Como abrir uma açao no procon

Como entrar com uma ação no Procon? Para o Atendimento Pessoal é preciso apresentar o RG do consumidor ou do seu representante legal, além de cópia da documentação relacionada ao caso. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal.

Full
Answer

Como acionar o Procon?

Distrito Federal: para acionar o Procon DF de forma online, o cidadão pode acessar site oficial do órgão. Por meio online também, é possível acompanhar as reclamações feitas presencialmente;

Como abrir uma reclamação no Procon?

Outros documentos que serão necessários para abrir uma reclamação no Procon são: Guarde os documentos originais da compra. Além dos seu dados, é importante que você tenha em mãos os dados da empresa: endereço, nome e telefone. Você pode fazer uma reclamação no órgão através do Telefone Procon.

Como acessar o atendimento do Procon?

Rio Grande do Norte: o Procon-RN orienta que os consumidores façam suas reclamações no Portal do Consumidor. Rio Grande do Sul: é possível acessar o atendimento online pelo site do órgão, na seção “Serviços e informações”.

Como falar com o Procon?

Bahia: há a opção de preencher um formulário online, além de entrar em contato por e-mail (denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br). Caso não queira ou não consiga registrar sua demanda por esses dois meios, pode fazê-lo utilizando o aplicativo Procon BA Mobile.


Como abrir processo no Procon-sp?

O Atendimento Telefônico através do número 151 está suspenso. Para o envio de consulta, reclamação ou denúncia, sugerimos que acesse o canal eletrônico, disponível 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia. As reclamações devem ser remetidas para a Caixa Postal 152, CEP 01031-970-SP.


Qual é o Whatsapp do Procon do Rio de Janeiro?

O número destinado a receber exclusivamente denúncias dos consumidores dentro do Estado do Rio de Janeiro pelo Whatsapp é o (21) 98104-5445.


Como agendar atendimento no Procon SP?

Acione o Procon Cidade de São Paulo através do Portal SP 156 ou ligue para o 156.


Como se cadastrar no site do Procon?

1) COMO SE CADASTRAR?Para se cadastrar no Consumidor.gov.br, clique no botão “Entrar com gov.br”, disponível no canto superior direito da tela, e preencha seus dados.Por questões de segurança, é necessário ter uma conta gov.br nível PRATA ou OURO para registrar e acompanhar suas reclamações no Consumidor.gov.br.More items…


Como falar com Procon pelo WhatsApp?

O consumidor que desejar fazer sua denúncia pelo WhatsApp deve informar o estabelecimento, endereço, produto e o relato da irregularidade. O número destinado a receber exclusivamente denúncias dos consumidores dentro do estado do Rio de Janeiro pela plataforma é o (21) 97273-1337.


Como entrar em contato com o Procon RJ?

Você pode solicitar o seu agendamento por uma das seguintes formas: envio de e-mail com a palavra AGENDAMENTO no assunto para o endereço eletrônico reclame@procon.rj.gov.br; mensagem de WhastApp para o número (21) 99374-1505; ou telefonando para os números (21) 98596-4638 ou (21) 98596-5723.


Como fazer agendamento no Procon pela internet?

Para reclamações, consultas, orientações e denúncias o consumidor ainda conta com os canais de atendimento a distância do Procon-SP: via internet (www.procon.sp.gov.br); aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais. O Atendimento telefônico (151) está suspenso durante o período de quarentena.


O que é o telefone 151?

No entanto, é importante saber que se sua intenção é tirar dúvidas ou registrar uma reclamação contra uma empresa, neste caso, os links abaixo direcionam para os diferentes canais que atendem o consumidor: Atendimento Telefônico – 151 (disponível para a Capital) Atendimento Eletrônico (consulta e reclamação)


Como marcar consulta pelo Procon ma?

O serviço faz agendamento para todas as especialidades disponíveis na rede estadual de saúde, bem como exames e procedimentos que já são agendados por telefone através do Disque Saúde, unidades do Viva Procon, aplicativo ou site do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA).


Qual é o site do Procon?

