Como a açao de um individuo pode alterar indicaderes ambientais

Como fazer uma gestão organizacional apoiada nos indicadores ambientais?

A gestão organizacional apoiada nos indicadores ambientais deve ser construída avaliando as características da organização, os processos industriais, perfil cultural e educacional dos gestores e definição da legislação ambiental. Uma forma prática de criar indicadores ambientais eficientes é a partir dos requisitos propostos pela ISO 14001.

Como tratar de Meio Ambiente e sustentabilidade?

Ao tratar de meio ambiente e sustentabilidade, é preciso não só começar, mas também manter e melhorar continuamente os processos, criando fatores que possam ser controláveis e otimizados. De nada adianta ter um indicador com uma meta que não agrega valor ou ter muitos indicadores que não auxiliam em nada.

Como os indicadores ambientais podem auxiliar a sua empresa?

Como os indicadores ambientais podem auxiliar a sua empresa? No cenário atual, o mercado está cada vez mais competitivo, tornando-se um desafio se destacar em meio a sistemas complexos e imprevisíveis. Assim, as indústrias precisam lançar mão de inovações e implementações para se manterem competitivas.

Quais são os indicadores de condição ambiental?

Já os indicadores de desempenho operacional IDO proporcionam informações relacionadas as operações do processo produtivo da empresa com reflexos no seu desempenho ambiental, tais como o consumo de água , energia ou matéria prima. Escolha dos Indicadores de Desempenho Operacional – IDO: relacionam-se diretamente com:


Como os indicadores ambientais podem?

Os indicadores ambientais podem ser divididos em três dimensões: pressões, condições e respostas. Os indicadores de pressão estão ligados as atividades humanas, como por exemplo, volume de efluente gerado, redução da cobertura vegetal, disposição de resíduos sólidos.


Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes das ações da sociedade?

– Reciclagem; – Uso racional de água e da energia; – Utilização de produtos biodegradáveis e ecológicos; – Entre outras.


Como o meio ambiente afeta a saúde da população?

Alguns efeitos nocivos da degradação ambiental para a nossa saúde são mais perceptíveis, como a poluição do ar nos centros urbanos, a falta de tratamento de esgotos e áreas contaminadas por produtos químicos, mas há outras maneiras dessa degradação afetar a saúde humana.


Por que utilizar indicadores ambientais?

Com os indicadores ambientais é possível demostrar para os clientes, fornecedores e investidores a eficiência dos processos e os níveis dos impactos provocados ao meio ambiente.


Quais são as possíveis soluções para os problemas ambientais?

→ Soluções para os problemas ambientais no BrasilReflorestar;Preservar a vegetação nativa;Não realizar queimadas;Não alterar cursos d’água;Aumentar a utilização de energias renováveis;Reduzir o uso de combustíveis fósseis;Manter veículos regulados e, sempre que possível, andar a pé;Economizar energia elétrica;More items…


Quais são as medidas que podem ser adotadas para diminuir as consequências negativas das atividades desse setor?

7 dicas para sua empresa evitar o impacto ambiental de resíduosDica 1: mapear a geração de resíduos por fonte geradora.Dica 2: entender o tipo de resíduo que é gerado.Dica 3: Reciclar os resíduos.Dica 4: destinar a um aterro sanitário legalizado.Dica 5: reduzir a geração de resíduos.More items…•


Qual a relação entre saúde e meio ambiente?

Na Constituição Federal de 1988, assim como consta o direito universal e igualitário do cidadão à saúde, se estabelece o direito a um meio ambiente equilibrado, com condições de saneamento básico, moradia e água potável condizentes com uma vida digna e com a saúde socioambiental.


Qual a influência da poluição ambiental sobre a saúde pública?

Há um claro impacto negativo na saúde da população brasileira. Estima-se que viver em uma cidade com ar poluído aumente o risco de ataque cardíaco em 75% em comparação com cidades de ar limpo. Evidências mostram também que o impacto da poluição é desigual: os efeitos são mais intensos na população de baixa renda.


