A produção das plantas está abaixo do esperado açai

Como se deu a evolução das plantas?

A maior parte dos vegetais sobreviveu aos eventos de extinção do período Triássico, porém, as mudanças ambientais e atmosféricas podem ter acarretado mais eventos evolutivos, principalmente com relação à formação de flores e frutos, que aumentou exponencialmente a biodiversidade da flora terrestre a partir do período Cretáceo.

Como ocorre a reprodução das plantas?

A reprodução sexuada acontece quando o gameta feminino une-se ao gameta masculino. O gameta nada mais é do que as células reprodutivas das plantas. A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu.

Por que as plantas são classificadas como organismos autotróficos?

As plantas são classificadas como organismos autotróficos, uma vez que a grande maioria é capaz de realizar fotossíntese. A exceção são as plantas parasitas, sendo observadas algumas espécies aclorofiladas, portanto, não fotossintetizantes, e que retiram os carboidratos dos quais necessitam de plantas hospedeiras.

Quais são as principais espécies de plantas?

Nesse grupo temos cerca de 90% de todas as espécies de plantas do planeta. Como representantes, podemos citar as orquídeas, a mangueira, o abacateiro e o ipê. As plantas são organismos multicelulares, eucariontes e, na maioria dos casos, fotossintetizantes.


Características gerais das plantas

As plantas são organismos multicelulares e eucariontes. Suas células diferem-se da célula animal por apresentar organelas denominadas plastídios e vacúolos (também chamados de vacúolo de suco celular ou vacúolo central). Além disso, apresentam parede celular, sendo a celulose o principal componente dessa estrutura.


Ciclo de vida dos vegetais

O ciclo de vida de todas as plantas apresenta alternância de gerações, sendo observadas uma geração multicelular haploide e outra multicelular diploide. A geração multicelular haploide é a fase do gametófito, que produz gametas por mitose. Esses gametas fundem-se (fase sexuada do ciclo) e dão origem à fase de esporófito.


Classificação das plantas

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos podem ser divididos ainda em plantas vasculares e plantas avasculares. Plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva ( xilema e floema ), sendo esse o caso das briófitas.


Exercício sobre o Reino Plantae

Enem 2019 – Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, cinco dessas características estão indicadas por números.


Como ocorre A Reprodução Sexuada?

Image
A reprodução sexuada acontece quando o gameta feminino une-se ao gameta masculino. O gameta nada mais é do que as células reprodutivas das plantas. A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamadoandroceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado…

See more on escolakids.uol.com.br


E A Reprodução Assexuada?

  • Na reprodução assexuada, a planta não precisa de outro gameta para se reproduzir. Para esse tipo de reprodução, são retiradas partes da planta para se obter novas plantas, o que é conhecido como clone. Sendo assim, o que realmente é utilizado nesse tipo de reprodução é o material genético da planta. A reprodução assexuada pode acontecer de cinco maneiras diferentes: 1º – …

See more on escolakids.uol.com.br


Mas Como as Plantas Se reproduzem Se Não Saem Do lugar?

  • Para isso elas precisam da ajuda do vento ou dos animais, como o beija-flor, que levam de um lado para outro o pólen, e assim a reprodução vai acontecendo. Isso acontece porque a natureza está em equilíbrio e é necessário respeitar a forma como a natureza rege suas ações. Veja também: Como o corpo da planta transporta substâncias?

See more on escolakids.uol.com.br


Atividades

  • 1 – Marque com V para verdadeiro e F para falso. a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada. b) ( ) No interior da planta, existe a estrutura reprodutiva feminina chamada gineceu e a estrutura reprodutiva masculina chamada androceu. c) ( ) Na reprodução assexuada, a planta não precisa de outro gameta para …

See more on escolakids.uol.com.br


Características Gerais Das Plantas

  • As plantas são organismosmulticelulares e eucariontes. Suas células diferem-se da célula animal por apresentar organelas denominadasplastídios e vacúolos(também chamados de vacúolo de suco celular ou vacúolo central). Além disso, apresentam parede celular, sendo a celuloseo principal componente dessa estrutura. As plantas são classificadas como org…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Ciclo de Vida Dos Vegetais

  • O ciclo de vida de todas as plantas apresenta alternância de gerações, sendo observadas uma geração multicelular haploide e outra multicelular diploide. A geração multicelular haploide é a fase do gametófito,que produz gametas por mitose. Esses gametas fundem-se (fase sexuada do ciclo) e dão origem à fase de esporófito. A geração produtora de esporos é diploide e produz es…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Classificação Das Plantas

  • As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos podem ser divididos ainda em plantas vasculares e plantas avasculares. Plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema), sendo esse o caso das briófitas. As chamadas plantas vasculares, por …

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Resumo

  1. As plantas são organismos multicelulares, eucariontes e, na maioria dos casos, fotossintetizantes.
  2. A maioria das plantas apresenta três órgãos principais: raiz, caule e folha.
  3. As plantas apresentam ciclo de vida com alternância de geração.
  4. Podemos dividir as plantas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angios…
  1. As plantas são organismos multicelulares, eucariontes e, na maioria dos casos, fotossintetizantes.
  2. A maioria das plantas apresenta três órgãos principais: raiz, caule e folha.
  3. As plantas apresentam ciclo de vida com alternância de geração.
  4. Podemos dividir as plantas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.


Exercício sobre O Reino Plantae

  • Enem 2019 – Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, cinco dessas características estão indicadas por números. A aquisição evolutiva que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas está indicada pelo número a) 1. b) 2. c) …

See more on mundoeducacao.uol.com.br

Leave a Comment