A voçoroca é de açao humana podemos citar quais outras


O que e voçorocas e quais são as suas causas?

O termo vem do tupi-guarani e significa buraco grande. Por isso, são chamadas voçorocas (ou boçorocas) as grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. É um tipo de erosão tão acentuado que acaba expondo o lençol freático, isto é, a água que corre debaixo do solo.


Quais são as possíveis ações humanas que agravam o processo erosivo?

Entre as ações humanas que causam a formação de processos erosivos destaca-se a retirada das vegetações, que exercem a função de conter a força das águas e dos ventos (atuando como uma espécie de obstáculo) e ajudam a manter a firmeza do solo, através de suas raízes.


Quais atividades humanas podem intensificar a erosão pluvial?

A erosão é um processo natural, que nas últimas décadas tem sido acelerado pela ação humana (desmatamento, urbanização, queimadas, práticas agrícolas, exploração de minérios, etc.), que corresponde ao desgaste das rochas e dos solos, e que pode gerar inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais.


Quais são as consequências das voçorocas?

A erosão pode causar muitos danos, tanto ambiental quanto social e econômico. As áreas atingidas por voçorocas apresentam baixa fertilidade natural e o endurecimento da camada superior dos solos, com a formação de crostas e a consequente diminuição da infiltração da água da chuva.


Quais ações podem amenizar os processos erosivos?

Outras técnicas também são utilizadas para amenizar os efeitos erosivos, como o terraceamento (técnica de construir terraços, degraus nas encostas dos morros), o cultivo em curvas de nível (cultivos alternados nas diferentes altitudes dos morros), o plantio associado de culturas que expõem menos o solo, etc.


Como a ação do ser humano pode acelerar o processo de erosão exemplos?

A agricultura intensiva, o desmatamento, as estradas, as mudanças climáticas antropogênicas e a expansão urbana estão entre as atividades humanas mais significativas em relação ao seu efeito na estimulação da erosão.


O que é a atividade humana?

Significado de atividade humana: 1. Práticas sociais desenvolvidas pelos seres humanos.


Que consequências podem surgir no meio ambiente depois da ocorrência das voçorocas?

O processo de voçorocamento observado apresentou como principais impactos o avanço das voçorocas em direção às estradas, que resultou também no assoreamento dos canais nas proximidades das vias.


Quais medidas de prevenção para evitar o aparecimento de voçorocas?

A voçoroca pode ser prevenida com o plantio de árvores na beira dos buracos para evitar que o fluxo da água leve, consigo, terra e sedimentos, que são retidos por suas raízes. Devem, também, ser escavadas caixas de retenção ou drenagem da água para interromper o caudal.


Como ocorre a formação de voçorocas?

A voçoroca ou boçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.


Produção

A voz é produzida quando o ar respiratório (vindo dos pulmões) passa pelas pregas vocais, e por nosso comando neural, por meio de ajustes musculares, faz pressões de diferentes graus na região abaixo das pregas vocais, fazendo-as vibrarem.


Voz e comunicação

A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar. Ela é produto da sua evolução, um trabalho em conjunto do sistema nervoso, respiratório e digestivo, e de músculos, ligamentos e ossos, atuando harmoniosamente para que se possa obter uma emissão eficiente.


Eufonia e disfonia

À emissão de uma voz saudável damos o nome de eufonia. A uma voz doente, ou seja, com uma ou mais de suas características alterada, damos o nome de disfonia. A disfonia pode ser orgânica, funcional ou mista (orgânica-funcional).


Timbre

O timbre da voz humana depende das várias cavidades que vibram em ressonância com as pregas vocais. Aí se incluem as cavidades ósseas, cavidades nasais, a boca, a garganta, a traqueia e os pulmões, bem como a própria laringe.


Frequência

A mais baixa frequência que pode dar a audibilidade a um ser humano é mais ou menos a de 20 hertz (vibrações por segundo), enquanto a mais alta se encontra entre 10.000 e 20.000 hertz, o que depende da idade do ouvinte (quanto mais idoso menores as frequências máximas ouvidas).


Introdução

O presente estudo busca contextualizar aspectos relevantes da obra “A Condição Humana” de Hannah Arendt e suas contribuições para os estudos sobre a reconstrução dos Direitos Humanos.


1.Contextualização da obra A Condição Humana de Hannah Arendt

Na obra “A condição humana” Hanna Arendt apresenta, inicialmente, uma análise sobre o que é específico e genérico na condição humana através da compreensão das atividades: labor, trabalho e ação, as quais integram a vita activa.


2.O diálogo entre A Condição Humana e a Reconstrução dos Direitos Humanos de Celso Lafer

Na obra “A Reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt”, Celso Lafer inicia sua análise com o verso do poeta grego Arquíloco de que “muitas coisas sabe a raposa; mas o ouriço uma grande coisa”.


Mariane Morato Stival

Doutora em Direito pelo Centro Universitário de Brasília com estágio doutoral na Universidade Paris 1- Sorbonne. Pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente da UniEVANGÉLICA. Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília.


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.


Descrição geral

A voz humana consiste no som produzido pela vibração das pregas vocais modificado pelo trato vocal. A voz humana é usada para falar, cantar, gargalhar, bocejar, soluçar, chorar, gritar etc. Sua frequência varia entre 50 e 3400 Hz. De modo geral, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores – l…


Produção

A voz é produzida quando o ar respiratório (vindo dos pulmões) passa pelas pregas vocais, e por nosso comando neural, por meio de ajustes musculares, faz pressões de diferentes graus na região abaixo das pregas vocais, fazendo-as vibrarem. Esse mecanismo se assemelha ao balão, quando o secamos apertando sua “boca”, provocando um ruído agudo, fruto da vibração da borracha.


Voz e comunicação

A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar. Ela é produto da sua evolução, um trabalho em conjunto do sistema nervoso, respiratório e digestivo, e de músculos, ligamentos e ossos, atuando harmoniosamente para que se possa obter uma emissão eficiente. As pregas vocais (ou cordas vocais), primordialmente, não foram feitas para o uso da voz. Esta foi uma função na qual a laringe (loc…


Eufonia e disfonia

À emissão de uma voz saudável damos o nome de eufonia. A uma voz doente, ou seja, com uma ou mais de suas características alterada, damos o nome de disfonia. A disfonia pode ser orgânica, funcional ou mista (orgânica-funcional). Ela não é uma doença, mas o sintoma, uma manifestação de um mau funcionamento de um dos sistemas ou estruturas que atuam na produção da voz.


Timbre

O timbre da voz humana depende das várias cavidades que vibram em ressonância com as pregas vocais. Aí se incluem as cavidades ósseas, cavidades nasais, a boca, a garganta, a traqueia e os pulmões, bem como a própria laringe.


Frequência

A mais baixa frequência que pode dar a audibilidade a um ser humano é mais ou menos a de 20 hertz (vibrações por segundo), enquanto a mais alta se encontra entre 10.000 e 20.000 hertz, o que depende da idade do ouvinte (quanto mais idoso menores as frequências máximas ouvidas). A frequência comum de um piano é de 40 a 4.000 hertz e a da voz humana se encontra entre 50 e 3.400 hertz.


Ligações externas

• (em português) – Dia Mundial da Voz – Serviço de ORL do Hospital de Santa Maria, Lisboa
• (em português) – TTS Brasil – Blog sobre Vozes Sintéticas

Leave a Comment