Quais são os sintomas de um problema com o Turbo?
A perda de potência do seu veículo é outro sinal de que pode haver um problema com o turbo. O grande objetivo da turbina é exatamente melhorar o desempenho do seu motor, se isso não está acontecendo, algo pode estar errado. O ruído estranho é um sinal que pode ser facilmente identificado e exige uma ida urgente a um profissional qualificado.
Qual é o consumo de um turbo?
Previamente, conseguia (em cidade) manter (de acordo com o computador de bordo, que tem um défice de 15 % em rtelação ao consumo real) 4,7 a 4,8 L aos 100, mas agora subiu para os 5,0 a 5,1 L. 3- O silvo ou assobio do turbo tornou-se mais…óbvio.
Qual é a função do turbo?
A função deste é comprimir o ar atmosférico e empurrá-lo para dentro dos cilindros do motor, fazendo com que os pistões desçam com mais força, gerada pela explosão do combustível somada à pressão gerada pelo ar comprimido da turbina.
Quais são as baixas rotações do turbo?
A baixas rotações (1ª ou 2ª) quase não noto nada. Noto mais (o coice do turbo a partir das 1500 ou 1600 rpms, e o assobio “furioso”) em 3a e 4a. Acreditem que não percebo muito bem a situação.
Quantos quilômetros para amaciar o motor?
“Um motor novo deve ser ‘amaciado’ durante os primeiros 1.500 quilômetros. O atrito interno das primeiras horas de uso é maior do que o atrito posterior, quando todas as peças móveis já estiverem ajustadas umas às outras”, informa o documento.
Qual carro chega a 300 km?
O Henessey Venom GT bateu o recorde mundial de aceleração e tornou-se o carro mais rápido do planeta a chegar aos 300 km/h.
Qual é a velocidade máxima do carro Tuatara?
532 km/hDepois de muita especulação e vários questionamentos sobre o recorde de velocidade do SSC Tuatara, a fabricante finalmente admitiu que o superesportivo ficou longe dos 532 km/h (com média de 509 km/h em duas acelerações) que foram anunciados da primeira vez. Na verdade, o supercarro nem sequer chegou aos 483 km/h.
Quem dura mais motor turbo ou aspirado?
Motor turbinado dura menos que o aspirado Isso porque o componente foi especificamente projetado para oferecer o turbo e o maior desempenho. Já os motores turbinados por oficinas tem durabilidade menor.
Quanto tempo leva para percorrer 300 km?
question. A viagem dura 3,75 horas. A velocidade é uma grandeza que identifica o deslocamento de um corpo num determinado tempo.
Quanto custa um Tuatara?
O SSC Tuatara, apesar da fama agora ganha, foi sempre pensado como um supercarro de produção bastante limitada: apenas 100 unidades serão fabricadas, cada uma a começar nos 1,6 milhões de dólares (cerca de 1,352 milhões de euros).
O que é melhor motor turbo ou aspirado?
O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente.
Qual a diferença entre motor turbo e aspirado?
Em suma, a grande diferença entre motor turbo e aspirado está na forma em que o ar chega aos cilindros de combustão. No modelo aspirado, o ar é “sugado” pela pressão atmosférica, enquanto os motores turbos utilizam o conjunto turbocompressor para fornecer ar pressurizado aproveitando os gases de escape.
Quais as vantagens de um motor aspirado?
Vantagens do motor aspiradoSeu custo produção e manutenção é menor;Esse tipo tem uma ocorrência de defeito bem inferior aos outros;Tem a possibilidade de acrescentar um pouco de potência sem grandes alterações, como ampliação do sistema de escape e instalação de filtro esportivo;More items…•
Muita potência em pouco tamanho
A demanda em veículos tem sido sempre para pequenos motores capazes de produzir potência máxima. Adicione a isso os atuais problemas ambientais de poluição, mais a economia que o usuário busca e você tem uma área em que o turbocompressor pode desempenhar um papel importante.
Perguntas, questões e problemas de colocar o turbo no seu carro
Colocar o turbo no motor do seu carro pode ser uma coisa gratificante mas ao mesmo tempo pode atormenta-lo com muitas perguntas e muita frustração a respeito de por que ele não funciona como você planejou. Se você espera turbinar o seu veículo em um único dia, o que você quer é um mecânico mágico ou você deixará algumas coisas de fora.
Compressão é tudo no turbo
Pense sobre sua compressão do motor na escolha de um turbo: 8.3:1 é ideal, enquanto 10.0:1 está entrando no reino do ferro velho, ou seja, seu carro indo pro beleléu.
Copiar não é feio!
Se você está turbinando um motor turbo de fábrica, certifique-se de fazer sua pesquisa para ver que outros estão tendo sucesso com ele. Você nunca se deve ir de lobo solitário e tentar algo novo porque você “acha” que vai funcionar.
