Como acabar com a caspa e seborreia

image

Qual a diferença entre seborreia e caspa?

Patricia Maciel, terapeuta capilar. Já a seborreia é o desiquilíbrio sebáceo, também formado em parte pela má alimentação, mas fatores que aceleram o desencadeamento desse problema são o estresse e os poluentes como monóxido de carbono. A caspa comum se dá por uma alimentação inadequada, com excessos de fritura, refrigerante, carboidrato…

Como acabar com a caspa?

Quem quer acabar com a caspa geralmente esfrega demais a cabeça durante o banho, mas isso não é indicado pois pode gerar um efeito rebote que estimula ainda mais a oleosidade. O correto é aplicar o xampu anticaspa, deixar agir por dois minutos e, depois, massagear suavemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos.

Quais são os melhores tratamentos para a caspa?

O tratamento depende do tipo de problema. Existem tratamentos caseiros como sabão de coco para os homens. Geralmente xampus e cremes de mercado resolvem, nem que momentaneamente, a seborreia e a caspa simples, mas são tratamentos paliativos, sendo preciso estudar a causa do problema.

Como tratar a caspa com vinagre?

Como usar: misturar ½ copo de de vinagre de maçã com ½ copo de água. Mergulhar um pedaço de algodão na mistura e passar por todo o couro cabeludo. Depois, massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos por 2 a 3 minutos e deixar repousar por mais 20 minutos. No fim, lavar o cabelo com água fria, enxaguando bem.

image


O que e bom para caspa e seborreia caseiro?

A seguir indicamos alguns remédios caseiros que podem ser usados contra a caspa:Vinagre de maçã … Gel de babosa. … Óleo de tea tree. … Suco de limão. … Chá de sálvia e alecrim. … Chá de tomilho. … Chá de sabugueiro.


O que e bom para tirar seborreia do couro cabeludo?

Confira os cuidados que você precisa ter com o cabelo!Use um shampoo anticaspa no couro cabeludo descamando. … Aplique o condicionador ou máscara capilar corretamente. … Adote uma rotina de higiene de acordo com o seu tipo de cabelo. … Evite enxaguar os cabelos com água muito quente. … Controle o estresse e a ansiedade.


O que e bom para acabar de vez com a caspa?

O segredo para acabar de vez com a caspa é manter a oleosidade do couro cabeludo controlada. Para isso, lavar o cabelo com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, pode ser a solução, especialmente nos momentos em que existe mais caspa.


Qual e a diferença entre caspa e seborreia?

A caspa, como é mais conhecida, é um dos resultados da dermatite seborreica ou seborreia. É uma inflamação crônica que pode ser seca ou oleosa. A caspa oleosa é a denominada seborreia, é a que provoca placas aderidas ao couro cabeludo.


O que piora a dermatite seborreica?

A dermatite seborreica apresenta um caráter crônico, com períodos de melhora e piora que persistem por décadas. A doença costuma agravar-se em tempo frio e seco, em situações de fadiga ou estresse emocional, após ingestão de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, em pessoas que fumam ou após banhos quentes.


O que causa a seborreia?

As causas da seborreia estão relacionadas à produção maior do que o normal de sebo ou à resposta imunológica deficiente ao fungo da família Malassezia, presente na pele da maioria da população.


Porque a caspa não tem cura?

Fatores como uso de secadores e chapinhas, banhos quentes demorados, excesso de produtos químicos no cabelo, exposição ao sol, consumo de álcool e má alimentação podem fragilizar essa região, fazendo com que a produção de sebo aumente, e o micro-organismo se prolifere além do normal.


Qual o melhor shampoo para acabar com a seborreia?

Os principais shampoos anticaspa para dermatite seborréica são:Sulfeto de selênio (Shampoo Anti Caspa Sulfeto de Selênio MultiNature);Piritionato de zinco (Head & Shoulders ZPT);Alcatrão de hulha (Zetar ou Polytar);Cetoconazol (Lozan, Medicasp ou genérico);More items…


Qual o shampoo que tem cetoconazol?

O Shampoo Cetoconazol 20mg genérico com 100ml é um medicamento anticaspa que combate o fungo causador da dermatite seborréica, proporcionando alívio para a coceira e a descamação do couro cabeludo. Seu uso frequente evita o reaparecimento do problema.


Quando eu coço a cabeça sai uma massinha?

O que é essa massinha branca no couro cabeludo? Na maioria dos casos, essa massinha incômoda que aparece no couro cabeludo é a Dermatite Seborreica. É uma espécie de inflamação da pele, ocasionada pela produção desequilibrada de oleosidade.


Tem como passar caspa?

Apesar de desagradável, a caspa não é contagiosa e muito menos sinal de maus hábitos de higiene. Outro sinal associado popularmente a esse tipo de dermatite é a queda de cabelo, o que também não é real.


Estou com muita caspa?

