A nova administração publica em açao download

image

Quais são os objetivos da administração pública?

A eficiência e o foco no resultado passam a ser o objetivo principal da administração pública no desempenho de suas funções. A proposta proíbe que sejam editadas normas que criem reservas de mercado a favor de empresas privadas, empresas públicas ou sociedade de economia mista.

Quais as situações de gerenciamento necessárias à administração pública?

Afirmativa II – Uma das situações de gerenciamento necessárias à administração pública é a de aprimoramento na prestação de serviços públicos. Afirmativa III – O patrimônio público deve ser bem gerenciado e cuidado por parte da administração pública.

Quais são os conceitos e aspectos legais relacionados à administração geral e pública?

(Cespe) Acerca de conceitos e aspectos legais relacionados à administração geral e pública, julgue o item a seguir. As teorias neoclássicas estabelecem como etapas do processo administrativo das organizações a previsão, o planejamento, o comando, a direção e o controle.

Quais são os princípios da administração pública?

O objetivo é colocar o cidadão como centro de toda a atuação administrativa. Assim, passam a figurar como princípios da administração pública a imparcialidade, a transparência, a inovação, a proporcionalidade, a responsabilidade, a subsidiariedade, a unidade, a coordenação e a boa governança.

image


Quais são os princípios da nova gestão pública?

Segundo Pacheco (2008), os princípios norteadores da Nova Gestão Pública são: 1) governança democrática; 2) orientação para resultados; 3) atitude e ambiente empreendedores; 4) descentralização de serviços; 5) valorização da gestão de pessoas; 6) articulação de recursos públicos e privados; e 7) responsabilização e …


O que é a administração pública PDF?

No aspecto objetivo (funcional), administração pública consiste na própria atividade administrativa, exercida pelo Estado por seus órgãos e agentes, ou seja, é o ato pelo qual o Estado produz serviços, bens e utilidades, tendo como destinatário final a sociedade.


Qual ano surgiu o movimento da nova administração pública?

A Nova Administração Pública A expressão costuma ser utilizada para descrever iniciativas de reforma administrativa ocorridas a partir dos anos 80, as quais tendiam a valorizar o mercado e seus mecanismos econômicos de regulação e que se espalharam rapidamente pelo mundo. Rezende (2005, p.


O que pretende buscar a plataforma básica da nova gestão pública?

De forma geral, a Nova Gestão Pública pode ser definida como um programa de reforma do setor público com base em instrumentos da gestão empresarial, que visa a melhorar a eficiência e eficácia dos serviços públicos nas burocracias modernas.


Qual é o conceito de administração pública?

A administração pública, por seu turno, “pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para a consecução dos interesses coletivos e subjetivamente como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.”


O que é noções de administração pública?

É a parte do direito que descreve o conjunto de agentes, serviços e órgãos do Estado que têm como objetivo fazer a gestão de certas áreas da sociedade, como educação, saúde e cultura. Desse modo, sua principal finalidade é agir de acordo com o interesse público, atendendo suas necessidades.


Quando começou a gestão pública no Brasil?

Um exemplo claro foi a criação do DASP – Departamento Administrativo do Serviço Público, em 1936, que introduziu os ensinamentos burocráticos na gestão pública brasileira. Os princípios da burocracia são fortemente identificáveis na Constituição Federal e no atual sistema de direito administrativo do país.


Como surgiu a administração moderna?

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do séculos XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.


Quem era os natos da administração?

Os prelados católicos, (Prelado é a autoridade eclesiástica que, na Igreja Católica, tem o encargo de governar ou dirigir uma Prelatura ou Prelazia. É o ordinário da Prelatura, designam-se, além do Romano Pontífice, os Bispos diocesanos e os outros), já na Idade Média, destacando-se como administradores natos.


Quais são as características da nova gestão pública?

O exame das características da “Nova Gestão Pública” permite conceituá-la como uma teoria de Administração Pública que adota um enfoque empresarial para a gestão, dando ênfase à redução de custos, à eficácia e à eficiência dos aparelhos de Estado e propondo a clientelização dos cidadãos.


Quais são as principais características da nova gestão?

Transição de uma gestão isolada para uma gestão cocriativa, que observa os desafios enfrentados por outras entidades para compreender e trocar aprendizados; Transição de rígida para experimental, entendendo que há espaço para testar, errar e aprender.


O que diz a nova gestão pública?

A Nova Gestão Pública busca, com responsabilização e transparência, busca uma maior eficácia no campo da Administração Pública. É um modelo que trata de simplificação da tomada de decisão, atacando a principal justificativa de ineficiência para a maioria dos líderes governamentais, a burocracia exacerbada.

Leave a Comment