A safra do açai e os problemas socios anbientais

image

Quais são os principais problemas ambientais que afetam o Brasil e o mundo?

Os principais problemas ambientais que afetam o Brasil e o mundo são: Desmatamento. Mudanças climáticas. Poluição do ar. Poluição da água. Degradação do solo. Geração de resíduos. Superpopulação. Extinção de espécies.

Quais são os problemas ambientais que enfrentamos nos últimos séculos?

Algumas eras geológicas conturbadas podem causá-los, como as glaciais em que o mundo foi todo congelado! Contudo, a maior parte dos problemas ambientais que enfrentamos nos últimos séculos são causados pela ação antrópica, ou seja, pelo ser humano. Como eles surgem?

Quais são as principais áreas atingidas pelos impactos socioambientais?

Em geral, locais isolados são escolhidos para abrigar lixões e aterros sanitários, grandes poluidores do solo e dos lençóis freáticos. As cidades, por sua vez, são muito afetadas por impactos socioambientais associados à poluição — causadora de enchentes, doenças e problemas sociais.

O que são os impactos socioambientais?

Impactos socioambientais são alterações sofridas pelo meio ambiente e que foram provocadas por determinadas ações ou atividades, impactando sobre a qualidade de vida, a saúde humana, a economia urbana e modificar ainda mais o meio ambiente e os ambientes construídos. Os impactos socioambientais têm origem na atividade humana.

image


Quais os principais desafios relacionados à cadeia produtiva do açaí?

Qualidade e cuidados no processamento Uma das principais preocupações que afeta a cadeia em nível nacional é a Doença de Chagas, enfermidade que pode ser adquirida pelo consumo do açaí contaminado pelo protozoário Trypanossoma cruzi, por meio das fezes do percevejo conhecido como barbeiro.


Como é feita a extração do açaí?

Há dois processos para a extração da polpa do açaí: um é manual e outro com despolpadeira. Nos dois, devemos sem- pre ter cuidado com a qualidade da água e com a higiene5 pessoal, dos utensílios e frutos.


Como tirar o açaí do pé?

5:529:02Suggested clip · 47 secondsComo tirar cacho de açaí do pé. final – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer açaí com a polpa do açaí?

Modo de PreparoColoque no liquidificador a polpa dividida em 4.Junte 1 banana, o açúcar e as pedrinhas de gelo, bata até formar um creme homogêneo.Despeje em uma tigela, adicione a outra banana cortada em rodelas e por cima a granola.Sirva a seguir.


ADAPTAÇÃO E MITIGAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O aquecimento global induzido pelas emissões de CO2 — que aumentaram conforme a ONU em 50% desde 1990 — está acelerando as mudanças climáticas e ameaça a sobrevivência de milhões de pessoas, animais e plantas, pois provoca episódios meteorológicos, tais como secas, incêndios e inundações, cada vez mais frequentes e extremos.


OS PROBLEMAS DE POLUIÇÃO E SEU IMPACTO NA SAÚDE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% da humanidade respira ar poluído e, consequentemente, demanda uma redução da contaminação para reduzir o índice de doenças respiratórias, evitando assim sete milhões de óbitos/ano.


A PROTEÇÃO DOS OCEANOS

Os mares se tornaram os grandes aterros de plástico do planeta. Além disso, existem outros graves problemas ecológicos relacionados com os oceanos, como a deterioração dos ecossistemas pelo aquecimento global, os efluentes contaminantes, as águas residuais e o derramamento de combustíveis.


A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E AS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Ao mesmo tempo que a energia significa 60% de todas as emissões mundiais de gases de efeito estufa (GEE), a ONU calcula que 13% da humanidade não tem eletricidade e que 3 bilhões de pessoas dependem dos combustíveis fósseis para cozinhar.


UM MODELO ALIMENTAR SUSTENTÁVEL

A produção intensiva de alimentos tem consequências nefastas para o meio ambiente ao empobrecer o solo e os ecossistemas marinhos. Além disso, a exploração excessiva dos recursos naturais colocou em perigo a segurança alimentar e o abastecimento de água potável.


PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Oito por cento das espécies animais conhecidas já desapareceram e 22% estão em perigo de extinção devido especialmente, à destruição de seus habitats naturais, à caça furtiva e à introdução de espécies invasoras.


O DESENVOLVIMENTO URBANO E A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

O crescimento das cidades, que terão de acolher cerca de 5 bilhões de pessoas em 2030, será outro dos grandes desafios ambientais da década.


Poluição da água

Problema: alteração da qualidade da água tornando-a prejudicial para o ambiente e imprópria para consumo, o que afeta diretamente a manutenção da vida no planeta.


