A maior barca de açaí que existe

image

Quais foram as barcas mais danificadas em 1959?

As barcas “Nichtheroy”, “Sétima” e “Gragoatá” foram bastante danificadas na ocasião. Em 1959, houve a maior de todas as revoltas populares contra as barcas.

Qual é a origem do termo Barca?

“Barca” é um termo originário da língua egípcia, através do grego bâris, do termo latino baris, que gerou o diminutivo barica, que gerou o termo do latim vulgar barca. ↑ a b c FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição.

Que tal conhecer a Barca d’Alva?

No quadro idílico que a região do Douro representa, tamanha a beleza natural que encerra, há um tesouro escondido que vale a pena conhecer: Barca d’Alva. Esta aldeia está inserida no célebre e belíssimo Parque Natural do Douro Internacional e determina o limite do Douro em território português. Afinal, dali já se avista Espanha.

Como surgiu o serviço de barcas?

Em 1977, como parte do processo de fusão entre os Estados do Rio de Janeiro e a antiga Guanabara, o Governo Federal transferiu o serviço de barcas para a esfera estadual. A STBG passou a se chamar “Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro” (CONERJ).

image


História do serviço

Há milênios, as águas do litoral fluminense já eram singradas pelas canoas indígenas. Desde o século XVII, pequenas embarcações a remo ou a vela, chamadas de faluas, navegavam o interior da Baía da Guanabara fazendo o transporte de víveres e de pessoas entre os povoados localizados no interior da mesma.


CPI das Barcas

Em fins de 2008, antes de o grupo CCR assumir o controle acionário da concessionária Barcas S/A, quando adquiriu 80% das ações da empresa, foi instaurada, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, uma comissão parlamentar de inquérito (CPI).


¿Qué es una barca y para qué sirve?

Una barca es una embarcación chata abierta por ambos extremos que en los ríos demasiado anchos y profundos sirve para el transporte de personas, ganados, carruajes o mercancías. También puede utilizarse para pescar. Normalmente está construida en madera .


¿Qué es una barca chata?

Barca chata. Pequeño bote cuya quilla es plana y sirve para pasar riachuelos, canales, etc. También se usan esta clase de barcas en la construcción de puentes volantes.


O que é a Classificação AAA – Notação de Rating

No âmbito da notação de rating, a classificação AAA corresponde à qualidade máxima atribuída a títulos mobiliários emitidos por empresas e outras instituições e até mesmo aos títulos de dívida emitidos pelos países (a chamada dívida soberana).


Interpretação da Classificação AAA

Quando um determinado título emitido por uma instituição obtém um rating AAA, o mercado tem tendência a exigir um prémio de risco inferior, pois sente-se mais seguro relativamente a esse título, levando a uma maior procura do título e à prática de taxas de juro inferiores (no caso de títulos de dívida como as obrigações) ou a preços superiores (no caso de títulos representativos de capital como a ações).

image


Etimologia

Image
O nome “Tietê” foi registrado pela primeira vez no ano de 1748 no mapa Danvile.[7] O hidrônimo é de origem tupi e significa “água verdadeira”, com a junção dos termos ti (“água”) e etê (“verdadeiro, grande, fundo, que corre para baixo”).[6][8][9]

See more on pt.wikipedia.org


Hidrografia

  • Nascente
    As nascentes ficam no Parque Nascentes do Rio Tietê, situado no município de Salesópolis. São cerca de 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo as diversas nascentes que formam o rio. O parque localiza-se no bairro da Pedra Rajada, a dezessete quilô…
  • Trechos
    Considera-se o Tietê dividido em quatro trechos: 1. Alto Tietê – começa nas nascentes do rio, em Salesópolis, e vai até a cidade de Pirapora de Bom Jesus. Tem aproximadamente 250 km de extensão e 350 metros de desnível. O Alto Tietê percorre uma região de grande aglomeração po…

See more on pt.wikipedia.org


Impacto socioeconômico

  • O Tietê cruza a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1 136 quilômetros ao longo de todo o interior do estado, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul. No município de São Paulo, é margeado pela Marginal Tietê, que é o principal eixo viário da cidade: estima-se que 2 000 000 de veículos passem pela via diariamente, segundo a C…

See more on pt.wikipedia.org


Degradação Ambiental

  • Embora seja um dos rios mais importantes economicamente para o estado de São Paulo e para o Brasil, o rio Tietê ficou mais conhecido pelos seus problemas ambientais, especialmente no trecho em que banha a cidade de São Paulo. Não faz muito tempo que o rio Tietê se tornou poluído. Ainda na década de 1960, o rio tinha até peixes no seu trecho da capital. Porém, a degr…

See more on pt.wikipedia.org


Cultura Popular

  • O rio Tietê é frequentemente retratado na cultura e nas artes, como símbolo da degradação na qualidade de vida dos habitantes de São Paulo. Nas artes, algumas das mais famosas personagens ligadas ao rio Tietê estão na série “Piratas do Tietê”, da cartunista Laerte. Nessa série, piratas sanguinários navegam pelo rio Tietê, provocando caos na cidade. Entre os person…

See more on pt.wikipedia.org


Ver também


Ligações Externas

Leave a Comment