Portal do Consumidor – Procon.


Como funciona o Procon online?

Uma vez registrada a reclamação, o usuário tem 10 dias para receber uma resposta e 20 dias para classificar e informar se o problema foi ou não solucionado. De acordo com informações do próprio serviço, é recomendável primeiramente buscar uma solução no portal e, caso não seja suficiente, procurar o Procon do estado.


O que é e para que serve o Procon?

O Procon é o órgão que realiza a defesa e proteção do consumidor no Brasil por meio do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. É uma estrutura de âmbito federal, mas que se repete e se projeta nas demais esferas de governo pelos Sistemas Estadual e Municipal de Defesa do Consumidor.


Como usar o Procon Online

O órgão cuja atuação é regida pelas unidades estatais tem atendimento presencial e online, o que é especialmente útil no cenário pandêmico e de isolamento. A seguir, confira como entrar em contato com o Procon de cada estado.


Portal do Consumidor

em alguns estados, os consumidores devem registrar suas denúncias no Portal do Consumidor. De modo geral, trata-se de um serviço do governo federal que serve como intermediador entre usuário e empresas parceiras. Esse meio, contudo, fica restrito às empresas cadastradas.


O que é preciso para abrir um processo no Procon?

Para envio de reclamação, sugerimos que acesso o Canal Eletrônico, disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h as 18h. As reclamações devem ser remetidas para a Caixa Postal 152, CEP 01031-970-SP.


Como acionar o Procon-PR?

Envie seu relato por carta ao Procon – PR, juntando os documentos necessários para abertura da reclamação. Acesse o formulário e instruções . Por telefone ou e-mail: Os atendentes do Procon – PR podem esclarecer suas dúvidas pelo telefone 0800-411512.


Precisa agendar para ir no Procon?

O agendamento é obrigatório para o registro de reclamações e outros serviços prestados pelo órgão de defesa do consumidor, devendo ser realizado das 8h e às 16h, por WhatsApp. Coordenador de atendimento do Procon Estadual, Fhillipy Aleixo reforça que essas medidas são necessárias para a proteção do próprio consumidor.


Por que você deve abrir uma reclamação no Procon?

Entre os documentos básicos que você deve reunir para abrir uma reclamação no Procon estão: Original/Cópia do documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista…) Ou qualquer outro documento que ajude a comprovar vínculo de consumo e/ou abuso sofrido.


Como entrar em contato com o Procon?

Entre em contato com o vendedor, de preferência antes de procurar o Procon e por escrito (e-mail). Isto é importante porque você poderá resolver o problema entrando em contato com o vendedor ou representante de atendimento ao cliente.


Como resolver seu problema com o Procon?

Se nenhuma dessas opções funcionar, você pode tentar resolver seu problema através do sistema do Procon (municipal ou estadual) ou através da justiça especial de conciliação ou mediação. As reclamações feitas junto ao Procon são formas de resolver desacordos entre consumidores e empresas, sem recorrer à justiça.


Como enviar e-mail para atendimento do Procon?

O consumidor necessitará enviar e-mail com os documentos de identificação pessoal, comprovantes da relação de consumo e declaração de residência, para a unidade de atendimento do Procon mais próxima de sua casa. Procon Sede: nuapdoc@procon.df.gov.br Procon Taguatinga: atendimento.taguatinga@procon.df.gov.br


Como abrir um processo no Procon pela internet?

O primeiro passo é se cadastrar no site. Basta clicar em “Cadastrar” no canto superior direito da página inicial. Sem isso não é possível registrar a reclamação. Com o cadastro feito, o consumidor deve verificar se a empresa que se quer reclamar está cadastrada no sistema.


Como entrar com uma ação no Procon?

Para o Atendimento Pessoal é preciso apresentar o RG do consumidor ou do seu representante legal, além de cópia da documentação relacionada ao caso. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal. Porém, é possível indicar um procurador.


Como funciona As reclamações no Procon?

