Com a açao realizada na materia o governo brasileiro

Quando foi estabelecido o governo geral no Brasil?

O governo-geral foi estabelecido no Brasil pela Coroa Portuguesa em 1548 como forma de centralizar a administração e promover o desenvolvimento da colônia.

Quais são as ações do governo de Obama?

Outra medida de grande repercussão do governo Barack Obama foi o programa de reestruturação do sistema de saúde do país, o Patient Protection and Affordable Care Act, mais conhecido como Obamacare.

Qual foi o objetivo do Governo Geral?

O Governo Geral representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias.

Qual foi a primeira ação do governador geral?

O governo-geral foi estabelecido no Brasil pela Coroa Portuguesa em 1548 como forma de centralizar a administração e promover o desenvolvimento da colônia. A cidade de Salvador foi criada por decisão do governador-geral Tomé de Sousa em 1549 Ouvir: Governo-geral no Brasil Colônia – História do Mundo 0:00


Quando foi implantado o Governo-Geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo que a Coroa de Portugal implantou na América Portuguesa em 1548. Esse governo foi estabelecido a fim de substituir e complementar o sistema de Capitanias Hereditárias, que não havia dado o retorno esperado.


Primeiro Governo-Geral

O primeiro Governo-Geral instalado na América Portuguesa foi ocupado por Tomé de Sousa, um fidalgo português que chegou à região da Bahia em 1549, acompanhado por, aproximadamente, mil pessoas. A primeira tarefa ordenada por Tomé de Sousa em seu cargo foi a construção de Salvador em um local estratégico, escolhido pelo próprio governador-geral.


Outros governadores-gerais

Após Tomé de Sousa, o Brasil foi governado por Duarte da Costa (1553-1558) e por Mem de Sá (1558-1572). Durante o governo de Duarte da Costa, os indígenas passaram a ser tratados de forma hostil, e um grande número deles foi escravizado. Essa relação com os indígenas quase colocou a perder o trabalho desenvolvido por Tomé de Sousa.


Situação de emergência internacional

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou na semana passada uma situação de emergência de saúde pública internacional por causa do surto do novo coronavírus.


Local da quarentena ainda está em estudo

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse em entrevista à Rádio Gaúcha que um voo fretado pelo Brasil deve decolar até a terça-feira a caminho da China e retornar na quinta ou sexta-feira.


PL da quarentena enviado ao Congresso

O governo também enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que tramitará em regime de urgência para estabelecer as normas legais para a realização de quarentena no país.


Governo constitucional e a radicalização da política

O governo constitucional de Getúlio Vargas foi iniciado em meio ao clima de grande expectativa a respeito da democratização da nação. Essa expectativa era resultado da promulgação da Constituição de 1934, considerada, em partes, bastante avançada.


Grupos políticos

O cenário da política nacional radicalizou-se, e grupos políticos surgiram como reflexo das duas tendências políticas que estavam em evidência no mundo.


Construção do Estado Novo

A Intentona Comunista de 1935 foi o pretexto que Vargas precisava ter para acentuar sua postura no sentido de implantar um regime autoritário no Brasil. Mas é importante ressaltar que, antes disso, o governo de Vargas já dava sinais que estava caminhando para isso.


Golpe do Estado Novo

O Estado Novo, período ditatorial em que Vargas governou o país, foi criado com o apoio do Exército.


A Federação Brasileira

Superada essa parte teórica inicial, vamos adentrar na Constituição. Primeira informação importante é dizer que temos quatro entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), todos esses autônomos, porém apenas a República Federativa do Brasil é de fato soberana.


Alterações na estrutura da federação

A forma federativa é uma cláusula pétrea para nossa Constituição, entretendo essa regra não impede que seja realizada alterações na estrutura da federação, assim vejamos as possíveis Reorganizações do espaço territorial


Vedações Federativas

A Constituição trouxe algumas vedações aos entes federados, com a finalidade de tornar mais harmoniosa suas interações e garantir a igualdade entre os cidadãos.


Considerações Finais

Chegamos ao final do artigo sobre a organização dos estados, espero que tenham gostado. Saliento que os resumos não têm por objetivo substituir as aulas, pois essas são muito mais aprofundadas, abordando aspectos além da literalidade, como doutrina e jurisprudência.


Contexto histórico do governo João Goulart

O Brasil, durante o governo de Jango, estava inserido dentro de uma fase da nossa história conhecida como Quarta República (1946-1964). Essa fase é conhecida também como a primeira experiência democrática do Brasil – embora ainda com muitas limitações.


Posse de João Goulart

Foi nesse contexto que João Goulart, chamado também de Jango, assumiu. Até agosto de 1961, ele era vice-presidente do Brasil, mas em 25 de agosto, o então presidente, Jânio Quadros, em uma tentativa de realizar um autogolpe, renunciou seu cargo.


Jango na presidência

Podemos dizer que o governo de Jango esteve dividido em duas fases: uma parlamentarista e outra presidencialista. A presidencialista estendeu-se de setembro de 1961 a janeiro de 1963 e, de janeiro de 1963 a março/abril de 1964, foi a fase presidencialista.


Conspiração contra João Goulart

No meio de todos esses acontecimentos, uma conspiração que mobilizava grupos civis, militares e interesses dos Estados Unidos estava em curso. O governo americano considerava o governo de João Goulart muito à esquerda e, por isso, passou a financiar grupos conservadores e reacionários para desestabilizar politicamente Jango.


Golpe de 1964

Em 1964, a situação do país continuava tensa. Os grupos que conspiravam contra Jango tinham uma estratégia de derrubada do governo avançada. E Jango, vendo-se politicamente atado e sem conseguir realizar suas reformas, resolveu guinar seu governo à esquerda, em 13 de março de 1964, no conhecido discurso da Central do Brasil.


Artigos Relacionados

Descubra o que é o estado de sítio. Veja como ele pode ser implantado, em quais situações isso pode ser feito, o que muda com ele, e os momentos em que ocorreu.


Eleição de 2008

A eleição de 2008 marcou a escolha de Barack Obama para ser o 44º presidente dos Estados Unidos a partir de 2009. Essa escolha foi resultado de uma longa campanha política que se iniciou ainda em 2007, quando Obama decidiu se candidatar à presidência. Na época, ele era senador pelo estado de Illinois.


Governo Barack Obama

O governo Barack Obama se estendeu de 2009 a 2017, portanto ele foi presidente dos Estados Unidos em dois mandatos (em 2012, ele derrotou o republicano Mitt Romney). Seu governo foi considerado histórico, pois ele foi o primeiro afro-americano a tornar-se presidente do país. Obama sucedeu George W. Bush e assumiu o governo em um momento delicado.


Críticas ao governo Obama

Quando Obama encerrou seu governo, em 2017, pesquisas apontavam uma alta popularidade do presidente dos Estados Unidos. Ainda assim, ele sofreu fortes críticas por determinadas ações.


Fim do governo Obama

Após oito anos de governo, Barack Obama realizou a transição de poder — nos Estados Unidos, é permitida apenas uma reeleição ao presidente. Barack Obama transmitiu a presidência para o republicano Donald Trump, candidato ultraconservador que venceu a eleição presidencial de 2016, derrotando a candidata democrata Hillary Clinton.

Leave a Comment