Como a açao antrópica pode influir nas planicies de inundação


Quais são as ações humanas que influenciam na ocorrência de enchentes?

Chuvas intensas, impermeabilidade do solo, destinação incorreta de lixo, problemas de drenagem e ocupação do solo são as principais causas das enchentes nas regiões brasileiras. Aqui no Brasil, os primeiros meses do ano são sempre repletos de fortes chuvas que ocasionam enchentes.


O que causa a inundação?

As principais causas estão relacionadas à impermeabilização do solo, construções irregulares, deposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso, a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para se infiltrar, escoando com maior rapidez e causando alagamentos.


O que são várzeas ou planícies de inundação?

planície de inundação. Planície desenvolvida sobre a calha de um vale preenchido por terrenos aluvionares e que apresenta meandros fluviais divagantes devido a baixa declividade do curso do rio que, em épocas de cheia, extravasa do canal fluvial e inunda a região.


O que é o processo de inundação?

A inundação é o processo que ocorre quando as águas do rio transbordam em função das chuvas e ocupam a área ao lado do rio, que são chamadas de planícies fluviais ou várzeas. A enchente (ou cheia) é o fenômeno em que as águas chegam até o ponto mais alto do rio, mas não transbordam.


Quais são os principais efeitos da inundação para a população?

Quanto aos efeitos das enchentes e inundações, no geral, são tidas como tragédias, com inúmeras mortes como as noticiadas pela mídia, além dos danos causados em veículos, destruição do solo, quedas de árvores e do espaço urbano, em detrimento da população da região afetada, diante dos prejuízos material e moral …


O que pode causar o excesso de chuvas?

Altas temperaturas e diminuição da camada de Ozônio são as principais causas da ocorrência de chuvas intensas, o que traz enchentes, inundações e destruições para as cidades.


Quais são os tipos de inundações?

Existem três tipos de inundação:Inundação fluvial: quando ocorrem fortes chuvas que causam o transbordamento da água de rios e lagos;Inundação marítima: originada por grandes ondas e ressacas;Inundação artificial: causada por falhas humanas, como rompimento de barragens, acidentes na operação de comportas etc.


Qual o que é várzea?

As áreas marginais inundadas periodicamente pelas águas de rios, lagos, igarapés, paranás e furos é que iremos denominar de terreno de várzea. A várzea é um fenômeno natural que sofre influência de fatores hidrográficos, climáticos, edáficos e florísticos.


Como se formam as várzeas?

Os rios que inundam a várzea são de água branca, como os rios Amazonas, Madeira e Solimões, que possuem grande quantidade de sedimentos em suspensão originados dos Andes. A deposição de sedimentos e de matéria orgânica submersa torna os solos da várzea naturalmente férteis.


Quais são as consequências das inundações?

– Inundação de residências e vias públicas. – Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc. – Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras.


Qual a diferença entre inundação alagamento e enxurrada?

Enxurrada: é o escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, originado em eventos chuvosos intensos ou extremos. Alagamento: é o acúmulo momentâneo de águas em determinados locais por deficiência no sistema de drenagem, cobrindo obre pequena parte da planície.


Qual é a diferença entre enchentes e inundações?

Enchente (ou Cheia) – é o transbordamento natural do nível de água de rios e canais devido a chuvas muito intensas. Inundação – A inundação é o transbordamento de água num determinado território.


sábado, 24 de agosto de 2013

Planaltos: São formas de relevo elevadas, com altitudes superiores a 300 metros. Podem ser encontradas em qualquer tipo de estrutura geológica. Nas bacias sedimentares, os planaltos caracterizam-se pela formação de escarpas em áreas de fronteira com as depressões. Formam também as chapadas, extensas superfícies planas de grande altitude.


PLANALTO, PLANÍCIE E DEPRESSÃO

Planaltos: São formas de relevo elevadas, com altitudes superiores a 300 metros. Podem ser encontradas em qualquer tipo de estrutura geológica. Nas bacias sedimentares, os planaltos caracterizam-se pela formação de escarpas em áreas de fronteira com as depressões. Formam também as chapadas, extensas superfícies planas de grande altitude.


O primeiro plano

Se ainda não o fez, recomendamos que comece por criar o PIC do utente, acedendo a “Apoio AVD” e definindo o plano de cuidados em cada uma das suas vertentes (higiene pessoal, vestuário, posicionamentos, etc.). Dessa forma, tirará partido de todas as capacidades de integração de informação do Ankira.


Acompanhamento e avaliação

Uma vez criado, e durante o período que estiver configurado, o plano fica em vigor ( i.e. a ser executado). A qualquer momento, pode ser acedido e ajustado quanto aos seus parâmetros e os objetivos podem ser revistos.


Favoritos

Em muitas situações, o tipo de intervenção face a determinados problemas ou necessidades é tipificado (por exemplo, para hipertensos, pode ter na coluna da intervenção “Avaliação regular da tensão arterial”). Para agilizar a criação dos PII, o Ankira tem uma funcionalidade de objetivos “favoritos” para essas situações.


Configurar o modelo

O modelo de PII disponibilizado por defeito pelo Ankira tem, para a tabela de objetivos, 3 áreas pré-definidas: Autonomia funcional, Apoio clínico e Psicossocial.


O Primeiro Plano

Image
Se ainda não o fez, recomendamos que comece por criar o PIC do utente, acedendo a “Apoio AVD” e definindo o plano de cuidados em cada uma das suas vertentes (higiene pessoal, vestuário, posicionamentos, etc.). Dessa forma, tirará partido de todas as capacidades de integração de informação do Ankira. Crie ag…

See more on help.ankira.pt


Acompanhamento E Avaliação

  • Uma vez criado, e durante o período que estiver configurado, o plano fica em vigor ( i.e.a ser executado). A qualquer momento, pode ser acedido e ajustado quanto aos seus parâmetros e os objetivos podem ser revistos. Durante esse período, e até ao momento de avaliação, os dados dos separadores “Evolução” e “Registos” vão sendo automaticamente atualizados. A avaliação p…

See more on help.ankira.pt


Favoritos

  • Em muitas situações, o tipo de intervenção face a determinados problemas ou necessidades é tipificado (por exemplo, para hipertensos, pode ter na coluna da intervenção “Avaliação regular da tensão arterial”). Para agilizar a criação dos PII, o Ankira tem uma funcionalidade de objetivos “favoritos” para essas situações. No fim de cada linha da tabela dos objetivos encontra o botão …

See more on help.ankira.pt


Configurar O Modelo

  • O modelo de PII disponibilizado por defeito pelo Ankira tem, para a tabela de objetivos, 3 áreas pré-definidas: Autonomia funcional, Apoio clínico e Psicossocial. Para cada objetivo existem 4 campos principais (Necessidades, Objetivos, Intervenção e Responsável), aos quais se juntam 2 (Avaliação e Observações) geralmente associados ao momento de avaliação. Cada instituição …

See more on help.ankira.pt


Perguntas Frequentes

  • O que acontece se duas pessoas estiverem a alterar um plano ao mesmo tempo? O Ankira deteta quando duas pessoas estão a editar a mesma versão do plano. Nessas situações, acontece o seguinte: 1. A primeira pessoa grava as alterações que fez, sem qualquer notificação, como se fosse a única a trabalhar no plano; 2. Quando a segunda pessoa tenta gravar, o sistema verifica …

See more on help.ankira.pt

Leave a Comment