A teoria da açao da afetiva

image

A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.

Full
Answer

Qual a teoria explicativa do desenvolvimento afetivo?

Esse estágio representa o nível mais alto do desenvolvimento cognitivo. A vida afetiva se afirma pela dupla conquista da personalidade e sua inserção na sociedade dos adultos. O adolescente já tem consciência da sua natureza social e de que precisa do carinho e do afeto dos outros.

Qual é a teoria dos eventos afetivos?

A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.

Qual é a expressão da afetividade?

A emoção, segundo o educador, é a primeira expressão da afetividade. Ela tem uma ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão. Quando alguém é assaltado e fica com medo, por exemplo, pode sair correndo mesmo sabendo que não é a melhor forma de reagir.

Qual a importância da afetividade?

A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

image


O que é uma ação afetiva?

Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc…


O que diz a teoria de Weber?

A teoria weberiana considera as organizações como sistemas burocráticos, que constituem o ponto de partida para sociólogos e cientistas políticos no estudo das organizações. O trabalho aborda também a sociologia compreensiva da ação social e apresenta as características positivas e negativas da burocracia.


Quais são as características da ação afetiva e da ação tradicional?

Ação social afetiva: também chamada de “ação social emocional”, nesse caso, ela é motivada e gerada pelos sentimentos de seu agente em relação aos outros. Ação social tradicional: o próprio nome já indica que esse tipo está vinculado aos hábitos e costumes compartilhados por uma sociedade.


Quais são os quatro tipos de ação social para Weber?

a) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL: Classificação e explicação dos tipos de ação social propostos por Weber: Tradicional (motivada por costumes e hábitos); Afetiva (motivada por sentimentos e emoções); Racional relativo a valores (motivada por princípios); Racional relativo a fins (motivada por objetivos).


Quais são as principais características da Teoria da Burocracia de Max Weber?

Rapidez nas decisões; Uniformidade de rotinas e procedimentos; Continuidade da organização pela substituição de pessoal afastado; Subordinação, constância e confiabilidade.


Quais as principais características do pensamento de Max Weber?

Max Weber, expressa seu pensamento sociológico a partir das relações do indivíduo com o meio social, destacando que para ele a sociedade não se constitui em apenas “coisa”, ou um mecanismo, mas que fundamenta-se na concepção de “ação social”, e ainda, na crença de que a sociologia é uma “ciência compreensiva”.


O que é uma ação tradicional?

A ação do tipo tradicional está alicerçada em hábitos e costumes firmados na vivência do sujeito. Age-se de determinada forma porque sempre se agiu assim. Por fim, a ação do tipo emocional é realizada com base nas emoções do indivíduo.


O que é ação afetiva exemplos?

Ações afetivas: ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais. Como exemplos, comemorar após a vitória, chorar em um funeral, seriam ações emocionais.


O que é ação social afetiva exemplos?

Outra ação social é a afetiva. O jornalista Felipe Salgado, de 31 anos, por exemplo, comemora o aniversário de uma forma diferente: ele pede doações em vez de presentes. “Não quero roupa, não quero perfume, nada. Eu peço que levem brinquedos.


Fatores que afetam a experiência do funcionário

As relações entre os componentes associados com o trabalho (por exemplo, tarefas, autonomia, as exigências do trabalho, e trabalho emocional) e seus impactos nos resultados apoiam a AET.


Modelo de Cinco Fatores (Big Five) e AET

Pesquisas de personalidade no Modelo dos 5 Fatores (FFM) ou Big Five auxilia a AET. A FFM é um modelo parcimonioso que distingue as diferenças entre a disposição dos indivíduos. Isso é feito com base em cinco fatores, cada um dos quais contém seis facetas subjacentes.


Humor e AET

humor dos trabalhadores influencia seu desempenho e satisfação no trabalho. Tom hedônico explica a maior parte da variação como um evento no trabalho que afeta o estado interno de um funcionário (ou seja, o humor) e como este estado é expresso para os outros.


Mitigação do afeto negativo

A intensidade do afeto negativo sofrido durante o trabalho muitas vezes leva a retirada, o absentismo, o vandalismo, e sair mais cedo. Organizações procuram continuamente para selecionar, treinar e reter os empregados através de incentivos, remuneração, benefícios e avanço.


Reclamações psicossomáticas e preocupações relacionadas a saúde

A pesquisa sugere que a má saúde física, mental e emocional pode resultar de emoções negativas vivenciadas no trabalho. Isto pode ser devido a tendências perfeccionistas que interagem com aborrecimentos diários que manifestam através de queixas psicossomáticas.


Emoções no trabalho

As emoções desempenham um papel importante na forma como colegas de trabalho respondem aos com mal desempenho. As emoções têm uma influência mais forte do que qualquer expectativa ou atribuições em prever as intenções comportamentais em relação a membros da equipe de fraco desempenho no trabalho.


Feedback e motivação

Feedback de desempenho tem um importante papel na influência afetiva sobre o empregado. Análises de desempenho são uma ocorrência bem estabelecidas na maioria das organizações de média e grande escala.


Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento

Quando uma mãe abre os braços para receber um bebê que dá seus primeiros passos, expressa com gestos a intenção de acolhê-lo e ele reage caminhando em sua direção. Com esse movimento, a criança amplia seu conhecimento e é estimulada a aprender a andar.


As três manifestações da afetividade

Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial. A emoção, segundo o educador, é a primeira expressão da afetividade.


Trecho de livro

“O espaço não é primitivamente uma ordem entre as coisas, é antes uma qualidade das coisas em relação a nós próprios, e nessa relação é grande o papel da afetividade, da pertença, do aproximar ou do evitar, da proximidade ou do afastamento.”


