A lente do açai

Quais são as lentes divergentes?

São divergentes as lentes de bordos grossos. Lentes divergentes de bordos grossos ou espessos. Bicôncava, plano-côncava e convexo-côncava. As lentes divergentes são indicadas para correção da Miopia. Se o índice de refração do meio da lente é menor que o do meio externo, as lentes antes divergentes se tornam convergentes, e vive-versa.

Quais são as lentes convergentes?

As lentes convergentes são indicadas para correção da Hipermetropia e da Presbiopia. São divergentes as lentes de bordos grossos. Lentes divergentes de bordos grossos ou espessos.

Qual a diferença entre Ai e Ai?

As duas palavras existem e estão corretas. Apresentam, contudo, significados e pronúncias diferentes. Ai, sem acentuação gráfica, é um monossílabo formado por um ditongo.


Foco imagem (Fi)

É o ponto de encontro dos raios de luz (lente convergente), ou de seus prolongamentos (lente divergente), após o feixe incidir paralelo ao eixo principal, e emergir ao passar por ela, como na imagem acima.


Foco objeto (Fo)

É um ponto sobre o eixo principal, simétrico ao foco imagem Fi. Estes pontos estão situados de lados opostos da lente, e a mesma distância do centro óptico.


Pontos anti-principais

São pontos no eixo principal que distam duas vezes a distância focal f, do centro óptico. São os pontos anti-principais objeto (Ao) e anti-principais imagem (Ai).

Leave a Comment