Escolhendo o intercooler certo para seu turbo
Você não precisa ter o maior intercooler quando o turbo é pequeno. Escolha um tamanho apropriado que se encaixa nas dimensões sob seu pára-choque. Certifique-se de que ele tem o tamanho de entrada e saída corretas sobre os tanques que combinam bem com sua tubulação intercooler.
Sensores, computadores, ajustes finos
Certifique-se de instalar o seu sistema de gestão do motor antes de começar a tentar o turbo. Você quer ter a certeza de que o seu gerenciamento do motor turbo trabalha em um motor de estoque. Melhorias como sensor de massa de ar, os sensores MAP, injetores, bombas de combustível e ECU devem ser feitos sempre antes de acionar o turbo.
Detalhes finais a verificar antes de confirmar que você irá instalar seu turbo
Outras coisas a considerar é certificar-se de que você tem um restritor de óleo ou para o seu turbo e constrói um sistema de arrefecimento e lubrificação sem vazamentos e com estoque suficiente para atender à demanda de seu veículo. Além disso certifique-se de que seu sistema de retorno do óleo é um projeto de fluxo livre de volta para o cárter.
Vazamento de óleo
O vazamento de óleo é um dos principais sinais de alerta para identificar problemas no seu turbo. A falta de pressão, por exemplo, impede o óleo de chegar até a turbina e, sem a lubrificação correta, seu turbo não funciona.
Perda de potência
A perda de potência do seu veículo é outro sinal de que pode haver um problema com o turbo. O grande objetivo da turbina é exatamente melhorar o desempenho do seu motor, se isso não está acontecendo, algo pode estar errado.
Ruído estranho
O ruído estranho é um sinal que pode ser facilmente identificado e exige uma ida urgente a um profissional qualificado. Esse ruído pode indicar a quebra das hélices do eixo ou rotor, por isso esteja sempre atento.
Fumaça branca
A fumaça também é um sinal de alerta facilmente identificável e pode até apontar danos no seu motor. Ao identificar esse sinal, pare o carro e chame um profissional para avaliar o problema.
Sinais de aviso de falha turbo
Há uma variedade de sintomas que são comummente associados a falhas do turbo. Analisar cuidadosamente o desempenho do veículo durante a condução ajuda os proprietários a detetar irregularidades e a diagnosticar problemas deste componente. A redução da capacidade de aceleração é um dos sintomas mais habituais de um turbo com falhas.
Esteja atento às luzes de aviso
Em muitos casos, os sensores do motor conseguem detetar atempadamente uma falha neste elemento, acendendo a luz de avaria do motor. Sempre que este sinal se acende deverá parar o mais rápido possível, sempre em segurança, e verificar o motivo desta luz de alarme.
Causas comuns da falha
Um turbo pode falhar por várias razões e são necessários exames minuciosos e diagnósticos de despistagem. Existem alguns problemas habituais que causam danos no turbo e a eventual falha deste. Pequenas partículas ou objetos, como folhas ou pequenas pedras, podem entrar no componente através da entrada de ar.
A importância do óleo
O óleo do motor é o seu sangue, e sem ele o turbo simplesmente não poderia funcionar. O óleo desempenha a função de lubrificar os vários componentes móveis do motor. Com respeito a um turbo, isto significa o conjunto do eixo principal e respetivos rolamentos, sobre o qual as pás do compressor e da turbina estão montadas.
Duração expectável para um turbo
Mesmo com manutenção e cuidados adequados, um turbo sofre desgaste ao longo do tempo. A vida útil deste componente depende muito dos hábitos de condução do proprietário do carro. Mas também da qualidade do próprio turbo e da qualidade e frequência de troca do lubrificante usado.
Chegada do turbo aos automóveis de 4 rodas
Apenas em 1938 que a motorização turbo chegou na indústria automobilística. A fabricante suíça de caminhões e ônibus, Saurer, lançou para caminhões o motor turbodiesel. Ainda assim, ele só chegou nos carros de passeio após duas décadas, com uma escala pequena no automobilismo.
Diferenças no funcionamento do turbocompressor e supercharger
A turbina pode ser chamada também de turbocompressor ou turbo. Já o supercharger é conhecido fora do Brasil apenas como compressor. Basicamente, os dois têm a mesma proposta: ao invés de ser um motor aspirado natural, o supercharger, assim como o turbocompressor, empurra ar para dentro do motor com muita força.
Média de preço de instalação de um turbo ou supercharger
Os preços podem variar de acordo com o carro que será equipado. Se for um motor 4 cilindros será um valor, assim como um 6 cilindros, por exemplo, será outro. Em média, poderá gastar cerca de R$ 15 a 20 mil se for um supercharger, ou até mais.