Como é a açao no organismo de agentes toxicos

image

Full
Answer

Quais são os agentes tóxicos?

Quais são os agentes tóxicos? agentes tóxicos teratogênicos – são aqueles capazes de produzirem alterações no desenvolvimento do feto (mercúrio, selênio, manganês); agentes tóxicos carcinogênicos – são aqueles capazes de induzirem a transformação de células normais em células cancerígenas (benzeno, asbesto, formaldeído, anilina).

Quais são os tipos de tóxicos?

Perigo para a saúde (tóxicos, muito tóxicos, corrosivos, sensibilizantes, irritantes, mutagénicos, cancerígenos, tóxicos para a reprodução); Perigo para o ambiente (tóxicos para o meio aquático, perigosos para a camada de ozono).

Qual a diferença entre agente tóxico e veneno?

agentes tóxicos teratogênicos – são aqueles capazes de produzirem alterações no desenvolvimento do feto (mercúrio, selênio, manganês); agentes tóxicos carcinogênicos – são aqueles capazes de induzirem a transformação de células normais em células cancerígenas (benzeno, asbesto, formaldeído, anilina). Qual a diferença entre agente tóxico e veneno?

Quais são as vias de absorção das substâncias tóxicas?

Muitas substâncias químicas podem ser absorvidas diretamente pelo organismo através de uma pele saudável (por conta- to). Lembre que uma vez que a substância for absorvida pela pele, ela vai parar na circulação sanguínea e ser transportada para um ou vários órgãos, onde produz então os efeitos tóxicos (Figura 5.2).

image


Qual é a principal via de penetração no organismo no caso de intoxicação?

A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele. Falaremos agora sobre cada uma dessas vias de exposição das substâncias tóxicas.


O que é a biotransformação de um agente tóxico em nosso organismo explique as etapas é sua importância?

O termo biotransformação descreve como os organismos transformam as substâncias tóxicas absorvidas em outras de menor toxicidade e em geral solúveis em água, ou em metabólitos de maior toxicidade como é o caso do ácido fórmico na biotransformação do metanol. Neste processo o fígado cumpre uma função importante.


Qual o fluxo do agentes tóxicos no organismo?

As substâncias podem permanecer retidas no apare lho respiratório – aí ocasionando o seu efeito tóxico – ou serem absorvidas (através da membrana respiratória alveolar e da parede dos vasos alveolares pulmonares) para o transporte sanguíneo e daí para diferentes sítios orgânicos onde exercerão seu efeito principal.


Quais são as fases do processo de intoxicação?

Fases de intoxicação Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.


O que é fase toxicocinética?

Fase Toxicocinética: corresponde ao período de “movimentação” do agente tóxico no organismo. Nesta fase destacam-se os processos de absorção, armazenamento, biotransformação e eliminação do agente tóxico ou de seus metabólitos pelo organismo.


O que se estuda na toxicologia ocupacional?

Toxicologia Ocupacional: o diagnóstico da exposição a riscos químicos no trabalho. Um dos objetivos da Medicina do Trabalho é a prevenção dos danos à saúde causados pelos agentes químicos no ambiente laboral.


Como ocorre a toxicidade?

Os maiores fatores que influenciam na toxicidade de uma substância são: freqüência da exposição, duração da exposição e via de administração. Existe uma relação direta entre a freqüência e a duração da exposição na toxicidade dos agentes tóxicos.


Quais são as quatro formas de administração de uma substância tóxica no organismo?

São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.


Como ocorre o efeito tóxico alergico?

As reações alérgicas são um grupo especial de efeitos adversos. A exposição a uma substância química antigênica resulta na interação desta com algumas proteínas para formar complexos denominados antígenosque provocam a formação de anticorpos.


Quais são os 3 tipos de intoxicação?

Ouça este artigo:A intoxicação ocorre quando uma substância entra em contato com um organismo e provoca uma série de efeitos adversos, afetando a homeostase dele, rompendo o equilíbrio orgânico.Tipos de intoxicação.Intoxicação alimentar.Intoxicação por medicamentos.


Quais são as formas de intoxicação?

Além disso, a intoxicação pode ser aguda, quando causa sinais e sintomas após um único contato com a substância, ou crônica, quando seus sinais são sentidos após acúmulo da substância no organismo, consumidos por muito tempo, como acontece nas intoxicações por medicamentos como Digoxina e Amplictil, por exemplo, ou por …


Quais são os dois tipos de intoxicação?

A intoxicação aguda é provocada pela exposição pontual e breve a uma substância tóxica muito nociva ou não tão prejudicial, mas em quantidades elevadas, na qual as manifestações evidenciam-se mais ou menos de imediato. Por outro lado, a intoxicação crónica é provocada pela exposição persistente a uma substância tóxica.


Classificação Dos Agentes Químicos de Acordo Com A Sua Perigosidade

Image
Os produtos químicos são considerados perigosos quando apresentam riscos para o homem ou para o ambiente, devido às suas características físico-químicas, toxicológicas e/ou ecotoxicológicas. Nesta perspetiva, podemos classificar os agentes químicos em três grupos, de acordo com o respetivo: 1. Perigo físico (ex…

See more on advancecare.pt


Rotulagem

  • Os produtos químicos considerados perigosos devem ser acompanhados de uma ficha de dados de segurança disponibilizada pelo fornecedor, e o respetivo recipiente deve estar adequadamente rotulado. O rótulo é, para o utilizador, a primeira fonte de informação acerca do produto, pelo que deve estar escrito em língua portuguesa. É importante lê-lo e compreendê-lo. A classificação e r…

See more on advancecare.pt


Risco Químico

  • Os produtos perigosos são utilizados em toda a parte. É possível que estejam armazenados no nosso local de trabalho ou nas suas imediações. É possível que tenhamos que manipulá-los. Existe risco químico quando no local de trabalho se verifica a presença de agentes químicos suscetíveis de provocar efeitos adversos nos trabalhadores expostos (acidentes de trabalho e d…

See more on advancecare.pt


Gestão Do Risco No Local de Trabalho

  • O empregador deve identificar os agentes químicos perigosos existentes nos locais de trabalho e avaliar os seus riscos. O primeiro princípio da prevenção é a eliminação do perigo, ou seja, substituir o que é perigoso pelo que é isento de perigo ou menos perigoso. As medidas de prevenção e de proteção contra os riscos dos agentes químicos devem assentar no seguinte: 1…

See more on advancecare.pt

Leave a Comment