Assim, a partir de uma perspectiva discursiva, de uma filosofia própria da linguagem, Habermas dá novo significado à racionalidade, afastando-se da razão instrumental e aproximando-se da razão comunicativa.
O que é pesquisa-ação Segundo Lewin?
Para Lewin (1978, p. 216), pesquisa-ação é “um tipo de pesquisa de ação, uma pesquisa comparativa acerca das condições e resultados de diversas formas de ação social e pesquisa que leva à ação social”. Ele propôs como objetivo da pesquisa-ação, além da investigação teórica, a resolução do problema social.
Em que consiste a pesquisa-ação?
Conceito. A pesquisa-ação é uma forma de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar a ação que se decide tomar para melhorar a prática.
Quais são as principais etapas da pesquisa-ação?
Fases da pesquisa-ação Conforme Stringer (1996), a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais: observar, para reunir informações e construir um cenário; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as ações.
Quem criou o termo pesquisa-ação?
Kurt LewinNão se sabe com segurança quem criou a pesquisa-ação. Kurt Lewin parece ter sido o primeiro a publicar um trabalho em 1946, utilizando esse termo, no entanto, há indícios que o método tenha sido empregado no ano de 1913, em uma pesquisa realizada em Viena.
Atendimento Sistêmico
No atendimento sistêmico o terapeuta deve desenvolver a habilidade de utilizar sua subjetividade como recurso terapêutico, eu tenho antes que contrapor esta ideia à sua antítese psicanalítica que propõe ao terapeuta manter sempre a neutralidade e a impessoalidade na relação com o seu “paciente”.
Capacitação Psicologia Sistêmica
Ao desenvolver os temas, vou desafiando o aluno a refletir sobre sua própria pessoa, seu próprio autoconhecimento, seu próprio processo de desenvolvimento e não sobre o do “cliente” como se ele terapeuta estivesse pronto e este não.