A palmeira produz açaí

Quais são as características da Palmeira do açaí?

A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. Geralmente, as folhas são usadas na cobertura das casas. Essa planta possui cachos de flores miúdas amarelas, que surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.

Qual é a cor da Palmeira?

A espécie é australiana, e possui esse nome porque sua folhagem lembra o felpudo rabo de uma raposa. As folhas crescem em diferentes direções, arqueadas e bastante grandes. Sua cor também tem um verde mais claro do que a folhagem de outros tipos de palmeira.

Quais são as principais características da palmeira-imperial-de-Porto-Rico?

Ela se tornou conhecida em diversas partes do mundo, por sua preferência por climas subtropicais e resistência ao frio intenso. Também conhecida como palmeira-coca-cola, a palmeira-imperial-de-porto-rico é uma espécie imponente, com o tronco em formato de garrafa, originária de Porto Rico, Ilhas Virgens e São Domingos, no Caribe.

Qual é a melhor Palmeira do Brasil?

Um dos palmitos mais procurados é o palmito juçara que, por ter uma extração mais agressiva, pode entrar em extinção. Assim, o palmito de açaí ganha espaço.


Qual a Diferença entre Palmeira e Coqueiro?

A palmeira é qualquer espécie de plantas alpinistas perenes, arbustos, acáulas e árvores pertencente ao grupo das Palmae ou família da Arecace…


Quantos Tipos de Palmeiras Existem?

Atualmente as palmeiras constituem 181 gêneros com cerca de 2600 espécies, a maioria restrita a climas tropicais e subtropicais.


Qual a Profundidade da Raiz de Uma Palmeira?

Quando adultas, cerca de 80% das raízes fasciculadas das palmeiras podem se estender à um raio de 2 metros e atingir uma profundidade de até 40 cen…


Nativo da Floresta Amazônica, o palmito de açaí tem qualidade semelhante ao famoso palmito de juçara

O palmito é um alimento bastante conhecido e consumido, extraído de alguns tipos de palmeiras. Dentre eles, está o palmito de açaí, que vem do açaizeiro, mas também há a palmeira-juçara e a pupunheira.


Tipos de palmito

O Brasil é um dos principais produtores e também consumidores de palmito no mundo.Porém, a exploração comercial dessa planta só começou por volta da década de 1940.


Origem

O dendezeiro é encontrado em povoamentos subespontâneos desde o Senegal até Angola. Especula-se que a palmeira tenha chegado às terras brasileiras junto com os primeiros cativos africanos à Capitania de Pernambuco de Duarte Coelho, entre 1539 e 1542, trazida pelos feitores de escravos. Adaptou-se bem ao clima tropical úmido do litoral brasileiro.


Produção

Um plantio corretamente conduzido inicia a produção ao final do terceiro ano, com uma produção entre 6 e 8 toneladas de cachos/ha, atingindo o pico máximo de produção no oitavo ano.


Uso religioso

Nas religiões tradicionais africanas, no candomblé e no culto de Ifá, é uma árvore sagrada chamada de Iji opé ou dendezeiro. O coco do dendê é usado em um dos oráculos de Ifá chamado iquim. Os adeptos do candomblé denominam suas folhas mariuôs.

Leave a Comment