Como acabar com a bronquiolite

image

Symptoms

Também é possível contrair bronquiolite por meio de objetos compartilhados, tais como utensílios de cozinha, toalhas ou brinquedos. A intensidade dos sintomas típicos da bronquiolite costumam variar de criança para criança.

Causes

Em crianças menores de 2 anos de idade, no entanto, a infecção é mais susceptível de conduzir à bronquiolite. Na maior parte, o RSV ocorre a partir de março até junho e outubro ou novembro. Durante os outros meses, a bronquiolite geralmente é causada por outros vírus.

Prevention

Bronquiolite pode, eventualmente, também ser causada por infecção bacteriana, mas é raro. A infecção viral faz com que os bronquíolos inchem e fiquem inflamados. O muco fica acumulado nos bronquíolos, o que dificulta o fluxo do ar para dentro e para fora dos pulmões.

Complications

Isso porque o aparelho respiratório de crianças muito pequenas ainda não está totalmente desenvolvido, bem como o sistema imunológico. Por isso, bebês prematuros e crianças menores de um ano possuem os maiores riscos de contrair bronquiolite.

Como contrair bronquiolite?

Qual é a melhor época para a bronquiolite?

Quais são os fatores de risco para a bronquiolite?

Por que as crianças têm mais riscos de contrair bronquiolite?

image


O que e bom para curar bronquiolite?

Remédios que podem ser indicados Alguns exemplos dos remédios mais utilizados são o Paracetamol e o Ibuprofeno, pois ajudam a reduzir a febre e aliviar o desconforto. As doses destes medicamentos devem ser sempre orientadas por um médico, dependendo do peso e idade do bebê.


O que piora a bronquiolite?

A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias ou por contato. Ou seja: crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como em creches, estão mais suscetíveis.


Qual remédio caseiro e bom para bronquiolite?

Chá de gengibre Um bom remédio caseiro para bronquite, seja ela aguda, asmática, crônica ou alérgica, é o gengibre porque possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a desinflamar os brônquios e facilitar a retirada das secreções. 2 a 3 cm da raiz de gengibre; 180 ml de água.


Quanto tempo pode durar a bronquiolite?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.


Qual o xarope para bronquiolite?

O uso do salbutamol (Aerolin®) e do fenoterol (Berotec®) pode ser usado na bronquiolite, mas somente sob prescrição estrita do médico. Ele tem ação vasodilatadora brônquica, ou seja, melhora o edema dos brônquios causados pelo processo inflamatório.


Qual dia é o pico da bronquiolite?

O pico dos sintomas costuma ocorrer entre 5 a 7 dias. A recuperação completa geralmente se dá em 1 ou 2 semanas, mas pode demorar até 4 semanas em alguns casos. Os casos mais graves são aqueles em que o bebê apresenta dificuldade respiratória, principalmente quando há sinais de esforço para respirar.


O que e bom para soltar o catarro do bebê?

Você pode realizar lavagem nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia, além de fazer aspiração nasal com o auxílio de algum objeto próprio para essa função. Os dois métodos deixam a secreção mais fluida e a criança consegue expectorar o catarro facilmente.


O que fazer para abrir os brônquios?

O outro tipo de remédio que pode ser usado em bombinha ou em gotas na inalação é o broncodilatador de ação rápida (fenoterol, salbutamol). O broncodilatador é o remédio que deve ser usado nas crises para abrir os brônquios que se fecharam e assim melhorar a tosse, o chiado e a falta de ar (tratamento de ALÍVIO).


Como aliviar crise de bronquite em bebê?

7 dicas de como tratar bronquite infantilInalação. Ela pode ser feita de forma simples e em casa. … Xaropes broncodilatadores. Em geral, os broncodilatadores são administrados para ajudar a criança a respirar melhor. … Hidratação. … Antibióticos. … Anti-inflamatórios. … Antialérgicos. … Soro fisiológico.


O que fazer com bebê com bronquiolite?

4. Como posso ajudar o meu bebé?Ofereça pequenas quantidades de leite com mais frequência. … A febre deve ser controlada com paracetamol (se a temperatura for superior a 38ºC)É útil aspirar as fossas nasais e humidificar as vias aéreas com nebulizações de soro fisiológico.More items…•


Quais as sequelas da bronquiolite?

