Aonde encontra muda açai do pará


Quanto tempo leva para produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.


Qual é a altura de um pé de açaí?

20-25 maçaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Como fazer uma muda de cupuaçu?

Após retirar as sementes, lave-as em água corrente e deixe-as secar. A seguir, plante-as em um vaso (provisório) com areia limpa. Diz-se que areia de rio é a ideal para a germinação do cupuaçu. Mantenha esta areia sempre úmida e na sombra, se possível, até que o primeiro broto possa ser visto.


Como cuidar de um pé de açaí?

Quando ácidos e pobres em nutrientes, os solos necessitam de calagem e adubação. Aplique o calcário para elevar a saturação por bases a 60%, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporado com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.


Como é a raiz do pé de açaí?

Raízes do açaizeiro. As raízes são fasciculadas, densas e superficiais, providas de lenticelas e aerênquimas, que apresentam 1 cm de diâmetro e coloração avermelhada, sendo encontradas nos primeiros 30 cm a 40 cm do solo, formando um agregado na base do estipe.


Como é a árvore do açaí?

O açaí-solteiro possui apenas 1 estipe e geralmente é mais alto do que o açaí-de-touceira que possui perfilhamento. Açaí-solteiro, açaí-da-mata ou açaí (Euterpe precatoria Mart.) é uma palmeira nativa do oeste da Amazônia brasileira. Está distribuída entre os estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.


Quanto tempo leva para produzir o cupuaçu?

PRODUÇÃO Se estabiliza ao cinco anos após o início do plantio. Contudo, os primeiros frutos do cupuaçuzeiro surgem aos dois anos de idade da planta.


Como é a muda do pé de cupuaçu?

Árvores pequenas de até 10 metros de altura se cultivadas, e cerca de 18 metros quando silvestres. Ramos flexíveis. As folhas, muito grandes, chegam às vezes a cinquenta centímetros de comprimento, longas, de coloração ferrugínea na face inferior e verde na face superior.


Como plantar cupuaçu no vaso?

Como plantar em vasos ou hortaPegue um vaso de 50 litros e coloque no fundo cacos de telhas, pedra brita ou pedras não muito grandes para drenagem.Coloque húmus de minhoca e vermiculita.Pegue as sementinhas que já germinaram.Plante e cubra levemente com terra.Faça uma estaquia para apoio da planta.Irrigue.More items…


Qual a melhor maneira de plantar açaí?

Para seu correto cultivo, o terreno deve ser levemente inclinado, para facilitar a marcação das linhas de plantio e favorecer a conservação do solo. A textura deve ser média, porém, solos de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, deve-se optar por áreas já utilizadas com plantios sucessivos.


Como plantar açaí no vaso?

Idealmente, faça o cultivo das sementes até que os brotos surjam e estejam bem fortes em um vaso. Depois disso, com auxílio de ferramentas de jardinagem, abra covas no solo que tenham tamanho de pelo menos 40 centímetros de largura e profundidade, e faça o transplante das mudas.


Qual a distância de um pé de açaí para o outro?

Os espaçamentos indicados para o cultivo do açaizeiro solteiro visando à produção de frutos são baseados em observações de natureza prática, sendo os mais utilizados: 5 m x 5 m e 6 m x 4 m, com o manejo de 3 a 4 estipes por touceira (Tabela 1).


Como fazer o plantio de açaí?

Para seu correto cultivo, o terreno deve ser levemente inclinado, para facilitar a marcação das linhas de plantio e favorecer a conservação do solo. A textura deve ser média, porém, solos de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, deve-se optar por áreas já utilizadas com plantios sucessivos.


Qual é a região do açaí?

Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.


Quantos pés de açaí por hectare?

400 pésCada hectare tem cerca de 400 pés de açaí e gera 5 toneladas de fruto. “Prezo muito a sustentabilidade ambiental, mas também a econômica. Não dá para gastar R$ 18 mil por hectare em irrigação para plantar em terra firme.


Como plantar açaí no vaso?

Idealmente, faça o cultivo das sementes até que os brotos surjam e estejam bem fortes em um vaso. Depois disso, com auxílio de ferramentas de jardinagem, abra covas no solo que tenham tamanho de pelo menos 40 centímetros de largura e profundidade, e faça o transplante das mudas.


Mudas e sementes

Clique no ícone para exibir no mapa viveiros, produtores de sementes, produtores de materiais de propagação vegetativa e fontes de sementes e materiais de propagação vegetativa. Para obter mais informações, clique no município ou acesse as opções de navegação abaixo do mapa. Disponibilizados dados de MG, GO, PR, RJ e SP .


Opções de navegação

Fonte de dados: CSM/DFIA/SDA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os dados foram fornecidos pelos próprios produtores, nos formulários de declaração apresentados ao Ministério conforme exige a legislação e regula a Instrução Normativa MAPA nº 56/2011.


O que é?

Doação simplificada de mudas em quantidades iguais ou inferiores a 50 unidades por ano ou doação de mudas para eventos e atividades socioambientais, podendo envolver ações como: arborização urbana ou rural e ações educativas e ambientais. Ou seja, se tratam de doação de mudas não relacionadas a projetos de recuperação ambiental e reflorestamento.


Quem pode utilizar este serviço?

Proprietários ou posseiros rurais com propriedades ou posses de até 4 módulos fiscais; instituições públicas ou organizações sem fins lucrativos com finalidades socioeducativas; instituições públicas ou organizações sem fins lucrativos cuja finalidade seja a recuperação ambiental; Prefeituras Municipais e outras instituições com Termos de Cooperação firmados com o IEF, nos quais conste a doação de mudas como atribuição do Instituto..


Outros informações

O atendimento ao público alvo é dependente da disponibilidade de mudas. A produção e distribuição de mudas são diretamente relacionadas à viabilidade orçamentária e financeira da Instituição.

Leave a Comment