Quando foi descoberta a vitamina D?
Quando ela foi descoberta? A Vitamina D foi descoberta em 1916 por Harry Steenbock, da Universidade de Wisconsin, ao procurar por uma cura para o raquitismo. Em sua pesquisa, Steenbock descobriu que o sol poderia ser o portador da cura para esta doença que assolava milhares de pessoas na época.
Como ativar a vitamina D?
Sua baixa atividade ou ausência causa deficiência de colesterol e a síndrome de Smith-Lemli-Opitz (18). Para que esse processo de ativação da vitamina D se inicie, é preciso que o indivíduo receba a luz solar direta, especificamente a radiação ultravioleta B (UVB) nos comprimentos de onda entre 290 e 315 nanômetros.
Quais são as duas formas de vitamina D?
As duas formas de vitamina D, após sua ingestão ou formação na pele, estão na forma inativa, e, para tornarem-se ativas, necessitam passar por dois processos de hidroxilação. O primeiro ocorre no fígado, e o segundo ocorre nos rins. É nesse último órgão que a forma ativa será realizada.
Qual é o papel da vitamina D na prevenção e tratamento do DM2?
Dados de pesquisas básicas e translacionais também sugerem que corrigir a deficiência de vitamina D melhora tanto a função das células beta quanto a sensibilidade à insulina, porém esta relação ainda precisa ser confirmada por estudos clínicos randomizados que apoiem ou refutem inequivocamente o papel da VD na prevenção e no tratamento do DM2.
Como a vitamina D entra na célula?
Essa vitamina é absorvida no intestino delgado pelo processo de difusão passiva. Em seguida, ela é incorporada por lipídios e entra na circulação sanguínea e no sistema linfático. Ao atingir a circulação, é incorporada por uma proteína e é então levada aos tecidos-alvo.
Em qual metabolismo a vitamina D atua?
metabolismo do cálcioA vitamina D atua, principalmente, no metabolismo do cálcio. A vitamina D é muito importante e apresenta, entre suas funções, papel no metabolismo do cálcio. Entretanto, seus benefícios vão além, sendo importante, por exemplo, na manutenção do funcionamento do sistema imune.
Onde que a vitamina D atua?
A “vitamina D” é mais que uma vitamina. Hoje ela é considerada um hormônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em vários órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central.
Qual e o receptor da vitamina D?
O gene VDR é o principal gene associado à ação da vitamina D no nosso organismo – acompanhe nesse artigo, como é essa relação.
Qual e a ação da vitamina D no metabolismo Osteomineral?
Ações no metabolismo osteomineral Nas células endoteliais do intestino, a 1,25(OH)2D estimula a absorção ativa de cálcio no duodeno e absorção passiva no jejuno.
Onde Inicia-se a síntese da vitamina D?
Essa síntese inicia-se nas camadas profundas da epiderme, onde se encontra uma substância precursora. Para que esse processo inicie-se, é necessário que o indivíduo exponha-se à luz solar, mais especificamente à radiação ultravioleta B. Como dito, parte da vitamina D deve ser obtida pela alimentação.
Qual a parte do corpo que mais absorve vitamina D?
Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.
Qual a função da vitamina D para a saúde humana?
Muito se fala em vitamina D e na sua importância para a saúde. Seus principais benefícios são regular a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, manter o cérebro funcionando, fortificar ossos, dentes e músculos. Para as mulheres, ela é fundamental na prevenção da osteoporose.
Como e feita a absorção da vitamina D?
Como o corpo absorve a vitamina D? O intestino absorve a vitamina D, junto com as gorduras e com a ajuda da bile. Após ser esse processo, ocorre a conversão do nutriente na pele em hormônio ativo por meio dos raios ultravioletas e, por isso a importância do sol.
O que é VDR?
Os Valores Diários de Referência (VDR) ou Dose Diária Recomendada (DDR) são valores indicativos, que nos permitem controlar a quantidade diária de calorias e nutrientes que determinada dose ou porção de alimentos contém, relativamente ao que é diariamente recomendado no que respeita a gorduras, gorduras saturadas, …
O que é a vitamina D?
Vitamina D é um termo adotado para referir-se a uma molécula que apresenta quatro anéis de colesterol. Apesar de ser conhecida como uma vitamina, esse nutriente orgânico é bem diferente das outras substâncias desse tipo, uma vez que é produzido no nosso corpo e não obtido apenas na nossa alimentação.
Funções da vitamina D no organismo
A vitamina D apresenta papel importante no funcionamento adequado do nosso organismo. Sem dúvidas, uma das principais funções atribuídas a ela é o seu papel no metabolismo do cálcio e da formação óssea.
Deficiência de vitamina D
A deficiência de vitamina D é uma situação relativamente comum na população e pode apresentar como causas: exposição solar inadequada, síndromes de má absorção, obesidade, maior pigmentação da pele, e uso de alguns medicamentos.
Fontes de vitamina D
A vitamina D pode ser conseguida por meio da alimentação e da síntese cutânea. A alimentação representa apenas uma pequena parcela do total de vitamina D no nosso organismo, sendo grande parte dela sintetizada pela pele. Estima-se que, praticamente, 90% da vitamina D corpórea sejam adquiridos pela síntese cutânea.