As principais seqüelas que podem ocorrer após a bronquiolite são: a hiperreatividade brônquica pós-infecção viral e a bronquiolite obliterante. A hiperreatividade brônquica corresponde clinicamente à recorrência de crises de chiado no peito (sibilância) após o episódio de bronquiolite.


Como saber se o pulmão do bebê está limpo?

Sintomas de pneumonia no bebêFebre acima de 38ºC que demora para baixar;Respiração curta, rápida e ofegante;Tosse forte e com secreção;Choro fácil;Dificuldade para dormir;Olhos com remelas e secreções;Vômitos e diarreia;Movimentos das costelas ao respirar.


Como proteger o bebê da bronquiolite?

Como evitar que a bronquiolite volte a surgirEvitar que o bebê brinque com outros bebês com gripe ou resfriados;Lavar as mãos antes de pegar no bebê, especialmente após estar em contato com outras pessoas;Limpar frequentemente os brinquedos e superfícies onde ao bebê brinca;More items…


Como saber se o pulmão do bebê está limpo?

Sintomas de pneumonia no bebêFebre acima de 38ºC que demora para baixar;Respiração curta, rápida e ofegante;Tosse forte e com secreção;Choro fácil;Dificuldade para dormir;Olhos com remelas e secreções;Vômitos e diarreia;Movimentos das costelas ao respirar.


Principais sintomas

Nos primeiros dois dias, a bronquiolite causa sintomas semelhantes aos de uma gripe ou resfriado, como tosse persistente, febre acima de 37,5º C, nariz entupido e coriza. Estes sintomas normalmente duram um ou dois dias e depois evoluem para:


Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de bronquiolite geralmente é feito pelo pediatra após avaliar os sinais e sintomas apresentados pela criança, assim como todo o histórico de saúde.


Que bebês têm maior risco de bronquiolite

Embora a bronquiolite possa aparecer em todas as crianças, esta infecção parece ser mais frequente em crianças com menos de dois anos, já que suas vias aéreas são mais estreitas.


Como é feito o tratamento

Não existe um remédio antiviral para eliminar o vírus que está provocando a bronquiolite, mas normalmente o vírus é eliminado pelo organismo naturalmente após 2 ou 3 semanas.


Como evitar que a bronquiolite volte a surgir

A bronquiolite acontece quando um vírus é capaz de chegar no pulmão, causando inflamação das vias respiratórias. Assim, para evitar que este problema surja é recomendado:


Bebês menores de 2 anos são os mais afetados pela bronquiolite viral aguda que atinge o pulmão

O QUE É BRONQUIOLITE?
A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos (parte final dos brônquios), atinge principalmente os bebês menores de 2 anos. Nos primeiros anos de vida, o sistema imunológico ainda é imaturo, o que torna as crianças mais vulneráveis ao vírus sincicial respiratório (VSR), o principal causador da doença.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os de um resfriado: nariz entupido, coriza, tosse e espirros que podem ser acompanhados de febre ou não Depois dos primeiros dias com esses sintomas, um terço dos bebês apresenta piora e tem comprometimento dos pulmões, passando a ter falta de ar, respiração rápida, esforço para inspirar e expirar, e queda da oxigenação conforme as vias aéreas mais inferiores (bronquíolos) são afetadas.


QUAL A FAIXA ETÁRIA MAIS AFETADA PELA BRONQUIOLITE?

O pico de incidência da doença acontece entre 2 e 6 meses de vida. Os bebês e crianças menores tem o sistema respiratório ainda em desenvolvimento e por isso, tem sintomas mais intensos da obstrução da passagem do ar causada pelas secreções produzidas pela via aérea infectada do que os adultos, o que as torna mais vulneráveis à bronquiolite aguda.


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS RISCOS DA DOENÇA?

Em geral, a doença exige cuidados, mas tem curso benigno, com tempo médio entre 8 e 15 dias para o desaparecimento dos sintomas. Cerca de 10% das crianças, porém, podem passar até um mês tossindo.


COMO TRATAR A BRONQUIOLITE?