Boné, secador de cabelo e tratamentos químicos são alguns dos fatores que contribuem para intensificar a caspa. Por motivos que vão de estresse a banhos com água muito quente, as glândulas sebáceas, localizadas na base do folículo capilar, incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso.


Quem tem dermatite seborreica pode lavar os cabelos todos os dias?

Lavar o cabelo todo dia provoca a caspa. Mito. Não há nada que indique essa possibilidade. E higiene é sempre recomendável, embora não seja necessário lavar a cabeça diariamente. Mas quem tem esse hábito não precisa interrompê-lo por medo da caspa.


Como tirar massa branca do couro cabeludo?

Argila verde (diluída em água filtrada ou soro fisiológico) o quanto baste para cobrir o couro cabeludo inteiro. Massageie bem a mistura antes que seque. Deixe em pausa por 20 minutos e depois proceda com a lavagem normalmente.


Qual shampoo e bom para dermatite seborreica?

Qual shampoo utilizar na dermatite seborreica?Os shampoos à base de cetoconazol(1,2,3) são o tratamento de primeira linha em caso de lesões do couro cabeludo causadas pela dermatite seborreica. … Os shampoos de nitrato de miconazol(4) agem da mesma forma que os shampoos à base de cetoconazol e sua posologia é idêntica.More items…


Como a caspa surge?

Também chamada de dermatite seborreica ou simplesmente de seborreia , a caspa ocorre quando as glândulas sebáceas, localizadas na base do folículo capilar, incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso.


Como eliminar caspa?

Geralmente, a primeira medida adotada é usar xampus anticaspa, oferecidos por diversas linhas de cosméticos a preços muito variados. Cada um, porém, age de maneira diferente: os que contém adstringentes atuam na redução do excesso de oleosidade no couro cabeludo.


Como acabar com a caspa: 8 dicas

Para se livrar da caspa é preciso lavar o cabelo na frequência correta: dia sim, dia não. Isso é explicado pelo fato de que a lavagem diária muitas vezes aumenta a oleosidade no couro cabeludo.


1. Use um shampoo anticaspa no couro cabeludo descamando

Assim que a dermatite seborreica for descoberta, é essencial procurar um dermatologista para ter um acompanhamento e o melhor tratamento possível, que normalmente inclui um shampoo anticaspa. Esse cuidado é essencial no tratamento da descamação do couro cabeludo, já que combate todos os sintomas da seborreia.


2. Aplique o condicionador ou máscara capilar corretamente

Muitas vezes, quando aplicamos cremes mais densos na raiz do cabelo (seja condicionador ou máscara hidratante), o couro cabeludo vai acumulando todos resíduos desses produtos, o que proporciona o excesso de oleosidade na região.


3. Adote uma rotina de higiene de acordo com o seu tipo de cabelo

Esse ritual varia de acordo com o tipo de cabelo de cada pessoa . Quem tem os fios oleosos, por exemplo, precisa lavar todos os dias, pois o excesso de sebo no couro cabeludo pode acabar causando caspa.


4. Evite enxaguar os cabelos com água muito quente

A dermatite seborreica acontece devido à alta produção de oleosidade no couro cabeludo. Quando lavamos o nosso cabelo com a água na temperatura muito quente, isso faz com que a oleosidade aumente na região, causando mais caspa e mais incômodos. Sendo assim, prefira enxaguar as madeixas com água fria ou morna.


5. Controle o estresse e a ansiedade

Momentos de estresse e ansiedade também causam uma grande incidência de caspa. Isso porque a pele têm uma relação muito forte com todo o sistema emocional e a maioria das doenças dermatológicas, como a dermatite seborreica, tem uma forte relação com o estresse.


1. Vinagre de maçã

Embora não existam estudos científicos feitos com o vinagre de maçã para eliminar a caspa, a verdade é que o vinagre tem excelente propriedades que ajudam a eliminar o excesso de fungos e bactérias, que podem estar na origem do problema.


2. Gel de babosa

O gel que pode ser retirado da folha da babosa contém excelentes propriedades medicinais para a pele, sendo capaz de aliviar a irritação e hidratar. Dessa forma, passar este gel no couro cabeludo é uma ótima forma natural para diminuir a descamação e reduzir a sensação ode coceira e queimação.


3. Óleo de tea tree

O óleo essencial de tea tree ou melaleuca, como é conhecido popularmente, é um excelente antisséptico natural que ajuda a eliminar fungos e bactérias, sendo, por isso, usado para tratar vários tipos de infecções na pele.


4. Suco de limão

A vitamina C e as propriedades anti-fúngicas do limão combatem a caspa e evitam o crescimento exagerado de fungos. Além disso, devido à sua acidez, diminui a coceira, equilibra o pH do cabeludo e reduz a oleosidade do cabelo, promovendo também sua hidratação.

image

Leave a Comment