O consumidor encaminha ao PROCON Paulistano a sua demanda individual de consumo por meio do preenchimento e envio do formulário de reclamação. … O fornecedor é intimado para resolver a demanda do consumidor, apresentar proposta de acordo ou apresentar defesa, no prazo de 20 dias.


O que o Procon faz com a empresa?

Ao receber um auto de infração do Procon, a empresa deve apresentar defesa administrativa ou buscar um acordo com o consumidor. O caso é arquivado caso a resposta seja satisfatória ou o acordo seja alcançado. … Essa decisão é tomada pelo próprio órgão e independente de manifestação do consumidor.


Qual o prazo que o consumidor tem para reclamar?

30 dias O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).


Qual a etapa de funcionamento do Procon?

Uma reclamação feita por um consumidor reclamando seu direito junto ao PROCON, poderá passar pelas seis etapas de funcionamento do PROCON, dependendo da resistência da empresa reclamada ao objeto da reclamação, sendo: registro no SINDEC.


Como efetuar o atendimento no Procon de sua cidade?

O atendimento é efetuado mediante agendamento. Clique aqui ou baixe o aplicativo SP Serviços se houver interesse em agendar o atendimento. A Fundação Procon mantém convênio com municípios do estado de São Paulo. Isso permite que você possa ser atendido e acompanhar o encaminhamento de sua reclamação no Procon de sua cidade.


O que é o Procon?

O Procon é um órgão que presta atendimento pessoal a todo o consumidor que tenha qualquer problema ou dúvidas relacionadas ao Direito do Consumidor. Ou seja, esse instituto defente e protege o consumidor, cujo principal objetivo é orientar os consumidores contra qualquer tipo de abuso praticado pelos fornecedores.


Plataforma consumidor.gov

Desde 2014, o consumidor.gov.br é uma plataforma em que podem ser realizadas reclamações online, de maneira objetiva, rápida e sem nenhum tipo de burocracia entre consumidores e fornecedores.


Telefone do Procon

Você pode fazer uma reclamação no órgão através do Telefone Procon. Os consumnidores terão uma resposta em até 5 dias úteis, os 5 dias são contados a partir da data do recebimento da reclamação. O atendimento Procon está disponível de segunda á sexta, exceto feriados, das 8h ás 17h, por meio do número 151.


O que é o Procon

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é o órgão administrativo competente e especializado para ouvir supostas violações das Leis de Defesa do Consumidor, bem como para impor sanções administrativas e medidas corretivas.


Etapas para Fazer uma Reclamações no Procon

Os consumidores têm o direito de serem ouvidos quando são prejudicados, de compartilhar publicamente informações sobre suas experiências no mercado e de ter suas queixas resolvidas rápida e adequadamente.


Erros na cobrança de cartão, telefone e plano de saúde

Receber uma fatura de cobrança e achar o valor estranho, ser surpreendido com a chegada de um cartão de crédito sem sequer ter solicitado ou ter de pagar juros de um boleto que não foi entregue ou chegou com atraso. São algumas das principais reclamações no Procon.


Como fazer para acionar o Procon?

Primeiro o Procon informa que para que ele seja acionado, é preciso respeitar um prazo mínimo para a realização dos serviços contratados.


Qual a forma mais rápida de resolver meu problema através do Procon?

Cada Procon prioriza uma forma de atendimento, mas normalmente o mais efetivo é o presencial. Cidadãos que se dirigem até um dos postos de atendimento, munidos dos documentos pessoais, comprovantes e toda papelada necessária para protocolar a denúncia, podem ter o seu problema resolvido mais rapidamente, mas isso pode variar também.


Dicas para poder fazer valer o código de defesa do consumidor

Sempre que for realizar uma compra ou contratação de serviço é preciso seguir algumas dicas para evitar as futuras dores de cabeça. Confira algumas destas dicas.


Lista com todos os sites do Procon no Brasil

Segue abaixo uma lista com todos os sites do Procon de cada estado. Lembrando que algumas cidades contam com sites específicos e que alguns não contam com o certificado de segurança HTTPS. Fique atento ao fornecer seus dados pessoais.

Leave a Comment