Nos casos mais leves, quando não há desconforto respiratório ( tosse com chiado ou falta de ar), você pode cuidar de seu filho em casa, controlando a febre e mantendo-o sempre hidratado, com mamadeira ou leite materno.


EM QUE PERÍODO DO ANO A TRANSMISSÃO DA DOENÇA É MAIS COMUM?

No outono e inverno, permanecemos por mais tempo em lugares fechados com muitas pessoas e menos circulação de ar, o que favorece a circulação do vírus.


COMO PREVENIR A BRONQUIOLITE?

Não há uma vacina específica para a doença (apesar de ela já fazer parte de diversos estudos científicos), mas existem formas de preveni-la: evite levar seu filho para locais com aglomerações e contato próximo com crianças doentes. Além disso, lave sempre as mãos dele (e suas!), um cuidado fundamental para evitar diversas doenças.


Fatores de risco

A bronquiolite pode ser provocada por vírus como influenza, adenovírus, rinovírus, entre outros, sendo que, em 75% dos casos, o responsável é o vírus sincicial respiratório.


Diagnóstico

O diagnóstico é clínico e a maioria dos casos de ambulatório são ultrapassados, sem que seja necessário pedir exames complementares, nomeadamente para identificar o tipo de vírus em causa. A avaliação da saturação de oxigénio ajuda a determinar a gravidade da doença e a necessidade de internamento.


Prevenção

A profilaxia medicamentosa para evitar infeção com o vírus sincicial respiratório (VSR) — que se faz recorrendo a um anticorpo monoclonal chamado palivizumab — está apenas indicada para crianças de risco (ex: prematuros). Nos restantes casos, o essencial é prevenir o contágio, na maior parte das vezes facilitado por pais, irmãos ou cuidadores.


Tratamento

A bronquiolite é resolvida quase sempre em ambulatório — a taxa de internamento é de 3% a 5%.“O tratamento é de suporte: higiene nasal, alívio da febre, fracionamento alimentar ou suporte alimentar por sonda nasogástrica ou soroterapia endovenosa e oxigenoterapia quando necessária”, elenca Sérgio Neves.


Para os pais: por que estão desaconselhados os aerossóis?

O recurso a aerossóis já foi norma e ainda hoje é por vezes sugerido na prática clínica. No entanto, “os aerossóis, mesmo que usados apenas com soro (sem medicação), não estão indicados, podendo mesmo levar a um agravamento clínico da bronquiolite nos pequenos lactentes”, alerta Sérgio Neves.


What causes bronchiolitis?

Viruses that enter and infect the respiratory tract cause viral bronchiolitis. Viruses are microscopic organisms that can reproduce rapidly and challenge the immune system. The following are common types of viral infections that may cause bronchiolitis:


How long does it take for bronchiolitis to show symptoms?

After exposure to certain chemicals, bronchiolitis obliterans symptoms can appear within two weeks to a month. A lung infection can take several months to several years to produce symptoms.


What is the condition that causes scarring in the bronchioles?

Bronchiolitis obliterans is a rare and dangerous condition seen in adults. This disease causes scarring in the bronchioles. This blocks the air passages creating an airway obstruction that can’t be reversed.


What age does bronchiolitis occur?

Viral bronchiolitis appears in infants. Most cases of viral bronchiolitis are due to respiratory syncytial virus (RSV). Viral outbreaks occur every winter and affect children under the age of 1 year old.


How old is too old to get bronchiolitis?

Viral bronchiolitis affects children up to 2 years old. But it generally occurs in infants 3 to 9 months of age. A few risk factors for viral bronchiolitis in babies and young children are: 1 not being breastfed 2 being born prematurely or born with a heart or lung condition 3 having a depressed immune system 4 being exposed to cigarette smoke 5 being in crowded places where the virus is present, like day care centers


Can bronchiolitis be treated without treatment?

Many cases of viral bronchiolitis are mild and clear up without treatment. For more severe cases in infants, hospitalization may be necessary. A hospital can provide oxygen, a nebulizer, and intravenous fluid treatments. Antibiotic medications don’t work against viruses, but some medications can help open your baby’s airways.


Can bronchiolitis obliterans be treated?

