Como abrir açao contra operadoras de telefonia

image

Como saber se a sua operadora é obrigada a fornecer o protocolo de atendimento?

Anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer. A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso. Exija e anote o número do protocolo de atendimento da sua operadora.

Como faço para falar com a sua operadora?

Fale primeiro com a sua operadora. Anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer. A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso.

Como saber o número da minha operadora?

Para fazer, basta digitar 0 + Código da Operadora + DDD + número de telefone. Para fazer, basta digitar 00 + Código da Operadora + DDI + número de telefone.

Como funciona o protocolo de atendimento da operadora?

Anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer. A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso.

image


Qual o valor de uma indenização por danos morais de uma cobrança indevida?

Foi aplicado ao caso o Código de Defesa do Consumidor, cujo parágrafo único do art. 42 dispõe: “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.


Como faço para fazer uma reclamação na Anatel?

Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações. A ligação é gratuita de qualquer localidade do país.


Como reclamar de cobrança indevida da TIM?

Ligue para 0800 882 0041.


Qual é o site da Anatel?

Relação de bases de dados catalogadas pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel no Portal Brasileiro de Dados Abertos e no Portal da Agência (www.gov.br/anatel/pt-br) e…


Como fazer uma reclamação na Anatel pela internet?

Como fazer uma reclamação na Anatel?Clique em “Registrar uma solicitação”;Aperte em “Registrar reclamação”;Escolha a operadora que você quer reclamar;Selecione o serviço que deseja reclamar;Decida qual o assunto da reclamação;Escreva sua reclamação e preencha os dados solicitados.


O que fazer quando a Anatel não resolve o problema?

Registre uma reclamação junto a Anatel, caso a operadora não resolva o seu problema. Embora a solução possa não ter sido alcançada, a denúncia ajuda a investigar fraudes. Além disso, a Anatel dá um prazo de 5 dias para a operadora entrar em contato e resolver sua situação. Procure ajuda legal.


Como contestar uma conta da TIM?

Canais de atendimento TIM para contestação Se você vai fazer a contestação da sua fatura, ou fazer uma reclamação na TIM, só tem um jeito: Pelo telefone 1056 ou *144 ou, se tiver sorte o TBP que te vendeu o plano pode ajudar.


Como ser ressarcido pela TIM?

Para realizar o procedimento de consulta a direito a devolução Tim, o cliente deve acessar ao portal: https://meutim.tim.com.br/novo/login/ressarcimento munido de CPF ou CNPJ. Em seguida, digite o código de confirmação composto por caracteres aleatórios indicados na imagem e clique em enviar.


Como falar com um atendente da TIM?

Se estiver no celular, você pode ligar para *144, 24 horas por dia, 7 dias por semana.


Como reclamar de TV por assinatura?

Para fazer valer os seus direitos do consumidor de TV por assinatura, saiba que os canais de atendimento da Anatel são simples e acessíveis. Existem várias formas de reclamar na Anatel. Você pode contatá-la através do telefone 1331, pelo site oficial ou baixar o aplicativo Anatel.


Como faço para falar com a Ouvidoria da Vivo?

Você já deve ter buscado solução em nossa Central de Relacionamento e aguardado o prazo para atendimento desta solicitação. Você deve ter em mãos o número do protocolo gerado no seu atendimento anterior. Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo 0800 775 1212 de segunda a sexta das 8h às 18h, exceto feriados.


Qual é o telefone 0800 da Anatel?

0800 33 2001Mesmo com a mudança, a ligação continua gratuita. A Anatel informou ainda que haverá um período de transição de 90 dias, a contar do dia 26, em que o usuário poderá utilizar os dois números para acessar a central de atendimento da Anatel, o 133 ou pelo atual 0800 33 2001.


Como devo proceder?

Se após analisar a conta telefônica você percebeu que não contratou a linha em questão ou que não contratou serviços/pacotes e, mesmo solicitando o cancelamento a operadora continuou a efetuar a cobrança, saiba que que você pode ingressar com uma ação judicial requerendo indenização por danos materiais e morais.


Não contratei o serviço, porém, efetuei o pagamento da conta telefônica, terei direito de receber os valores já pagos?

Sim. Diante da cobrança indevida e da demora na solução do problema pela operadora você terá direito na devolução dos valores cobrados indevidamente nas faturas telefônicas. Você poderá receber em valor igual ao dobro do que pagou em excesso, devidamente corrigido.


Vou receber indenização por Dano Moral?

Depende. Embora haja a prova de falha na prestação de serviço da operadora de telefonia, nem sempre será caso de recebimento de indenização por danos morais.


1. Tente negociar amigavelmente com a operadora

Se não conseguir resolver o problema via atendimento digital ou através da secretária eletrônica, tente fazer contato direto com um atendente. Isso pode ser difícil, mas a insistência será necessária para você explicar o problema e buscar uma solução definitiva.


2. Advirta sobre a tomada de medidas mais extremas

Caso perceba que a negociação amigável não está sendo respeitada, realize o processo anterior novamente, mas, dessa vez, ameace tomar medidas mais severas, como acionar a justiça.
Muitas vezes, esses discursos assustam e podem estimular o atendente e a empresa a resolver os problemas mais rapidamente para evitar o desgaste da burocracia.


3. Faça a reclamação em sites específicos

Outro meio interessante que pode utilizar para resolver problemas com operadoras de telefonia é registrar o caso em sites de reclamações como o Reclame Aqui, Proteste, Consumidor, etc.


4. Registre uma reclamação na Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão regulador das operações exercidas pelas empresas de Telefonia no Brasil e está aberta a sugestões e reclamações do público. Aproveite essa oportunidade e, se não conseguir resolver o problema com as medidas anteriores, registre uma reclamação lá.


5. Registre uma reclamação no Procon

Se você realizou todas as etapas anteriores e ainda assim não conseguiu resolver o problema, é hora de ir um pouco mais fundo. Visite uma agência do Procon (Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) pessoalmente e registre a reclamação.


6. Acione a justiça

Não vou mentir para você: existem casos em que as empresas de telefonia podem relutar em resolver. Seja lá qual for o motivo, há casos em que só a justiça poderá ajudar. Se o seu chegar a esse ponto, a última e mais extrema das medidas é entrar com um processo judicial contra a empresa.


Como solicitar o bloqueio do celular por IMEI

Operadoras chamam o bloqueio por IMEI de “bloqueio de aparelho”. Para solicitar o bloqueio, é preciso entrar em contato com a central de atendimento da empresa por telefone celular ou fixo e informar o número da linha. A prestadora poderá solicitar informações pessoais do titular para confirmar sua identidade.


O que é o bloqueio de IMEI

Um celular bloqueado por IMEI é impedido de se conectar à rede de telefonia e não pode ser habilitado em uma nova linha. O bloqueio não impede que informações armazenadas no telefone sejam acessadas por terceiros, já que a proteção de dados depende de proteções de cada dispositivo, como senha ou autenticação com impressões digitais.

image

Leave a Comment