A palmeira açai


Qual é a palmeira que produz o açaí?

Euterpe oleraceaAçaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.


Qual é a função da palmeira açaí?

A palmeira pode ser utilizada para a extração do palmito, além da produção de frutos utilizados na fabricação do “vinho do açaí”, que é um dos principais alimentos das populações ribeirinhas.


Como é a Árvore do açaí?

Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.


Qual é o nome da Árvore do açaí?

Euterpe oleraceaO açaí (nome científico: Euterpe oleracea) é uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto bacáceo de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas.


Quais os benefícios do açaí Pará a saúde?

10 benefícios do açaí para a saúde: veja como consumir e se…Combate o envelhecimento. … Melhora o funcionamento dos intestinos. … Derruba o colesterol. … Protege o coração e melhora a circulação. … Fornece energia. … Fortalece o sistema imune e previne infecções. … Previne doenças degenerativas, como o Alzheimer.More items…•


Qual é a importância do açaí?

O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e vitaminas C, B1 e B2. Conhecido também por ser o segundo maior antioxidante existente, o açaí possui boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.


Como é a raiz do pé de açaí?

Raízes do açaizeiro. As raízes são fasciculadas, densas e superficiais, providas de lenticelas e aerênquimas, que apresentam 1 cm de diâmetro e coloração avermelhada, sendo encontradas nos primeiros 30 cm a 40 cm do solo, formando um agregado na base do estipe.


Qual é a planta do açaí?

Euterpe oleracea MartO açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma planta nativa da Amazônia brasileira, sendo o Pará seu principal centro de dispersão natural.


Quanto tempo leva Pará produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare. no caso do açaí-de-touceira, manejo de perfilhos/touceira: para produção de frutos = 4 ou 5; para palmito = 8 estipes.


Qual a diferença entre palmeira juçara e açaí?

“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.


Como é a árvore de guaraná?

A árvore pode chegar a 10 m de altura, tem flores grandes, brancas e cheirosas. Sua propriedade estimulante é apreciada pelos índios brasileiros muito antes da chegada dos portugueses. Em razão dessa propriedade, a ingestão do guaraná aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga.


Como é a árvore do cupuaçu?

A árvore do cupuaçu pode atingir até 15 m de altura e entre 6 a 8 m de diâmetro da copa. É uma espécie de crescimento tricômica, lançando um ramo que se divide em três, que crescem em paralelo ao solo, ao que um broto surgido da axila de um desses galhos retoma o crescimento vertical e assim sucessivamente.


Progressive Wellness

We built AïA’s house to promote a philosophy based on holistic principles that still includes the best things in life. A place to eat delicious food, have a great drink, dance until your heart is full, and enjoy life completely.


Sustainability & Design Intention

Our Rituals of Sound offer more than deep beats to nourish the heart. They’re a way to share and release energy by dancing the night away at our beach club.

Leave a Comment