Como acabar com a dor da sensibilidade nos dentes

image

A sensibilidade nos dentes é um dos sintomas mais comuns e que acaba com a alegria de prazeres simples, como tomar um sorvete. A boa notícia é que o problema pode ser simples de se resolver. Se você sente dor nos dentes ao comer algo um pouco mais gelado ou quente do que o normal, é bem possível que tenha dentes sensíveis.

Full
Answer

Como tratar a sensibilidade nos dentes?

Um bom remédio caseiro para tratar a sensibilidade nos dentes é tomar o chá de equinácea reforçado com vitamina C, pois além de reduzir a inflamação, é capaz de combater a placa bacteriana que pode levar a este problema.

Como aliviar a dor nos dentes?

Outras opções para aliviar a dor nos dentes são esfregar uma gota de óleo de essência de cravinho no dente afetado ou fazer bochechos de chás de alfazema ou hortelã-pimenta, pois têm ação analgésica e antisséptica.

Como aliviar a sensibilidade nos dentes com Folhas de hortelã-pimenta?

O mentol presente nas folhas de hortelã-pimenta é refrescante e acalma a dor, sendo aconselhada para ajudar no alívio da sensibilidade nos dentes. Juntar as folhas de hortelã-pimenta com a água fervente, deixar descansar por 15 minutos e filtrar. Com o chá morno, fazer bochechos 3 vezes ao dia.

Como cuidar de dentes sensíveis?

Embora o tratamento feito com um especialista seja fundamental para cuidar dos dentes sensíveis, existem algumas medidas simples que ajudam a atenuar a dor e o incômodo que a sensibilidade provoca: Usar creme dental específico para sensibilidade dentária; Usar creme dental com alta concentração de flúor para ajudar fortalecer o esmalte;

image


O que fazer para aliviar a dor da sensibilidade dos dentes?

Como Aliviar a Sensibilidade nos Dentes?1 – Evitar alimentos e bebidas ácidas. … 2 – Não usar cremes dentais abrasivos. … 3 – Prevenir ou eliminar placas bacterianas. … 4 – Prevenir ou tratar cáries. … 5 – Não usar força ao escovar os dentes. … 6 – Usar cremes dentais específicos para sensibilidade.More items…


Como curar dor de dente em 5 segundos?

Veja como aliviar a dor de dente com 5 técnicas caseirasFaça bochechos com água e sal. … Faça bochechos com chá de gengibre com própolis. … Use o cravo-da-índia. … Coloque gelo no local. … Aplique alho no dente dolorido.


O que pode ser muita sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade dentária tem sua origem na exposição da dentina (parte do dente que recobre o nervo), devido à perda do esmalte ou à retração gengival. As mudanças de temperatura e certos alimentos (ácidos ou doces) podem causar hipersensibilidade. A dor geralmente desaparece depois de algum tempo.


Porque a dor de dente vai e volta?

Isso pode ser por causa de vários motivos: cáries, retração gengival que expõe a raiz do dente, pulpites (inflamação do nervo/canal do dente) e doenças do periodonto.


Quando a dor de dente não passa?

Como a sua dor está insuportável (normalmente, dente latejando), sugiro que vá ao dentista, pois provavelmente (não estou dando certeza) você está com uma condição de pulpite (dor no canal), e deverá passar por procedimento odontológico. A medicação não vai resolver o seu problema.


O que é bom para sensibilidade nos dentes caseiro?

Uma solução de sal e água é um dos remédios domésticos mais comuns para qualquer problema dentário. Adicione 2 colheres (chá) de sal em água morna, mexa bem e enxágue a boca 2 vezes por dia com mistura para reduzir a sensibilidade.


O que é bom para sensibilidade na raiz do dente?

A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. Seu dentista pode prescrever flúor em gel ou um enxagüante bucal com flúor. Você também pode tentar cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis.


Como usar o alho para aliviar a dor de dente?

Para amenizar a dor de dente, você deve esfregar metade de um dente de alho no dente por sete a dez minutos pode ajudar a aliviar o desconforto. Quando a dor começar, mastigue o dente de alho para liberar o suco. Em cerca de 15 a 30 minutos a alicina presente no líquido vai fazer efeito e a dor irá desaparecer.


Qual o melhor chá para dor de dente?

Cha para dor de dente? Veja 5 receitas naturaisCha de hortelã Fresco, aromático e com propriedades calmantes, o chá de hortelã ou de menta contribui com o controle da dor de dente. … Chá de camomila. … Cha para dor de dente inflamado com própolis. … Chá de erva-cidreira. … Chá com óleo de cravo-da-índia.


Tem como matar a raiz do dente?

Tratar o canal mata a raiz do dente? Verdade. De maneira genérica, tratar o canal significa remover os nervos de um dente que foram expostos a uma contaminação ou agressão. Quando isso acontece, qualquer tipo de irrigação sanguínea cessa, o que também elimina a dor — uma espécie de “morte” do canal.


1. Escovação muito agressiva

A escovação de dentes mais de 3 vezes por dia ou com uma escova de cerdas duras pode favorecer o desgaste do esmalte do dente, resultando em aumento da sensibilidade.