There’s no cure for the scarring of bronchiolitis obliterans. Corticosteroids can help clear the lungs of mucus, reduce inflammation, and open up the airways. You may need oxygen treatments and immunosuppressant medications to regulate your immune system. Breathing exercises and stress reduction can help ease breathing difficulties. Sometimes a lung transplant may be the best option in the most severe cases.


Bronquiolite tem cura?

Geralmente, os sintomas da bronquiolite melhoram em uma semana. A dificuldade para respirar normalmente melhora no terceiro dia.


O que é Bronquiolite?

Bronquiolite é uma infecção infantil comum, em que ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são passagens menores de ar presentes nos pulmões.


Sinais e sintomas

Quase todas as crianças têm uma infecção por RSV até os 3 anos de idade. A maioria delas desenvolve apenas uma infecção das vias respiratória superiores (resfriado) com um nariz escorrendo, tosse leve, febre. Um pequeno número de crianças desenvolverá bronquiolite.


Tratamento em casa

Não existem medicamentos para tratar infecções por RSV em casa. Tudo o que você pode fazer durante a fase inicial da doença é aliviar os sintomas do quadro viral de seu filho. Você pode aliviar um pouco a congestão nasal com umidificador e gotas nasais salinas – com ou sem aspiração nasal.


Tratamento médico

Se o seu bebê está com dificuldade de respirar leve ou moderada, o pediatra pode usar uma medicação broncodilatadora (aquela que abre os brônquios), muitas vezes dada através de um nebulizador (inalação), antes de considerar a hospitalização. Essas drogas parecem ajudar um pequeno número de pacientes.


Prevenção

A melhor maneira de proteger seu bebê da bronquiolite é mantê-lo longe do vírus que a causa. Quando possível, especialmente quando ele é um bebê, evite contato próximo com crianças ou adultos que estejam no início do ciclo de infecções respiratórias (quando a doença é mais contagiosa).

image


O Que É


Dos 0 Aos 2 Anos

Medically reviewed by
Dr. Govind Desai

Symptoms

If you are experiencing new, severe, or persistent symptoms, contact a health care provider.

The symptoms is similar to common cold and includes:

  • Runny nose
  • Stuffy nose
  • Slight fever
  • Cough
  • Wheezing
  • Difficulty in breathing
  • Middle ear infection (otitis media)
  • Dehydration
Causes

An infection most of the times caused by Respiratory syncytial virus. This causes inflammation and congestion in the small airways of the lung. The infection transmits through air and indirect contact. It is more common among infants and young children

Risk factors include:

  • Premature birth (gestational age <36 weeks)
  • Heart and lung conditions
  • Weak immune system
  • Smoking
  • Lack of breastfeeding
  • Low birth weight
Prevention

  • Wash your hands thoroughly
  • Wash or wipe surfaces and toys
  • Keep newborn babies away from people with cold of flu
Complications

If untreated, the complications may include:

  • Respiratory distress
  • Dehydration
  • Cyanosis


Fatores de Risco


Sintomas


Diagnóstico


Prevenção

  • “A criança pequena tem anatomicamente um pescoço mais curto, uma língua maior, e uma árvore brônquica mais pequena e estreita, que facilmente obstrui com a inflamação desencadeada pelos agentes infeciosos”, explica o pediatra. Os primeiros meses são os mais críticos para contrair bronquiolite. Os bebés respiram preferencialmente pelo nariz e “a simples …

See more on lusiadas.pt


Tratamento

  • A bronquiolite pode ser provocada por vírus como influenza, adenovírus, rinovírus, entre outros, sendo que, em 75% dos casos, o responsável é o vírus sincicial respiratório. A gravidade da doença está sobretudo relacionada com: 1. A idade da criança (quanto mais jovem, mais grave é a doença); 2. A presença de comorbilidades e doenças de base (prematuridade, doenças cardía…

See more on lusiadas.pt


para OS Pais: por Que estão Desaconselhados OS Aerossóis?

  • “A bronquiolite começa com sintomas de uma nasofaringite (obstrução nasal, corrimento nasal, acessos de tosse, com ou sem febre), que se intensificam nas horas ou dias seguintes. Surge depois o esforço em respirar: a barriga do bebé oscila mais rapidamente e, em situações mais graves, surgem depressões entre as costelas e na base do pescoço, as con…

See more on lusiadas.pt

Leave a Comment