A mordomia da açao social da igreja sinópse

image

Full
Answer


O que é mordomia na Igreja?

A mordomia na Igreja não se limita a uma responsabilidade física ou material. O Presidente Spencer W. Kimball ensinou: “Temos mordomia sobre o corpo, a mente, nossa família e nossas propriedades (…). O mordomo fiel é aquele que exerce domínio justo, que zela pelos seus e que cuida dos pobres e necessitados”.


Qual é a função social da Igreja?

A partir da sua fundação, a igreja é vista como um local de auxílio material aos seus membros mais necessitados. O apóstolo Tiago, no capítulo 1.27, exorta para que a igreja olhe, vele, assista às pessoas que estão carentes de assistência social, de ajuda, como os órfãos e as viúvas em suas necessidades.


Como era a organização da Igreja primitiva?

A Igreja primitiva Neste período a Igreja estava engajada em diversas discussões acerca dos conceitos cristãos. Inicialmente cinco cidades surgiram como importantes centros da igreja: Roma, Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Constantinopla.


Quais os princípios da Igreja primitiva?

Seu culto era espiritual e interno. Quando se opunham de pé e oravam de olhos fechados, suas orações não eram dirigidas a nenhum objeto visível. Para as autoridades romanas, acostumadas às manifestações materiais simbólica de seu deus, isto nada mais era do que ateísmo.


Qual é a influência da Igreja na sociedade?

A Igreja incentivou os cuidados médicos e serviços de bem-estar, e teve influência em termos econômicos. Foi inspiração para a cultura e filosofia, e elemento influente na política e religião. Engenharia e matemática avançaram e isto refletiu-se através da transformação da arquitetura na Idade Média.


O que é ministério de ação social?

O Ministério de Ação Social da Segunda Igreja Batista do Rio de Janeiro busca promover e cuidar de programas de apoio social que resultam em ações concretas de auxílio aos membros da igreja e a comunidade local.


Como foi a expansão da igreja primitiva?

O cristianismo primitivo (até o Primeiro Concílio de Niceia em 325) se espalhou do Mediterrâneo Oriental por todo o Império Romano e além. Originalmente, essa progressão estava intimamente ligada aos centros judaicos já estabelecidos na Terra Santa e na diáspora judaica.


Quanto diaconato como ministério na igreja primitiva?

Os Sete Diáconos foram líderes eleitos pela igreja antiga para pregar para as pessoas de Jerusalém.


Quem eram os presbíteros da igreja primitiva?

No cristianismo primitivo havia a figura do presbítero (grego, πρεσβυτερος, presbyteros), que era originalmente um dirigente de uma igreja congregação local, e o termo episcopos grego: ἐπίσκοπος, supervisor, de onde veio o termo português bispo) era usado intercambiamente até os meados do século II, quando surgiu a …


O que a igreja primitiva pregava?

Os cristãos acreditam que Paulo, embora não tenha conhecido Jesus como ocorreu com os outros apóstolos, tenha sido inspirado pelo Espírito Santo para redigir as informações que constam nos livros da bíblia que ele escreveu. Os cristãos reuniam-se para adorar a Deus, mesmo em meio a perseguições.


Qual foi a primeira igreja a ser fundada no mundo?

Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.


Qual foi a primeira igreja evangélica do mundo?

A primeira Igreja Protestante do Brasil: Igreja Reformada Potiguara (1625-1692) | Editora Mackenzie.


A Mordomia da Igreja Local

O cristão deve valorizar a igreja local como ambiente de adoração, comunhão e serviço ao Reino de Deus. Deus nos confiou a mordomia dos bens materiais e espirituais.


Texto Bíblia

V, 31 – Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.


Os efeitos da Bíblia em Nossa Vida

Quanto mais lermos a Bíblia, mais sábios nos tornaremos. Ela orienta-nos em todos os nossos caminhos; consola-nos quando nenhum consolo humano é possível; mostra-nos a estrada do Calvário e leva-nos ao lar celestial.


A Mordomia da Igreja Local e o Serviço

Diakonia (‘Serviço’, ‘ministério’). São os esforços no serviço a Cristo que continuam o ministério encarnacional que realizou e que nos ajuda a realizar.


A Mordomia da Igreja Local na implantação de Igrejas como Campo Missionário

O mesmo princípio usado para se iniciar congregações em nossos bairros, ou cidades vizinhas, serve para se plantar igrejas locais no campo missionário. Hoje vamos estudar as estratégias usadas pelo apóstolo Paulo.


A Mordomia da Igreja Local e a Responsabilidade Social

O serviço social e a evangelização fazem parte da missão integral da Igreja — somos chamados à evangelização pessoal, mas também ao serviço social, pois Jesus andava por toda parte “… pregando e anunciando o evangelho” e “andava fazendo o bem” (Lc 8.1; At 10.38).


Conclusão

O evangelho integral, no entanto, não se limita apenas ao atendimento espiritual da pessoa, mas implica em atendê-la em suas necessidades gerais — psicológica, econômica, educacional, física e espiritual (Tg 1.27; 2.1-17).


1. A mordomia e a valorização da Palavra de Deus

No Salmo 119, que é um hino à Palavra de Deus, o salmista dizia: “A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes” ( Sl 119.130, NVI).


2. A mordomia na evangelização e discipulado

Um renomado evangelista e professor pentecostal do século passado, Donald Gee, alertava sobre a necessidade de um discipulado sério acompanhando a missão evangelizadora da igreja: “o evangelismo descuidado evangeliza e abandona, não ensina: não apresenta nenhuma preocupação pelo crescimento espiritual das almas que trouxe ao novo nascimento.


3. A mordomia no uso dos dons espirituais

Dons espirituais ou carismas são dotações espirituais e sobrenaturais que a Igreja recebeu de Deus para adoração e serviço. Em Marcos 16.17-18, Romanos 12.6-8 e em 1Coríntios 12.8-10 podem ser encontrados exemplos dos muitos dons espirituais disponibilizados aos servos e servas do Senhor.

image

Leave a Comment