Geração de resíduos

Problema: aumento do número de materiais descartados na natureza. Seguindo no ritmo atual, segundo a ONU, a geração de resíduos urbanos chegará a 4 bilhões de toneladas por ano em 2050.


Superpopulação

Problema: o número de pessoas do mundo aumenta a cada dia e os recursos disponíveis podem não ser suficientes para todos e um desequilíbrio leve ao esgotamento dos recursos naturais.


Modificação genética

Problema: os organismos geneticamente modificados, frutos da introdução de genes de outras espécies, podem acarretar uma poluição genética no ambiente.


Recursos hídricos

Fontes hídricas são frequentemente utilizadas para descarte de dejetos, o que leva à poluição da água que será usada no abastecimento público. Como resultado, há a escassez de água potável e o desenvolvimento de enfermidades associadas ao consumo de água imprópria.


Atmosfera

A eliminação de poluentes gasosos causa desequilíbrio nos ecossistemas e diversos problemas de saúde, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de doenças respiratórias.


Locais isolados e espaços urbanos

Em geral, locais isolados são escolhidos para abrigar lixões e aterros sanitários, grandes poluidores do solo e dos lençóis freáticos. As cidades, por sua vez, são muito afetadas por impactos socioambientais associados à poluição — causadora de enchentes, doenças e problemas sociais.


1. Desmatamento

As florestas são muito importantes para o planeta em vários sentidos: elas regulam a umidade do ar, contribuem para a formação de chuvas, suas raízes firmam a superfície do solo, servem de abrigo para animais e plantas, com a sua sombra contribuem para o resfriamento do ar, realizam fotossíntese, dão frutos, são fontes de madeira, etc.


2. Poluição do Ar e Mudanças climáticas – Aquecimento Global

As Indústrias, Usinas e motores de automóveis são, em sua maioria, máquinas térmicas. Isso significa que elas precisam de uma fonte de energia que sofra transformações físicas e químicas para funcionar.


3. Poluição da águas, Escassez, Assoreamento e Eutrofização

Como foi dito anteriormente, a palavra “ poluição” remete à “sujeira ”. Portanto, estamos falando dos fatores da ação humana que contribuem para sujar os recursos hídricos: lagos, rios, mares e oceanos.


4.Superpopulação e problemas derivados dos Resíduos (Lixo)

É interessante notar como a reprodução dos seres vivos está sempre presente e isso nunca causou dano: alguns animais só tem 1 filho por vez, outros tem 8, alguns tem a cada ano e outros tem a cada semestre…


5. Poluição, Degradação do Solo e Desertificação

Por mais que não falemos muito sobre ele, o solo também é um componente fundamental para o desenvolvimento da vida. Você já notou que nas montanhas exclusivamente rochosas ou em solos arenosos a quantidade de vegetação, animais e água é escassa? Pois é!


6. Extinção de Espécies e Contaminações Biológicas

Nós sabemos bem como os bichos e plantas são importantes! Eles ajudam na manutenção dos ciclos biogeoquímicos, na produção de alimentos, nas técnicas de saúde e recuperação do meio ambiente, enfim, em todos os setores!


Quem foi Joseph Safra

O banqueiro Joseph Safra veio ao mundo em Beirute, Líbano, e deixou seu país natal para tentar a vida na América Latina, seguindo o ofício de sua família.


Origens e família

Joseph Safra nasceu em 1938 em Beirute, no Líbano, dentro de uma família judaica com mais de um século de experiência no setor bancário. Suas origens também estão na cidade de Alepo, na Síria, onde seu pai Jacob Safra nasceu.


Vida de banqueiro

Após a morte de seu pai em 1963, os irmãos Safra continuaram tocando a instituição financeira. Mas ela ainda não desfrutava de confiança em São Paulo.


Arte e filantropia

A sobrenome Safra é reconhecido no mundo da filantropia. A família distribui parte de sua fortuna em iniciativas na medicina, nas artes e dentro da comunidade judaica.


Questão 2

As mudanças climáticas são um dos principais problemas ambientais do mundo que tem afetado grande parte da população de pessoas, de animais e de plantas.


Questão 4

Em 19 de agosto de 2019, moradores de São Paulo ficaram assustados com o final da tarde que escureceu grande parte da cidade. Esse fenômeno foi resultado das queimadas que aconteceram na região amazônica.


Questão 6

Muitos impactos ambientais trazem consequências graves e algumas vezes irreversíveis para o meio ambiente. Alguns deles são causados pelo homem e surgem, sobretudo, pela falta de consciência ambiental, como o uso indiscriminado dos recursos naturais.