Qual e a importância do meio ambiente para a saúde?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a biodiversidade e os ecossistemas são pilares centrais para a vida no planeta. São fontes de alimentos e ingredientes essenciais de medicamentos, compostos medicinais, combustível, energia, além de meios de subsistência, enriquecimento cultural e espiritual.


Qual a importância do indicador de desempenho ambiental operacional?

Os indicadores de desempenho ambiental podem ajudar o seu negócio a otimizar diversos processos, incluindo a utilização de energia. Além de analisar onde é possível diminuir o consumo, também auxilia no estudo para adquirir energia de forma mais barata e de fontes limpas e sustentáveis.


Qual a importância dos indicadores ambientais para sistemas de gestão?

Especificamente, os indicadores de desempenho ambiental são ferramentas que auxiliam a gestão da empresa subsidiando informações sobre os impactos ambientais que a empresa causa para desenvolver suas atividades, que podem ser a diminuição da redução de emissão atmosférica, a redução no consumo de água ou materiais como …


Qual a importância dos indicadores de sustentabilidade?

Um instrumento utilizado para monitorar o desenvolvimento sustentável são os indicadores de sustentabilidade, os quais são responsáveis por capturar tendências para informar os agentes de decisão, orientar o desenvolvimento e o monitoramento de políticas e estratégias.


Indicadores do dia a dia

Mesmo sem perceber estamos a todo tempo pensando e vivendo em meio a indicadores. Desde crianças já lidamos com eles. Basta lembrar-se de nossa preocupação até chegarem os nossos indicadores semestrais de desempenho: as notas escolares.


Definição de Indicador

Diante dos diversos exemplos citados, já conseguimos aqui definir o que são indicadores: dados quantificáveis ​​usados para avaliar ou comparar performance em termos de cumprimento de metas, apresentando suas tendências e progressos ao longo de um período.


Indicadores Ambientais

No âmbito governamental, há diversos indicadores monitorados por órgãos ambientais como a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.


ISO 14001 e os Indicadores Ambientais

Quando se trata de organizações privadas, na maioria delas, os indicadores ambientais fazem parte de um sistema de gestão ambiental geralmente pautado na norma ISO 14001.


Baixo custo

Um dos principais aspectos a serem levados em conta na hora de definir um indicador são os seus custos. Se sua obtenção demandar um alto custo, é preciso evitá-lo. Um ótimo exemplo são exames realizados em laboratório, que além de caros, demoram para apresentar o resultado.


Simplicidade

Outro ponto importante é definir indicadores que determinem tendências de comportamento e que ofereçam uma interpretação facilitada de seus resultados. Além disso, é importante ressaltar que indicadores ambientais que trazem dúvidas sobre a sua interpretação não são nada úteis para a empresa.


Possibilidade de monitoramento

O indicador escolhido precisa viabilizar trabalhos e análises que tenham continuidade, sem que suas particularidades se percam com o passar do tempo. Isso se deve ao fato de ser muito comum a necessidade da realização de novas análises direcionadas para que seja feita a retificação ou a ratificação dos resultados.


Elaborar uma hierarquia de indicadores

Primeiramente, é muito importante elaborar uma hierarquia de indicadores ambientais, pois há indicadores mais importantes que outros, antes mesmo de mensurar e realizar o controle dos processos. Inclusive, os gestores necessitam de indicadores que tenham a ver com as necessidades e recursos utilizados pela empresa.


Refletir os fatores controláveis

Outra forma de definir os indicadores ambientais de sua empresa é analisar os seus fatores controláveis. Quando o assunto é sustentabilidade e meio ambiente, é necessário manter e otimizar de forma contínua os processos, gerando fatores que possam ser controlados, ou seja, fatores que são afetados por ações sob responsabilidade da empresa.


Mensurar as características

A mensuração das características de processos da empresa para otimizar seu desempenho é outro elemento importante para determinar os indicadores ambientais ideais.