Para que serve vitamina D
A vitamina D é necessária para diversos processos do organismo e, por isso, é importante que a sua concentração no sangue esteja em níveis adequados. As principais funções da vitamina D são:
Fontes de vitamina D
A principal fonte de vitamina D é a sua produção na pele a partir da exposição aos raios solares. Por isso, para produzir quantidades adequadas de vitamina D, as pessoas de pele clara devem permanecer no sol por pelo menos 15 minutos por dia, enquanto que as pessoas de pele mais escura devem permanecer pelo menos 1 hora exposta à luz solar.
Níveis bons de vitamina D no corpo e como medir
Os níveis de vitamina D considerados bons pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, são acima de 20 ng/mL para pessoas saudáveis até 60 anos e entre 30 e 60 ng/mL para pessoas acima de 60 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas com insuficiência renal ou síndromes de má absorção, por exemplo..
O que é vitamina D?
Vitaminas são basicamente compostos orgânicos que contém carbono em sua composição, elas funcionam principalmente como catalisadoras das reações que ocorrem no nosso organismo.
Quando ela foi descoberta?
A Vitamina D foi descoberta em 1916 por Harry Steenbock, da Universidade de Wisconsin, ao procurar por uma cura para o raquitismo. Em sua pesquisa, Steenbock descobriu que o sol poderia ser o portador da cura para esta doença que assolava milhares de pessoas na época.
Onde encontrar Vitamina D?
A princípio, pode se dizer que a vitamina D presente em todos os seres vivos, sejam eles animais ou vegetais, provém do sol. Resumidamente, podemos associar a forma como ela é consumida, superficialmente, com a cadeia alimentar.
Através da suplementação
Combinar uma dieta rica em nutrientes à exposição solar de maneira saudável é importantíssimo. No entanto, caso ainda assim não consiga suprir suas necessidades da vitamina D, este pode ser o momento ideal para fazer uma suplementação.
Para que ela serve?
A vitamina D é constantemente associada ao controle do cálcio nos ossos, bem como no metabolismo do mesmo no nosso organismo.
Por que eu devo consumi-la?
O consumo diário da vitamina D, seja através sol ou pela alimentação, é de extrema importância. Quando adquirimos as quantidades necessárias para o organismo, nossa qualidade de vida pode melhorar exponencialmente.
Quais as consequências da falta de Vitamina D?
A falta de vitamina d no nosso organismo pode acarretar em algumas complicações, embora não haja uma doença específica relacionada única e especificamente a este tipo de deficiência.
Tópicos Deste Artigo
See more on brasilescola.uol.com.br
O Que É A Vitamina D?
-
Vitamina Dé um termo adotado para referir-se a uma molécula que apresenta quatro anéis de colesterol. Apesar de ser conhecida como uma vitamina, esse nutriente orgânico é bem diferente das outras substâncias desse tipo, uma vez que é produzido no nosso corpo e não obtido apenas na nossa alimentação. A substância, portanto, pode ser considerada um hormônio. A vitamina D é encontrada sob duas formas distintas, as quais são equival…
Funções Da Vitamina D No Organismo
-
A vitamina D apresenta papel importante no funcionamento adequado do nosso organismo. Sem dúvidas, uma das principais funções atribuídas a ela é o seu papel nometabolismo do cálcio e da formação óssea. Não obstante, a vitamina D está envolvida também em outros processos fisiológicos, sendo sua deficiência relacionada, por exemplo, com o desenvolvimento de diabetes melito tipo 1, alergia alimentar, neoplasias, entre …
Deficiência de Vitamina D
-
A deficiência de vitamina D é uma situação relativamente comum na população e pode apresentar como causas: exposição solar inadequada, síndromes de má absorção, obesidade, maior pigmentação da pele, e uso de alguns medicamentos. Vale salientar que existe muita discussão a respeito de qual seria o nível ideal de vitamina D no organismo. De acordo com a publicação “Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/M…
Fontes de Vitamina D
-
A vitamina D pode ser conseguida por meio da alimentação e da síntese cutânea. A alimentação representa apenas uma pequena parcela do total de vitamina D no nosso organismo, sendo grande parte dela sintetizada pela pele. Estima-se que, praticamente, 90% da vitamina D corpórea sejam adquiridos pela síntese cutânea. Sendo assim, devemos expor-nos ao Sol para garantir uma maior produção de vitamina D. Entretanto, é preciso …
para Que Serve Vitamina D
Fontes de Vitamina D
-
A principal fonte de vitamina D é a sua produção na pele, o que acontece a partir da exposição aos raios solares. Por isso, é indicado que as pessoas de pele clara tomem sol pelo menos 15 minutos por dia, enquanto que as pessoas com a pele morena ou negra devem permanecer pelo menos 30 minutos expostas à luz solar. O ideal é que a exposição aconteça diariamente, com os braços e pernas expostos e que seja até às 10h ou após às 15h, …
quantidade Recomendada de Vitamina D
-
A quantidade recomendada de vitamina D por dia varia de acordo com a idade e a fase da vida, como explicado na tabela a seguir: O consumo de alimentos ricos em vitamina D não é suficiente para suprir as necessidades diárias desta vitamina e, por isso, é importante tomar sol diariamente. Em casos onde o sol não é suficiente, como acontece em países mais frios, ou de pessoas que possuem problemas de saúde que diminuem a absorç…
Níveis Bons de Vitamina D No Corpo E Como Medir
-
Os níveis de vitamina D considerados adequados pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, são acima de 20 ng/mL para pessoas saudáveis até 60 anos e entre 30 e 60 ng/mL para pessoas acima de 60 anos, mulheres grávidas, ou amamentando, pessoas com insuficiência renal ou síndromes de má absorção, por exemplo. Esses níveis pode…