Como acabar com a salivação excessiva

image

Como é feito o tratamento?

  • Exercícios motores Se a salivação excessiva for desencadeada pelo envelhecimento ou doenças neurológicas, exercícios motores podem ajudar a recuperar a coordenação dos músculos da região oral. Com o acompanhamento de fisioterapeutas e fonaudiólogos, o paciente aprender a ter controle da postura da cabeça e aprende técnicas para o fechamento dos lábios. …
  • Aplicação de botox …
  • Cuidados caseiros …

Full
Answer

Como lidar com a salivação excessiva?

A salivação excessiva, ou a hipersalivação pode ser uma grande fonte de irritação. Em casos graves, essa condição pode ter um impacto sério na qualidade de vida da pessoa afetada. Para lidar com casos menos severos, tente evitar comidas e odores que estimulam a salivação.

Por que a saliva excessiva é engraçada?

Esse fenômeno é normal, já que a criança ainda não desenvolveu totalmente o controle dos músculos da região facial. Mas, se nesse período a saliva excessiva pode ser até engraçada, na fase adulta se torna algo problemático e que atinge, principalmente, o convívio social. Tem até um nome técnico para definí-lo: sialorreia.

Como tratar o excesso de saliva na gravidez?

O termo médico para o excesso de saliva é ‘ptialismo’. O ptialismo pode ocorrer isoladamente, mas geralmente é causado por náusea e vômitos durante os primeiros meses de gravidez. à noite. Alguns remédios para o mal-estar matinal podem ajudar a resolver a sialorreia; por exemplo, fazer pequenas refeições regulares.

Como diminuir o excesso de saliva na boca?

Mantê-los limpos e em bom estado diminuirá o excesso de saliva na boca. Escová-los depois de comer também diminui as náuseas e a possibilidade de vomitar, que levam à produção da saliva excessiva. [2] Usar creme dental com um sabor de menta também vai acalmar o estômago.

image


O que é o excesso de saliva?

O excesso de saliva se caracteriza por um volume anormal de salivação. Como você viu acima, a quantidade média de saliva presente na boca varia entre 750 ml 1,5 L. No caso da hipersalivação, as pessoas podem produzir até o triplo dessa quantidade.


Para que serve a saliva?

A saliva é um líquido transparente composto principalmente por água, contendo outras substâncias muitos importantes para manter a saúde bucal. Além disso, a saliva é essencial, pois:


Quanto salivamos diariamente?

Por dia, o corpo humano produz cerca de 750 ml a 1,5 L de saliva, sendo que essa produção é mais intensa no meio da tarde e em menor quantidade enquanto dormimos. Parte dessa produção vai para o sistema digestivo, enquanto outra permanece na região bucal. Mas isso varia de pessoa para pessoa e, por isso, é difícil precisar qual a quantidade ideal de saliva para cada indivíduo.


Quais são as 6 principais causas da hipersalivação?

As mulheres grávidas são bastante afetadas pelo problema devido às mudanças hormonais, mas existem outros fatores de risco que podem afetar um público diverso. Você pode produzir mais saliva nas seguintes situações:


Quais são os principais sintomas deste problema?

Os sinais mais comuns que indicam a hipersalivação são: cuspir constantemente, babar, en golir saliva o tempo todo ou até mesmo ter dificuldade de engoli-la, justamente pela quantidade excessiva de salivação. No entanto, também existem outros sintomas associados ao problema. Conheça alguns deles:


Cárie

Um dos problemas bucais mais comuns, a cárie pode causar o excesso de saliva. Essa é uma tentativa do nosso organismo de expulsar o que está fazendo mal. Contudo, só mesmo indo a um dentista para fazer o tratamento adequado é que vai resolver.


Refluxo gastroesofágico

No caso do refluxo, é mais fácil de identificar. Isso porque é comum ter também outros sintomas como queimação no estômago e na boca, além de má digestão.


Gravidez

Alguns desconfortos gastrointestinais são comuns durante a gravidez. E a salivação excessiva é resultado disso. Geralmente, envolve também vômito ou náusea, por exemplo.


Uso de medicamentos e produtos tóxicos

Certos remédios, como tranquilizantes e anticonvulsivantes podem causar salivação excessiva. Além disso, a exposição a produtos tóxicos, como mercúrio, também pode levar a esse sintoma.


Doença de Parkinson

Essa é uma doença que começa de forma muito discreta e, aos poucos, degenera o cérebro. Entre os primeiros sinais está a salivação excessiva, a dificuldade de falar e de deglutir, por exemplo.


Causas de salivação excessiva em crianças

Episódios de baba na boca de bebês e crianças são normais.
Raramente é um sinal de uma doença ou de alguma complicação.
A sialorreia em crianças pode ser causada pelos dentes.
Se a sialorreia for associada a outros sintomas, pode ser causada por doenças.
Se os recém-nascidos ou crianças pequenas babarem, a causa pode ser:


Salivação excessiva durante a gravidez

Muitas mulheres notam uma maior produção de saliva.