Crie uma hierarquia de indicadores

Antes de começar a medir e controlar processos, é preciso criar uma hierarquia de prioridades de indicadores. Por exemplo, se a sua empresa não depende majoritariamente da água para produzir produtos, não há sentido em criar indicadores de redução no consumo de água.


Meça as características

Outro ponto para definir os indicadores ideais é medir as características dos processos para conhecer e melhorar sua performance de desempenho.


Reflita os fatores controláveis

Ao tratar de meio ambiente e sustentabilidade, é preciso não só começar, mas também manter e melhorar continuamente os processos, criando fatores que possam ser controláveis e otimizados. De nada adianta ter um indicador com uma meta que não agrega valor ou ter muitos indicadores que não auxiliam em nada.


ISO 14031 – Ferramenta de Gestão Ambiental

Uma das referências conceituais mais utilizadas para seleção de Indicadores de Desempenho Ambiental na empresa é a NBR ISO 14031 (ferramenta de gestão ambiental), onde se descrevem 2 categorias gerais de indicadores a serem considerados na condução da Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) que são:


Indicador de Condição Ambiental

O ICA (Indicador de Condição Ambiental) fornece informações sobre a qualidade do meio ambiente onde se localiza a empresa por meio da comparação com os padrões e regras ambientais estabelecidos pelas normas e dispositivos legais (Ex: Qualidade do Ar, da água, etc.).


Indicadores de Condição Ambiental – ICA

Fornecem informações sobre a qualidade do meio ambiente onde se localiza a empresa industrial, sob a forma de resultados de medições efetuadas de acordo com os padrões e regras ambientais estabelecidos pelas normas e dispositivos legais.


Exemplos de indicadores – Caso concreto

Para ilustrarmos o conteúdo do curso vamos fazer um exemplo hipotético para entendermos melhor todo conteúdo ministrado.


Desafio dos Indicadores de Desempenho Ambiental

O desafio dos indicadores de desempenho ambiental é apontar os pontos críticos do sistema e definir parâmetros de resiliência (a capacidade do sistema se recompor) para aferição e tomadas de decisão fundamentadas em informações transparentes e consistentes com sua devida credibilidade e confiabilidade.


Cases Reais

No âmbito global selecionamos o indicador “Pegada Ecológica” (3) um indicador de sustentabilidade que apresenta a área física em ha (média) per capita utilizada no planeta pela espécie humana, considerando vários itens relativos a produção/ consumo de alimento, energia, geração de resíduos, entre outros.


Indicadores Do Dia A Dia

Image
Mesmo sem perceber estamos a todo tempo pensando e vivendo em meio a indicadores. Desde crianças já lidamos com eles. Basta lembrar-se de nossa preocupação até chegarem os nossos indicadores semestrais de desempenho: as notas escolares. Por meio desses indicadores sabíamos em qual disciplina estáv…

See more on futuraqsma.com.br


definição de Indicador

  • Diante dos diversos exemplos citados, já conseguimosaqui definir o que são indicadores: dados quantificáveis ​​usados para avaliarou comparar performance em termos de cumprimento de metas, apresentando suastendências e progressos ao longo de um período. Os indicadores permitem umasimplificação das informações, facilitando desta forma a comunicação e tomada…

See more on futuraqsma.com.br


Indicadores Ambientais

  • No âmbito governamental, há diversos indicadores monitorados por órgãos ambientais como a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Esses dados são disponibilizados à população e trazem uma análise quantitativa das condições ambientais como, por exemplo, índice de qualidade da água, …

See more on futuraqsma.com.br


ISO 14001 E OS Indicadores Ambientais

  • Quando se trata de organizações privadas, na maioria delas, os indicadores ambientais fazem parte de um sistema de gestão ambiental geralmente pautado na norma ISO 14001. O requisito “9 – Avaliação de Desempenho” desta norma diz que as empresas devem monitorar, analisar e avaliar seu desempenho ambiental para desta forma demostrar a eficácia de seu sistema de ge…

See more on futuraqsma.com.br

Leave a Comment