Como a açao antropica modificou o espaço geografico brasileiro


Como a ação antrópica modifica a transformação do espaço?

Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros.


Quais são as consequências da ação antrópica?

Consequentemente, ações como desflorestamento, poluição de mares e rios com esgoto industrial e agrotóxicos, empobrecimento dos solos, poluição atmosférica têm provocado uma intensa degradação do meio ambiente.


Quem modifica o espaço geográfico brasileiro?

O espaço geográfico é transformado pela ação humana. O espaço geográfico é o principal conceito da ciência geográfica. Em estudos geográficos diversos, tal conceito está ligado à ideia de transformação via ação antrópica. Ele é formado pela sociedade e pela natureza por meio de uma relação intrínseca.


O que leva a modificação do espaço geográfico?

São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água. As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.


Quais as principais consequências das ações irresponsáveis do mundo humano sobre o mundo animal?

“As consequências da mudança no deslocamento dos animais podem ser profundas e levar à redução da aptidão, menores chances de sobrevivência, taxas reprodutivas mais baixas e até mesmo extinção”, assinalou.


Quais são as consequências dessas ações para o meio ambiente e para a população?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.


Qual é o principal agente transformador do espaço geográfico?

No entanto, o principal agente de produção e transformação do espaço geográfico é o Estado.


Qual é a marca do espaço geográfico brasileiro?

O Brasil limita-se com todos os países da América do Sul, exceto: Chile, Equador e Trinidad e Tobago. A maior fronteira brasileira é notada no contato com o Oceano Atlântico (nordeste, leste e sudeste). Brasil, país cortado simultaneamente pelo Trópico de Capricórnio e Linha do Equador.


Qual é o principal responsável pela mudança da paisagem?

As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.


Que motivo leva o ser humano a modificar a natureza?

Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.


Que razões levam o ser humano a modificar o ambiente natural?

O homem modifica a paisagem natural (que é formada por florestas, montanhas, rios) porque possui necessidades que são infinitas. Na prática, essas necessidades podem ser vistas com o desmatamento de terras para o cultivo de alimentos (agricultura) e habitação (construção de cidades, casas, prédios e pontes).


Por que o ser humano provoca mudanças no espaço onde vive?

O Homem provoca constantes modificações no espaço onde vive para atender suas principais necessidades, seja elas de moradia, alimentos ou proteção. Uma das principais intervenções humanas na paisagem natural foi o processo de Urbanização.

Leave a Comment