2. Retração gengival

A retração gengival, que é quando há diminuição da quantidade de gengiva que cobre um ou mais dentes, pode acontecer devido a doenças dentárias ou escovação errada e resulta na maior exposição da dentina, que é um tecido que constitui o dente e que fica localizado próximo à raiz, deixando os dentes mais sensíveis, além de aumentar o risco de infecções.


3. Ranger os dentes durante a noite

O bruxismo, que é uma condição em que a pessoa range involuntariamente os dentes à noite, pode resultar no desgaste do esmalte de vários dentes, aumentando a sensibilidade. Além do aumento da sensibilidade nos dentes, o ato de ranger os dentes pode resultar em problemas na articulação que liga a mandíbula ao crânio.


4. Tratamentos dentários

Tratamentos dentários como clareamento, limpeza ou restauração dos dentes pode aumentar a sensibilidade dos dentes, uma vez que provocam uma erosão temporária do esmalte do dente.


5. Consumo de alimentos muito ácidos ou cítricos

Alguns alimentos podem desgastar o esmalte do dente e favorecer o aparecimento de cáries, o que pode deixar os dentes mais sensíveis. Alimentos muito ácidos ou cítricos, como limão, vinagre e abacaxi, ou muito doces, como bolos e chocolates, por exemplo, podem aumentar a sensibilidade nos dentes.


O que é sensibilidade no dente?

Sensibilidade no dente é a condição causada quando ocorre o desgaste do esmalte dentário ou a retração da gengiva, expondo a dentina (parte mais macia e interna do dente) e reduzindo a proteção da raiz do dente.


Quais são as causas da sensibilidade nos dentes?

Várias situações podem levar a uma pontada ou dor de dente em pessoas com sensibilidade nos dentes. Entre as principais situações relacionadas com a sensibilidade dentária estão:


Tratamentos para sensibilidade no dente

O tratamento da sensibilidade dentária irá depender da causa, por isso, deve-se recorrer ao dentista para efetuar o diagnóstico e iniciar o tratamento do problema.


Alívio da sensibilidade – 6 formas de amenizar o incômodo

Embora o tratamento feito com um especialista seja fundamental para cuidar dos dentes sensíveis, existem algumas medidas simples que ajudam a atenuar a dor e o incômodo que a sensibilidade provoca:


Dúvidas comuns sobre sensibilidade dentária

Quando é por uma lesão cariosa, a dor pode ser causada por agentes externos como frio ou doce, bem parecido com a sensibilidade de dente. Isso acontece pelo desgaste do esmalte, deixando a dentina exposta. Já a sensibilidade dentária se dá, em geral, quando há alguma retração da gengiva, deixando um pouco da raiz exposta.


Sensibilidade nos dentes: o que é e causas

Não lavar os dentes antes de dormir, não usar fio dentário, fugir a sete pés do consultório do dentista. Não é segredo para ninguém: são muitos os erros cometidos no que se refere à saúde oral. O problema é que ao relegar a preocupação com os seus dentes para segundo plano pode estar a arriscar-se a sofrer consequências graves.


Como aliviar a sensibilidade dentária

Manter os dentes e as gengivas saudáveis nem sempre é tarefa fácil, especialmente quando não temos consciência de que estamos a cometer erros como os descritos em cima.


Produto Relacionado

A sensibilidade dentária é um problema bucal muito comum, mas bastante incômodo também – principalmente em algumas situações. Bebidas e comidas muito geladas ou quentes? Nem pensar. Às vezes até mesmo escovar os dentes se torna uma tarefa difícil.


O que causa a sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária pode acontecer por diferentes motivos, desde uma cárie até fatores emocionais. Entretanto, segundo a profissional, esse quadro em geral se desenvolve principalmente por causa da retração gengival que, por sua vez, pode ser provocada por uma escovação inadequada (com muita força) que desgasta o esmalte dentário.


Alimentação pode agravar os dentes sensíveis

De acordo com a dentista, um dos fatores que podem piorar um quadro de sensibilidade dentária é a alimentação. “Alimentos ou bebidas com pH muito baixo (ácidos) podem provocar o desgaste do esmalte, podendo chegar até a dentina, por isso é importante não ingerir esses alimentos com muita frequência”, alerta.


6 formas de amenizar a sensibilidade nos dentes

Embora o tratamento feito com um especialista seja fundamental para cuidar dos dentes sensíveis, existem algumas medidas simples que ajudam a atenuar a dor e o incômodo que a sensibilidade provoca.


O que é sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes ou dentes sensíveis traduz-se numa dor, normalmente, aguda e de curta duração que se manifesta nos dentes, e que pode ser consequência de cárie dentária, fraturas nos dentes, doenças nas gengivas, exposição da raiz do dente por retração ou recessão da gengiva (“dentes descarnados”), entre outros motivos, como veremos mais adiante..


Sensibilidade nos dentes – como aliviar?

Apesar dos sintomas de sensibilidade dentária poderem regredir naturalmente, sem qualquer tratamento, por exemplo pela remineralização salivar que pode promover o bloqueio da entrada dos canalículos dentinários, o certo é que este problema tende a regressar e, muitas vezes, a agudizar-se se nada for feito para contrariar a sua progressão.

image

Leave a Comment