A principal obra de aça de queiroz

image

Quais foram as obras de Queiroz?

Em 1888, Queiroz foi considerado cônsul em Paris. No mesmo ano, publicou Os Maias, que retrata a vida de uma família durante três anos. Nas obras seguintes, o escritor destaca algumas virtudes nacionais e, principalmente, a falta de casa. Eça de Queiroz faleceu dia 16 de agosto de 1900, em Neuilly-sur-Seine, França.

Quais são as obras mais representativas de Eça de Queiroz?

O crime do Padre Amaro e O primo Basílio são duas de suas mais representativas obras. Eça de Queiroz nasceu em Portugal no dia 25 de novembro de 1845. Faleceu aos 54 anos, em Paris, no dia 16 de agosto de 1900 Ouvir: Eça de Queiroz. Vida e obra de Eça de Queiroz Eça de Queiroz é um dos maiores representantes da literatura portuguesa.

Qual é o estilo da obra de Rachel de Queiroz?

A obra de Rachel de Queiroz é normalmente lembrada pelo estilo de sua principal obra: o regionalismo modernista presente no romance O quinze. De fato, nesse específico livro, a autora dialoga com os outros regionalistas do Nordeste brasileiro, construindo uma narrativa que denuncia a miséria e o sofrimento da população sertaneja pobre do Ceará.

Quem são os pais de Queirós?

Eça de Queirós (1845-1900) foi um escritor português. “O Crime do Padre Amaro” foi o seu primeiro grande trabalho, um marco inicial do Realismo em Portugal. Foi considerado o melhor romance realista português do século XIX. Foi o único romancista português que conquistou fama internacional nessa época.

image


Eça de Queiroz foi um escritor português que ganhou grande destaque no século XIX. Dentre suas obras mais conhecidas, está “O primo Basílio”. Conheça sua história

Eça de Queiroz foi um importante romancista português do século XIX. Em suas obras, diversos temas eram abordados, mas, o destaque ia para o cotidiano, descrição de locais, pessimismo, ironia e humor.


1 O crime do padre Amaro (1875)

No romance, Eça de Queiroz faz críticas à sociedade e clero. A obra, ao ser publicada em 1875, causou protestos da Igreja Católica. No desenvolver da história, existem Amaro e Amélia, que vivem um romance e a moralidade de cada um é colocada à prova.


2 O primo Basílio (1878)

A obra retrata Luísa, uma moça romântica e sonhadora. Assim que seu esposo, Jorge, viaja, ela se vê triste e melancólica pela ausência. No mesmo período, seu primo, Basílio (com quem Luísa teria namorado no passado), chega do exterior. Ele mostrou ser o sonho de todos os romances.


3 O Mandarim (1880)

O Mandarim é mais conhecido como novela do que romance. Teodoro, o narrador da novela, vive em Lisboa, com uma vida monótona e pobre de funcionário. Até que um dia ele descobre um livro com a lenda do Mandarim, que faria ele herdeiro de milhões.


Biografia de Eça de Queirós

Eça de Queirós (1845-1900) foi um escritor português. “O Crime do Padre Amaro” foi o seu primeiro grande trabalho, um marco inicial do Realismo em Portugal. Foi considerado o melhor romance realista português do século XIX.


Infância e Formação

José Maria Eça de Queirós, conhecido como Eça de Queirós ou Eça de Queiroz, nasceu no dia 25 de novembro, na cidade de Póvoa de Varzim, Portugal. Seus pais, o brasileiro José Maria Teixeira de Queirós e a portuguesa Carolina Augusta Pereira de Eça, casaram-se quatro anos após seu nascimento. Esse fato fez com que ocultassem o filho por muito tempo.


O quinze

A obra de Rachel de Queiroz é normalmente lembrada pelo estilo de sua principal obra: o regionalismo modernista presente no romance O quinze. De fato, nesse específico livro, a autora dialoga com os outros regionalistas do Nordeste brasileiro, construindo uma narrativa que denuncia a miséria e o sofrimento da população sertaneja pobre do Ceará.


Características

Apesar do traço regionalista, a autora também escreveu obras com outros temas e estilos literários. No romance Caminho de pedras, por exemplo, a autora apresenta uma narrativa que retrata a militância de esquerda na década de 1930 e as rupturas internas do Partido Comunista no Brasil.


Obras

Rachel de Queiroz tem uma vasta produção literária, que envolve romances, peças de teatro, livros infantojuvenis e crônicas. Suas principais publicações são:


Artigos Relacionados

Você sabia que existe uma data para celebrar o profissional da palavra? Saiba mais sobre o Dia Nacional do Escritor e conheça cinco grandes escritores brasileiros.

image

Leave a Comment