A afetividade no processo de aprendizagem

Sabemos que a afetividade já foi bastante estudada e considerada como um dos fatores na educação, pois é através das interações sociais que se constrói a aprendizagem. É primordial que o educador tenha uma postura de de mediador, estimulando o processo de aprendizagem desse sujeito em construção.


A afetividade no processo de aprendizagem em WORD

Nós do SÓ ESCOLA sempre pensando em facilitar para vocês, optamos por disponibilizar o artigo “A afetividade no processo de aprendizagem”, mostrado acima em WORD. Para ter acesso a este material é muito simples, confira o link a seguir e baixe:

image


Teoria Do Apego de John Bowlby

Image
Bowlby, um psiquiatra e psicanalista londrino, formulou a teoria do apego. A partir de sua pesquisa, ele demonstrou a importância da criação de vínculos afetivos seguros entre a criança e a mãe ou os cuidadores, sendo esta uma necessidade primordial do ser humano. Portanto, sua fundamentação teórica se baseia no fat…

See more on soumamae.com.br


Desenvolvimento Afetivo de Acordo Com Jean Piaget

  • Piaget é mais conhecido por causa de seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo. Porém, de acordo com ele, o desenvolvimento afetivo é paralelo ao desenvolvimento cognitivo. Esses dois tipos de desenvolvimento são tão paralelos entre si quanto inseparáveis ​​e relevantes para a vida da criança. Ambos os desenvolvimentos, afetivo e cognitivo, buscam a adaptação ao meio …

See more on soumamae.com.br


Henry Wallon

  • Médico, psicólogo e pedagogo que dedicou a vida à compreensão da psicologia infantil. Wallon afirma que a criança é um ser social desde o nascimento e, portanto, a chave para o seu desenvolvimento está na interação com os outros. De acordo com Wallon, vários aspectos devem ser combinados para o desenvolvimento da criança: aspectos motores, afetivos, cognitiv…

See more on soumamae.com.br


Sigmund Freud

  • Para Freud, as experiências durante a primeira infância podem condicionar a personalidade adulta. Esse autor afirma que: “o desenvolvimento socioafetivo pode ser sintetizado em três partes: o vínculo afetivo mãe-filho, o desenvolvimento psicossexual e o desenvolvimento social e moral”. Para Freud, a relação inicial da criança com a mãe é decisiva para o seu desenvolviment…

See more on soumamae.com.br


Fatores Que afetam A Experiência Do Funcionário

  • As relações entre os componentes associados com o trabalho (por exemplo, tarefas, autonomia, as exigências do trabalho, e trabalho emocional) e seus impactos nos resultados apoiam a AET. [2][3][10][11][12] As tarefas que são consideradas um desafio, gratificante, ou que oferecem a oportunidade de desenvolver novas habilidades induzem afetos positiv…

See more on pt.wikipedia.org


Modelo de Cinco Fatores (Big Five) E AET

  • Pesquisas de personalidade no Modelo dos 5 Fatores (FFM) ou Big Five auxilia a AET. A FFM é um modelo parcimonioso que distingue as diferenças entre a disposição dos indivíduos. Isso é feito com base em cinco fatores, cada um dos quais contém seis facetas subjacentes. Medidas de auto relatos de consciência, amabilidade, neuroticismo, abertura à experiência, e extroversã…

See more on pt.wikipedia.org


Humor E AET

  • humor dos trabalhadores influencia seu desempenho e satisfação no trabalho.[42] Tom hedônico explica a maior parte da variação como um evento no trabalho que afeta o estado interno de um funcionário (ou seja, o humor) e como este estado é expresso para os outros.[43] Mesmo assim, eventos positivos são relatados três a cinco vezes mais frequentemente, eventos negativos tê…

See more on pt.wikipedia.org


mitigação Do Afeto Negativo

  • A intensidade do afeto negativo sofrido durante o trabalho muitas vezes leva a retirada, o absentismo, o vandalismo, e sair mais cedo.[17][48][49][50] Organizações procuram continuamente para selecionar, treinar e reter os empregados através de incentivos, remuneração, benefícios e avanço. Tais mecanismos influenciam o comprometimento organiza…

See more on pt.wikipedia.org


Reclamações Psicossomáticas E Preocupações relacionadas A Saúde

  • A pesquisa sugere que a má saúde física, mental e emocional pode resultar de emoções negativas vivenciadas no trabalho.[2] Isto pode ser devido a tendências perfeccionistas que interagem com aborrecimentos diários que manifestam através de queixas psicossomáticas.[53] Os trabalhadores que sofrem de frequentes pensamentos da necessidade de ser perfeito tende…

See more on pt.wikipedia.org


Emoções No Trabalho

  • As emoções desempenham um papel importante na forma como colegas de trabalho respondem aos com mal desempenho. As emoções têm uma influência mais forte do que qualquer expectativa ou atribuições em prever as intenções comportamentais em relação a membros da equipe de fraco desempenho no trabalho. Por sua vez, isso poderia se espalhar para afetar as e…

See more on pt.wikipedia.org


Feedback E Motivação

  • Feedback de desempenho tem um importante papel na influência afetiva sobre o empregado. Análises de desempenho são uma ocorrência bem estabelecidas na maioria das organizações de média e grande escala.[60] O tipo de feedback de desempenho fornecidos por supervisores e gerentes podem afetar subsequentemente o desempenho do empregado e sua satisfação no tr…

See more on pt.wikipedia.org


Veja também

Leave a Comment