Aonde tomar açaí no xaxim

Quais as áreas de utilização do Xaxim?

O CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente – determinou no ano de 2001 a proibição da exploração e corte de todas as espécies ameaçadas de extinção em população naturais do bioma da Mata Atlântica. Atualmente possuímos áreas de preservação e plantio do xaxim espalhados pelo sul do Brasil, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

Qual é o nome científico do Xaxim?

Seu nome científico é Dicksonia Sellowiana, e ao que tudo indica está presente nesse mundo desde a época dos dinossauros. Xaxim na verdade é o nome vulgar ou apelido para samambaiaçu, e faz parte do grupo das samambaias – avencas, cavalinhas ou pteridófitas – arborísticas e aéreas.

Qual a importância do Xaxim para as plantas?

Antigamente, e até 16 anos atrás, era bastante comum usar vaso de xaxim para as plantas, como uma opção natural e bonita. Aliás, não apenas nos vasos, o xaxim também era usado como substrato, em especial para orquídeas, por ser muito leve e nutritivo ao mesmo tempo. Porém, a produção e venda desse material natural foi proibida.


O que são aminoácidos?

Os aminoácidos são as unidades que compõem as proteínas. Basicamente, são moléculas orgânicas formadas por ligações de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Alguns apresentam também na sua composição enxofre e fósforo.


Para que servem os aminoácidos essenciais?

Cada um dos aminoácidos essenciais tem funções específicas e vitais para o bom funcionamento do organismo. Eles são necessários para a construção de tecidos, músculos, alguns hormônios e enzimas. São adquiridos por meio dos alimentos ou da suplementação.


Quem pode se beneficiar dos aminoácidos essenciais?

A ingestão de aminoácidos essenciais é muito importante, principalmente, para as funções citadas acima. Além disso, por contarem com amplos benefícios para o organismo, as substâncias ganham destaque na dieta de alguns grupos, como:


Onde encontrar os aminoácidos essenciais?

As fontes de aminoácidos essenciais estão em alimentos ricos em proteína animal e vegetal, assim como em suplementos produzidos com elas. Veja abaixo.


Como tomar aminoácidos essenciais?

Para quem treina, o consumo de suplementos de AA pode ser feito antes ou depois da atividade física, com o intuito de fortalecer a função muscular e recuperar os músculos. Já para outros objetivos, como efeito de ativação, podem ser consumidos pela manhã.


Como a amoxicilina funciona?

A amoxicilina possui excelente farmacocinética, ou seja, independentemente da apresentação, ela é rapidamente absorvida e distribuída pelos tecidos, até que chega a seu alvo, efetua sua ação, se transforma em um produto a ser eliminado (metabolização). Ao finalizar sua tarefa, ela sai do corpo pela via renal.


Conheça as apresentações disponíveis

A amoxicilina é um antibiótico oral. O medicamento de referência é o Amoxil®. Mas você também pode encontrar as versões genéricas que terão as seguintes apresentações:


Contraindicações da amoxicilina

Pessoas com histórico de hipersensibilidade à penicilina podem ter reações graves e até fatais. Geralmente esses casos se relacionam a indivíduos com histórico de alergia a antibióticos betalactâmicos como as penicilinas e cefalosporinas. O risco anafilático é possível, mas raro.


Estou grávida? Posso usar amoxicilina?

Sim. Ela poderá ser usada desde que a paciente esteja sob acompanhamento médico, único profissional capaz de avaliar o custo/benefício de sua utilização.


Uso anticoncepcional. O medicamento corta o seu efeito?

Sim. “A razão para isso é que a amoxicilina pode reduzir o efeito do anticoncepcional. Por isso, durante o tratamento é aconselhável que a pessoa faça uso de métodos de barreira como a camisinha para garantir a proteção desejada”, fala Danyelle Cristine Marini, farmacêutica e diretora do CRF-SP.


Existe uma melhor hora do dia para usar esse medicamento?

Não. O importante é que ele seja ingerido na forma indicada pelo médico ou dentista (que pode ser de 8 em 8 horas ou 12 em 12 horas, a depender da apresentação) e não interrompa seu uso antes do final do tratamento, mesmo quando houver melhora dos sintomas após a primeira dose.


O que faço quando esquecer de tomar o remédio?

Tome assim que lembrar e reinicie o esquema de uso do medicamento. É desaconselhado tomar doses em dobro de uma vez para compensar a dose que foi esquecida.


Se você quiser continuar plantando com opções naturais, veja quais são as melhores

Antigamente, e até 16 anos atrás, era bastante comum usar vaso de xaxim para as plantas, como uma opção natural e bonita. Aliás, não apenas nos vasos, o xaxim também era usado como substrato, em especial para orquídeas, por ser muito leve e nutritivo ao mesmo tempo.


Por que o vaso e o substrato de xaxim foram proibidos?

O motivo é simples: por conta da exploração comercial excessiva do xaxim, que é a planta conhecida também por samambaiaçu-imperial ( Dicksonia sellowianna ), ele entrou para a lista de espécies ameaçadas de extinção na flora brasileira.


Usos do Xaxim

Por ser conhecido como uma planta com um caule bonito e resistente, o xaxim vem sendo muito utilizado como vaso para plantas ao longo dos anos, como já citamos.


Como Cultivar Xaxim

Com essa ameaça de extinção da espécie, não poderíamos apenas te ensinar a podar o xaxim e não ensinar a cultivar, se você podar um xaxim, cultive outro. A extinção do xaxim está sendo causada pela ação humana e você com certeza não quer contribuir para isso.


Como Podar o Xaxim

A má notícia é: você não pode podar o xaxim. Por se tratar em uma espécie em extinção, nem existem informações sobre a poda da planta e como fazê-la; já que o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) proíbe essa prática na tentativa de preservar a espécie.


A Fibra de Coco

Denominada cientificamente de coxim, a fibra de coco está cada vez mais conhecida entre as pessoas que usam o xaxim como vaso para as plantas. Em aparência, ela pode até ser confundida com o xaxim, apesar de ela ser mais drenável e apresentar maior resistência na sua estrutura.


Nó-de-Pinho

Um gomo produzido na planta Araucária, os nós são extraídos do caule dos pinheiros que já se encontram em um estado de composição, e não possuem nenhum elemento tóxico para o cultivo das plantas.


Carvão Vegetal

Outro excelente substituto para o xaxim é o carvão vegetal, que sempre deve ser utilizado em estado novo (reutilizar carvão poderá danificar a sua planta). Ele é muito bom para locais úmidos, no caso de locais secos, é necessário colocar outro substrato que retém umidade junto.

Leave a Comment