A planta do açai


Como é a árvore do açaí?

Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.


Qual é o nome do Pe do açaí?

O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutinhos, são amplamente consumidos pela população local e vem conquistando o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas.


Como é a estrutura do açaí?

O açaí é uma palmeira do norte do País, conhecida pelos indígenas como “içá-çai” ou a fruta que chora. É freqüente em solos alagados e várzeas. Pode atingir altura de até 25 m, possui caule de 15 a 25 cm de diâmetro e ocorre geralmente formando touceiras.


Qual o tempo de produção do açaí?

Na Amazônia, o açaizeiro que inicia produção de frutos aos 4 – 5 anos de idade, aos 6 – 7 anos produz de 4 a 8 cachos em diferentes estágios de desenvolvimento/estipe/ano, com peso médio de 2,5 kg/cacho, portanto, em torno de 10 a 20 toneladas de frutos por hectare/ano.


Qual árvore da açaí?

Euterpe oleraceaeAçaí é o nome de duas espécies de palmeira, Euterpe precatoria (açaí-solteiro, Açaí-da-mata,) e Euterpe oleraceae (Açaí-de-touceira, açaí-verdadeiro) pertencentes a família Arecaceae cujo fruto produz uma polpa chamada “vinho” de açaí, de cor violeta e sabor forte.


Qual é a planta do açaí?

Euterpe oleracea MartO açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma planta nativa da Amazônia brasileira, sendo o Pará seu principal centro de dispersão natural.


Quais são as características do açaí?

O açaí é uma fruta bem pequena e arredondada. Apresenta coloração que varia entre o roxo e o preto. Possui caroço e pouca polpa. Esta última, por sua vez, pode ser utilizada para preparar bebidas, geleias, sobremesas e, por certo, o famoso “açaí na tigela”.


Qual é a região do açaí?

Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.


O que tem no açaí?

Fonte rica em proteínas, fibras, lipídios, o açaí ainda possui Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2, além de Fósforo, Ferro e Cálcio. E com tantos nutrientes, a fruta traz diversos benefícios para a saúde.


Quanto produz um pé de açaí?

Brasília (28/07/2021) – O açaí é uma fruta tipicamente brasileira, cultivada na região amazônica do país. Conhecido por ser uma das fontes de alimentos mais ricas em energia, o açaí nasce em palmeiras que podem atingir mais de 20 metros de altura. A planta produz cerca de quatro cachos da fruta por ano.


Como aumentar a produção de açaí?

“Colocando a abelha certa para polinizar o açaí pode haver um aumento de até 40% na produtividade dos frutos da palmeira”, afirma o pesquisador Giorgio Venturieri, da Embrapa Amazônia Oriental. E essa “abelha ideal” para polinizar o açaí com eficiência e eficácia já foi identificada.


Qual a produção por hectare de açaí?

Em um hectare o produtor pode conseguir 12 toneladas ao ano, enquanto o açaí manejado de várzea e o cultivado em terra-firme, sem irrigação, produzem cerca de 5 toneladas anuais por hectare. Seus frutos menores rendem até 30% mais polpa que os materiais tradicionais. Destaca-se também a produção precoce.


Como e quanto plantar a planta de dinheiro?

Neste artigo, aprenderemos como e quando plantar a planta de dinheiro, mas também descobriremos que tipos de cuidados devem ser dados a ela para durar mais tempo.


Cuidados da planta

Primeiro, esta planta pode suportar as temperaturas quentes, mas com luz indireta, por isso é bom localizar um bom espaço na casa perto de uma janela. Pode ser um espaço ao ar livre, mas à sombra, com iluminação indireta.


3. Barbatimão para inflamações, hemorragias e feridas

O barbatimão é uma árvore nativa do cerrado brasileiro muito utilizada para o tratamento de hemorragias, úlceras, conjuntivites, dor de garganta e cicatrização de feridas.


4. Pacari contra úlceras e gastrites

Ameaçado de extinção, o pacari ( Lafoensia pacari Saint-Hilaire) é uma árvore de médio porte que nasce no cerrado brasileiro, sendo também encontrada em estados do norte, sudeste e nordeste. Conhecido também como dedaleiro, o pacari é utilizado popularmente como cicatrizante no tratamento de feridas de pele, azias, úlceras e gastrites.

Leave a Comment