

O litro pode ser encontrado por até R$ 25. De acordo com o doutor João Freitas, especialista em sistemas agroflorestais e no cultivo do açaí, um dos motivos do alto preço do produto é a falta do apanhador, o homem que faz a coleta do fruto no açaizeiro. “Outro ponto importante é o período de chuva.


Tem açaí fora do Brasil?

Além dos Estados Unidos e Japão, o açaí também conseguiu encantar os australianos e europeus. De acordo com a reportagem de 2019, do portal G1, a Austrália, seguida da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Portugal, compõem a lista dos 10 países que mais recebem as exportações do nosso açaí no mundo.


Tem açaí nos Estados Unidos?

Estados Unidos é o principal destino de exportação de açaí do Pará No top 10 dos países que mais receberam açaí em 2018, os Estados Unidos estão na liderança e são responsáveis por quase 40% do consumo total, com mais de mil toneladas, algo em torno de US$ 2,7 milhões.


Qual é a região do açaí?

Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.


Qual é a terra do açaí?

O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentra no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.


Quais são as frutas de origem brasileira?

Conheça as frutas brasileirasBiribá Crédito: Reprodução da internet. … Feijoa. Também conhecida como goiaba-serrana, a feijoa é uma fruta típica do sul do Brasil e muito parecida com a goiaba, embora haja diferenças consideráveis. … Graviola. … Jatobá … Juá … Camu-camu. … Cambuci. … Cupuaçu.More items…•


Origem das Lendas

No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci Pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros. A lenda do lobisomem é conhecida e reproduzida mundialmente.


Fábulas

A fábula é uma narração em verso, cujos personagens são animais dotados de qualidades humanas. As mais célebres fábulas são as de Esopo, La Fontaine e Florian.


Lendas Folclóricas Populares

A lenda do boitatá foi criada pelo padre José de Anchieta, onde descreveu o boitatá como uma gigantesca cobre de fogo ondulada, com olhos que parecem dois faróis, couro transparente, que cintila nas noites em que aparece deslizando nas campinas e na beira dos rios


Atividade para EJA de alfabetização

Em muitas cidades do país o maior índice de turmas do EJA é para os anos inicias. As séries do Ensino Fundamental ciclo I, do 1° ao 5 ano. Para esses casos, muitos alunos vêm sem nenhuma noção de escrita e leitura e precisam contar com atividade para EJA de alfabetização.


Atividades para EJA de ortografia

Independente da série, muitas pessoas têm dificuldade em lidar com as regras para escrita. As atividades para EJA de ortografia podem ajudar nessa situação.


Atividades para EJA com leitura e interpretação de texto

Outra situação que se mostra uma dificuldade muito grande dos brasileiros é a interpretação de texto. A interpretação é válida para problemas matemáticos, textos históricos e literatura em geral.

image

Leave a Comment