A visao da ldb no planno de açao docente fundamental

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no Art. 14, a democracia deve fazer parte do cotidiano escolar, uma vez que dialoga com as comunidades de maneira geral, visando criar um plano de ação pedagógico direcionado às necessidades e anseios daqueles agentes em específico.

Full
Answer


Qual a proposta da LDB?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica.


Qual a importância do planejamento para a prática docente?

Vale ressaltar a importância do planejamento não só para atender uma exigência da legislação, mas como instrumento que possibilita ao professor prever ações de ensino voltadas para a realidade dos estudantes, tornando a ação de ensinar mais prazerosa e o aprendizado mais eficaz.


Como deve ser a organização do planejamento pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental?

Para entender melhor, confira a seguir alguns pontos que o tornam indispensável!Promove um momento de avaliação das ações. … Elenca os conteúdos que serão trabalhados. … Orienta os professores. … Organiza o calendário letivo. … Expressa a visão da escola e as suas metas. … Identificação da escola. … Missão. … Contexto social dos alunos.More items…•


Como deve ser um planejamento docente?

4.1 1. Reúna todo o corpo docente e equipe.4.2 2. Analise dados de planejamentos anteriores.4.3 3. Proponha novas metodologias.4.4 4. Reveja o planejamento regularmente.4.5 5. Faça alterações necessárias.4.6 6. Dê feedbacks.


Qual o principal objetivo do planejamento docente?

O planejamento, no contexto escolar, é uma tarefa do docente que inclui tanto a previsão de atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.


Como o planejamento pode impactar a ação docente?

Quando há um planejamento de atividades pré-estabelecido, o docente tem mais condições de organizar suas aulas. Além de pensar no conteúdo a ser ensinado, o professor também tem mais facilidade para separar materiais necessários e reservar espaços da escola, por exemplo.


Como organizar o planejamento pedagógico?

Como organizar um planejamento escolar de qualidade?Busque conciliar os interesses de pais e professores. … Siga as diretrizes do MEC. … Trace metas que sirvam para todo o ano letivo. … Defina um calendário escolar. … Monte um bom plano de aulas. … Efetue possíveis melhorias na infraestrutura da escola. … Invista em tecnologia.More items…•


Como é feito o planejamento pedagógico?

Entre os itens que devem constar no planejamento pedagógico estão:Normas gerais da instituição: direitos e deveres de cada membro da comunidade escolar, regras de uso dos espaços da escola, entre outros.Objetivos: o que se pretende alcançar para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.More items…


Como é feito o planejamento das aulas e dos conteúdos e a organização da escola?

O planejamento escolar costuma ser elaborado considerando todo o ano letivo, e sua criação antecede o início das aulas, em um momento conhecido como “Semana Pedagógica”. O termo pode mudar de instituição para instituição, mas tem o objetivo comum de discutir como será o ano letivo e revisar o PPP.


Quais elementos O planejamento deve apresentar?

No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos …


Quais são os elementos fundamentais para o planejamento?

Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão defuturo, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.


Como fazer um planejamento escolar com os professores?

Assim, essa ferramenta gera inúmeros benefícios, como os destacados aqui!Guiar o trabalho dos educadores. … Manter o foco nas metas escolares. … Cumprir as exigências externas. … Conciliar os interesses da comunidade escolar. … Revisar e reavaliar o que foi feito no ano anterior. … Analise os dados do ano anterior. … Proponha melhorias.More items…


O que é a LDB é para que serve?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil da educação básica ao ensino superior. A LDB é a mais importante lei brasileira que se refere à educação.


Qual é o significado da LDB?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) estabeleceu dois níveis de ensino, a saber, a educação básica e a educação superior.


Quais são as principais características da LDB?

Principais características da Lei de Diretrizes e Bases da Educação: – Estabelece que todo cidadão brasileiro tem o direito ao acesso gratuito (no sistema publico) ao Ensino Fundamental (9 anos de estudo); … – Estabelece as obrigações das instituições de ensino (escolas, faculdades, universidades, etc);


O que é a LDB?

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. … § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e a prática social.


O que é organização e gestão escolar?

Gestão e organização escolar se complementam na rotina e no sucesso escolar, tanto para a instituição, como na formação de cada aluno. Assim, temos definições distintas desses conceitos: a gestão é focada nos pontos administrativos, enquanto a organização é fundamental para todos os envolvidos na instituição.


Organização escolar: um trabalho de todos!

A organização escolar traz ao plano de ação pedagógico e ao trabalho escolar como um todo uma importante aliada, principalmente para a otimização das aulas. Isso ocorre ao oferecer as formações continuadas para os professores, e ao fazê-los refletir sobre suas observações em sala de aula.


O que é plano de ação pedagógico?

Um plano de ação pedagógico é um documento que apresenta ações, salientando seus principais problemas atuais, além dos objetivos perante as metas a serem atingidas. Seu texto traz as definições de como acompanhar trabalhos, refletindo sobre o que está dando certo e o que pode ser melhorado.


Afinal, como elaborar e organizar um plano de ação pedagógico?

Um bom plano de ação pedagógico está aliado aos documentos que norteiam a organização escolar. Primeiramente, o planejamento descreve em detalhes as metas que orientam e dirigem as ações que envolvem os docentes, coordenadores e demais envolvidos na composição do grupo escolar.

Leave a Comment