A palavra indica açao incerta no presente

Qual é o presente do indicativo?

Presente do indicativo. Flávia Neves. Professora de Português. O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos.

Qual é o significado de presente?

Presente é sinônimo de: evidente, lembrança, recordação, agradecimento Presente é o contrário de: esquecido, passado, duvidoso, ausente, futuro, obscuro, incerto O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente.

Qual a diferença entre indicativo e imperativo?

O modo indicativo é um dos modos existentes na língua portuguesa, além do modo subjuntivo e modo imperativo. O indicativo se diferencia dos demais por apresentar ações verbais tidas como reais ou verossímeis no fato que se enuncia.


O que o verbo no presente indica?

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura.


Que tipo de ação indica o tempo presente?

O presente do indicativo exprime uma ação na atualidade.


O que indica o modo imperativo?

O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.


Quando o verbo está no imperativo?

No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.


O que é a ação do tempo?

“As ações do tempo relata um pouco das emoções que sentimos sobre os momentos do agora, sobre as emoções do passado, sobre as ansiedades do futuro, sobre a realidade do presente.”


Quais são os verbos que indicam tempo passado?

Tempo PretéritoPretérito imperfeito (fato inacabado no passado)Pretérito perfeito (fato concluído no passado)escrevia escrevias escrevia escrevíamos escrevíeis escreviamescrevi escreveste escreveu escrevemos escrevestes escreveram


Quais são os verbos no imperativo?

O modo imperativo é um modo verbal utilizado para exprimir uma atitude de ordem, conselho, convite ou solicitação. Os outros modos verbais são: indicativo e subjuntivo….Verbo Amar.Imperativo afirmativoPresente do Subjuntivo–(Que eu) ameama tu(Que tu) amesame ele(Que ele) ameamemos nós(Que nós) amemos2 more rows


O que e verbo no imperativo exemplos?

Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Vejamos alguns exemplos de verbos no modo imperativo para ficar mais claro o conceito deste modo verbal. Exemplos: Vamos, corram!


Como faz o imperativo?

O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica. No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação.


Qual frase está no imperativo?

Exemplos de frases no modo imperativo Arrume essa confusão, por favor. Não espere por mim. Não mexam aí! Continuemos com o nosso trabalho.


Como saber se a frase está no imperativo?

Frase imperativa é uma palavra ou grupo de palavras que expressa: ordem, sugestão, pedido, conselho. Nesse tipo de frase, o verbo sempre está no modo imperativo. Esse tipo de frase pede para alguém fazer alguma coisa. Nós podemos encontrar frases imperativas: afirmativas e negativas.


O que e um exemplo de gerúndio?

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.


Significado de Presente

adjetivo Que está em ou faz parte de um evento (circunstância ou situação). Que pode ser visto em determinado local. Que auxilia ou orienta alguém: sempre teve os avós presentes. Que ocorre no exato momento em que se fala ou pode acontecer a partir deste; atual. [Figurado] Que pode ser comprovado ou demonstrado; evidente: qualidades presentes.


Definição de Presente

Classe gramatical: adjetivo de dois gêneros e substantivo masculino
Flexão do verbo presentar na: 1ª pessoa do singular do presente do subjuntivo, 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo, 3ª pessoa do singular do imperativo afirmativo, 3ª pessoa do singular do imperativo negativo
Separação silábica: pre-sen-te
Plural: presentes


O que é modo indicativo?

O modo indicativo é um dos modos verbais de conjugação. É usado para enunciar ações verbais tidas como reais ou verossímeis pelo falante, representando algo que aconteceu, que acontece ou que acontecerá. Veja a diferença entre os modos indicativo, subjuntivo e imperativo:


Tempos verbais simples

O tempo verbal simples conta apenas com a conjugação do próprio verbo, sem ter outro verbo como auxiliar. Os seis tempos do modo indicativo podem ocorrer no tempo verbal simples. Para ilustrá-los, conjugaremos o verbo “cantar”.


Tempos verbais compostos

O tempo verbal composto apresenta um verbo auxiliar (“ter” ou “haver”) e um verbo principal. O verbo auxiliar é conjugado de acordo com o tempo verbal, enquanto o verbo principal fica no particípio, o que forma uma locução verbal:

Leave a Comment