Sialorreia noturna por resfriado ou nariz entupido

Todos nós já tivemos um resfriado pelo menos uma vez na vida.
Quando vamos dormir, se o nariz estiver entupido, é preciso manter a boca aberta.
Na posição sentada, a hipersalivação não provoca baba porque a saliva é engolida ou evapora.
Na posição horizontal com a cabeça apoiada de um lado, a saliva tende a acumular-se daquela parte por efeito da gravidade.
Se a boca permanece aberta, a saliva pode sair e molhar o travesseiro..


Remédios homeopáticos para salivação excessiva

A homeopatia é uma forma de medicina holística, ou seja, trata os seres humanos considerando os aspectos tanto físico, como mental.
A seleção do remédio homeopático mais adequado baseia-se na teoria da individualização e similaridade dos sintomas, usando uma abordagem holística.
De acordo com a homeopatia, esta é a única maneira de melhorar o estado geral de saúde, removendo todos os sinais e sintomas que o paciente tem.
O objetivo da homeopatia não é apenas tratar o ptialismo, mas enfrentar a causa subjacente e a suscetibilidade individual a adoecer.
Em matéria de medicamentos terapêuticos, existem vários remédios disponíveis para tratar a sialorreia, que podem ser selecionados com base na causa da doença.
Para tomar o remédio adequado, o paciente deve consultar um médico homeopata qualificado..


Tratamento para sialorreia ou salivação excessiva

Os remédios caseiros para salivação excessiva são:
1. Usar um copo muito grande capaz de conter toda a baba. (É possível encher um copo em 5 minutos)
2. Fazer uma limpeza diária do copo: não jogue o conteúdo na pia da cozinha, é preferível a pia do banheiro.
Se o copo não for limpo todos os dias, isso provocará mau cheiro em toda a casa.
3.


Remédios para a salivação excessiva

É necessário informar o seu médico sobre qualquer sintoma que ocorre além de aumento da salivação, como a náusea matinal ou azia.
Embora não se possa fazer muito para resolver a salivação excessiva, alguns remédios podem ajudar a controlar o incômodo.
Entre eles podemos citar:


Mais artigos

Quando alguém diz que algo é “dar água na boca”, geralmente é um elogio ao sabor gostoso. Mas quando uma pessoa sofre de salivação excessiva, a ideia de dar água na boca pode deixá-la envergonhada com essa condição. Às vezes chamada de hipersalivação, a produção de saliva em excesso pode fornecer pistas importantes sobre nossa saúde geral.


Função da saliva

A Associação Americana de Odontologia descreve as funções importantes que a saliva desempenha na saúde bucal, incluindo a remoção de partículas de alimentos dos dentes, a decomposição dos alimentos como preparo para a digestão e inclusive a contribuição com altos níveis de cálcio para manter os dentes fortes.


Causas do excesso de saliva

Na maioria das vezes, a salivação excessiva é um efeito colateral de outro problema. A revista British Journal of Medical Practitioners (BJMP) lista alguns dos seguintes motivos para a hipersalivação:


Como lidar com hipersalivação

A melhor maneira de impedir que seu organismo produza saliva em excesso é resolver o problema que está causando a hipersalivação. Em muitos casos, trocar medicamentos ou obter tratamento para problemas médicos pode ajudar a resolver o excesso de saliva.


Inchaço das Adenoides

A inflamação (hipertrofia) das adenoides pode levar ao excesso de saliva na boca. As glândulas adenoides, os tecidos localizados atrás do nosso nariz e acima do céu da boca, são uma parte do nosso sistema imunológico.


Medicamentos

Exitem alguns tranquilizantes como os, inibidores da acetilcolinesterase (agentes anticolinesterásicos), e os anticonvulsivantes que podem causar o excesso de saliva.


Alergias

A alergia desenvolve-se quando o sistema imunológico, que defende o organismo contra substâncias nocivas, como germes, reage erradamente contra uma substância inofensiva.


Raiva

A raiva é uma infecção causada por um vírus que afeta os nervos e o cérebro. É geralmente transmitida por um arranhão ou mordida de um animal infectado.


Doença do Refluxo Gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo do estômago move-se para trás, a partir do estômago para o esôfago, causando irritação no local.


Náusea

A Náusea é uma sensação bastante desagradável de nos faz sentir como se fossemos vomitar. As pessoas geralmente produzem excesso de saliva pouco antes de vomitar.


Gravidez

A mulher por vezes produz salivação excessiva ( sialorreia) quando está grávida. Esta ocorrência pode ser causada por náuseas ou reflexos, comumente experimentados durante a gravidez.

image

Leave a Comment