Quais são as partes da planta?
Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento As partes da planta são as raízes, as folhas, o caule, as flores e frutos. Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano.
Qual é o papel das partes da planta?
Cada parte da planta possui um papel para que a planta se alimente, respire, cresça e se reproduza. No entanto, vale ressaltar que essas partes não estão presentes em todas as plantas. Por exemplo, os musgos e as samambaias não tem flores, nem frutos e se reproduzem através de esporos.
Quais são as características da planta?
a característica da planta ser vascular ou avascular, isto é, a presença ou não de vasos condutores de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva elaborada); ter ou não estruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.
Como as plantas podem ser classificadas?
Vamos ver agora como as plantas podem ser classificadas. O reino das plantas é constituído de organismos pluricelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes. É necessário definir outros critérios que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las em grupos menos abrangentes que o reino.
Classificação das plantas
As plantas cobrem boa parte dos ambientes terrestres do planeta. Vistas em conjunto, como nesta foto, parecem todas iguais. Mas na realidade existem vários tipos de planta e elas ocupam os mais diversos ambientes.
Os nomes dos grupos de plantas
Criptógama: palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama, cujo significado está relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavra significa, portanto, “planta que tem estrutura reprodutiva escondida”. Ou seja, sem semente.
Nomes vernáculos
See more on todamateria.com.br
Etimologia
Origem Popular
Descrição
Usos
Informação nutricional
- Proto-Nawiki[4]: *manakʰa-i
- Proto-Maku Oriental[5]: *bãdãk’
- Proto-Chapacura[6]: *ʔiɾam
- Kwazá[7]: wiriɁu
Ver também
-
O termo “açaí” é oriundo do tupi yasa’i, “fruta que chora” “terra”, em alusão ao suco desprendido pelo seu fruto.[1]