Como a açao antropica interfere no efeito estufa


Quais são as consequências da ação antrópica?

Consequentemente, ações como desflorestamento, poluição de mares e rios com esgoto industrial e agrotóxicos, empobrecimento dos solos, poluição atmosférica têm provocado uma intensa degradação do meio ambiente.


Como as ações antrópicas influenciam no clima?

→ Exemplos de ações antrópicas negativas Aquecimento global: em decorrência da intensa emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, o mundo passou a sentir a elevação da temperatura. A camada de gás que se forma impede a dispersão da radiação solar, provocando um aquecimento anormal do planeta.


Como a poluição interfere no efeito estufa?

A queima desses combustíveis fósseis lança monóxido e dióxido de carbono (o famoso gás carbônico) em excesso na atmosfera. Estes dois gases são os grandes causadores do efeito estufa e o aumento de sua concentração na atmosfera é considerado o fator primário do aquecimento global.


Quais são as principais causas do efeito estufa?

A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.


O que é uma ação antrópica?

Ações antrópicas referem-se às ações realizadas pelo homem. Desde o início da civilização, o homem altera o meio em que vive por meio de suas ações. Nos primórdios, o homem retirava da natureza somente aquilo de que precisava para seu sustento, o que não causava tanta interferência no meio ambiente.


Quais são as consequências dessas ações para o meio ambiente e para a população?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.


Como o efeito estufa e a poluição do ar interferem na temperatura do nosso planeta?

O problema do efeito estufa começa quando a atmosfera retém mais calor e, como consequência, aumenta a temperatura da Terra além do normal – é o famoso aquecimento global. Isso acontece por causa da emissão de gases em excesso, através de indústrias e carros, por exemplo.


Quais são os poluentes que emitimos que aumentam o efeito estufa?

Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).


Como é o processo de efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural e benéfico para nós. Certos gases presentes na atmosfera retêm parte da radiação térmica emitida pela superfície terrestre depois de ter sido aquecida pelo sol, mantendo a temperatura do planeta em um nível adequado para o desenvolvimento da vida.


Quais são as causas e as consequências do efeito estufa Brainly?

Causas: Acontece por conta dos gases concentrados na atmosfera, onde formam uma camada que facilita a passagem de raios. Consequências: Aumento do nível dos mares, derretimento das calotas de gelos, aumento de furacões, maremotos, terremotos, enchentes, e muitos outros.


Quais são as causas e os efeitos do aquecimento global?

A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.


O que e o efeito estufa e as suas consequências?

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.

Leave a Comment