Questão 7

I. A falta de tratamento de esgoto é das principais causas da poluição das águas, uma vez que grande parte do esgoto doméstico é lançado nos rios e mares.
II. A poluição do solo resulta da utilização de agrotóxicos, além da produção de lixo e do descarte incorreto de produtos químicos.
III.


Questão 8

Em abril, o desmatamento na Amazônia teve um aumento de 171% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que registrou 529 km² de área desmatada no bioma no mês de abril, contra 195 km² no mesmo mês do ano passado.

image


Desmatamento

  • Problema: eliminação total ou parcial da cobertura vegetal ocasionando um desequilíbrio ao ambiente. Causas: a atividade humana é a principal causa do desmatamento para, por exemplo, explorar a madeira e outros produtos da floresta, criar pasto para pecuária e expandir cidades. Consequências: a retirada da vegetação de um local facilita a erosão do…

See more on todamateria.com.br


Mudanças Climáticas

  • Problema: significativas alterações no clima do planeta Terra por causas naturais ou em decorrência das ações humanas. Causas: as mudanças na órbita da Terra e glaciações são exemplos de causas naturais. Já a queima de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural, é uma das principais fontes de lançamento de gases nocivos ao ambiente. O acúmulo de gases na atmosfera intensifica o efeito estufa por reter na superfície o calo…

See more on todamateria.com.br


Poluição Do AR

  • Problema: elevação dos níveis de substâncias consideradas poluentes e que acarretam um desequilíbrio ao meio ambiente. Causas: a poluição do ar é causada principalmente por gases poluentes de fontes naturais, como atividades vulcânicas, e atividades humanas, como industrialização e queima de combustíveis fósseis nos veículos. Consequências: o aumento de gases poluentes no ar compromete a sua qualidade e pode gerar divers…

See more on todamateria.com.br


Poluição Da Água

  • Problema: alteração da qualidade da água tornando-a prejudicial para o ambiente e imprópria para consumo, o que afeta diretamente a manutenção da vida no planeta. Causas: descarte de produtos e dejetos em corpos d’água, resíduos de atividades agrícolas, domésticas e industriais lançados na água sem o tratamento adequado. Consequências: desequilíbrio dos ecossistemas, morte de espécies aquáticas, proliferação de microrganismos …

See more on todamateria.com.br


Degradação Do Solo

  • Problema: destruição do solo seja por causas naturais ou decorrente das atividades humanas, inviabilizando a sua capacidade de produzir. Causas: exploração em excesso sem rotatividade de culturas, contato com poluentes, perda de nutrientes, salinização, acidificação, lixiviação e diminuição de matéria orgânica. Consequências: perda de produtividade na agricultura, infertilidade, impactos socioambientais, entre outros. Po…

See more on todamateria.com.br


Geração de Resíduos

  • Problema: aumento do número de materiais descartados na natureza. Seguindo no ritmo atual, segundo a ONU, a geração de resíduos urbanos chegará a 4 bilhões de toneladas por ano em 2050. Causas: crescimento populacional, industrialização, aumento do consumo, utilização de materiais que demoram a se decompor na natureza, descarte indevido pela população e destinação final inadequada. Consequências: acúmulo de lixo e ge…

See more on todamateria.com.br


Superpopulação

  • Problema: o número de pessoas do mundo aumenta a cada dia e os recursos disponíveis podem não ser suficientes para todos e um desequilíbrio leve ao esgotamento dos recursos naturais. Causas: o fenômeno pode estar relacionado com o aumento da expectativa de vida, diminuição da mortalidade infantil e desencorajamento do uso de métodos contraceptivos. Consequências: a superpopulação está relacionada diretamente com o aum…

See more on todamateria.com.br


Extinção de espécies

  • Problema: ameaça de desaparecimento de espécies no planeta. Causas: embora a extinção seja algo que aconteceu em vários momentos no planeta, outros fatores, como poluição, mudanças climáticas, destruição do habitat, caçadas e desastres ambientais têm intensificado a ocorrência do fenômeno. Consequências: alteração das cadeias alimentares, perda da biodiversidade, redução de recursos alimentares, interferência na autorregula…

See more on todamateria.com.br


Modificação Genética

  • Problema: os organismos geneticamente modificados, frutos da introdução de genes de outras espécies, podem acarretar uma poluição genética no ambiente. Causas: a busca para desenvolver espécies com características desejáveis, que de forma natural não aconteceria, levou a criação das plantas transgênicas, cujos efeitos ainda são difíceis de estimar com a liberação no ambiente. Consequências: ameaça à biodiversidade, contaminação p…

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment