A palmeira do açaí está em extinção


Quais seriam as soluções possíveis para conservar a palmeira juçara?

A extração e comercialização do fruto da Juçara é uma das principais medidas para salvar essa espécie da extinção e amenizar os inúmeros malefícios causados á natureza com a extração do Palmito.


Qual das palmeiras se encontra sob risco de extinção?

A população declina e pode até se extinguir localmente. É por todos esses motivos que a palmeira juçara está incluída na Lista Vermelha das espécies da flora do Brasil sob risco de extinção, elaborada pelo Centro Nacional de Conservação da Flora.


Quanto tempo leva para crescer um pé de palmito?

120 diasA germinação ocorre de 90 a 120 dias. A muda deve permanecer no tubete por cerca de 12 meses, tempo necessário para formação e desenvolvimento de raiz. Após esse período, pode-se considerar apta para ir à campo. As sementes de pupunha não aguentam secagem e são muito sensíveis a temperaturas frias.


Que parte da planta e o palmito?

O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica. Ele é extraído no interior da extremidade superior do estipe (caule) de algumas espécies de palmeiras. Apesar de poder ser extraído de várias palmeiras, apenas as do gênero Euterpe predominam nesta atividade extrativa, por serem mais saborosas.


Qual é o nome científico da palmeira juçara?

Euterpe edulisEuterpe edulis / Nome científico


Qual é o nome científico da Palmeira?

ArecaceaePalms / Nome científico


Quanto tempo leva para produzir a pupunha?

Além de perfilhar (emitir novos brotos) por pelo mais 10 anos, a pupunha tem a vantagem de ser precoce, pois começa a produzir palmito 18 meses após o.


Porque o palmito é tão caro?

Resposta. Resposta: O preço do palmito é inflacionado devido a alta demanda e a dificuldade de se conseguir permissão do Ibama para o plantio.


Que tipo de caule e o palmito?

Características: O Palmito Juçara possui caule solitário ou muito raramente cespitoso, liso, colunar, acinzentado, de 5-12 m de atura e 10 a 15 cm de diâmetro, com um cone visível de raízes na base e um palmito liso de 1,0-1,5 m de cor verde ou alaranjado no topo.


Como é a árvore do palmito?

Árvore de palmito-juçara mede de 10 a 15 metros de altura; com estirpe de 10 a 20cm de diâmetro, regularmente anelado. Floresce nos meses de setembro a dezembro e seus frutos amadurecem de abril a agosto.


Qual é a classificação do palmito?

O palmito é um tipo de legume que é colhido do núcleo interno de certas espécies de palmeiras. Ao colher o palmito, a árvore é cortada e a casca e as fibras são removidas, deixando apenas o coração. O paladar do palmito é frequentemente comparado às alcachofras e descrito como leve, suave e crocante.

Leave a Comment