Como acabar com as pragas do morango

image

Durante a estação de crescimento, os morangos podem ser pulverizados de pragas com infusão de dente de leão, alho ou casca de cebola. Com uma invasão maciça de carrapatos de morango, Fitoverm, Fufanon, Actellik são usados. Para estimular o crescimento e aumentar a resistência a pragas, os fertilizantes Azotofit e Biohelat são introduzidos no solo.

Full
Answer

O que são morangos e para que servem?

Os morangos são aquelas frutinhas vermelhas que todo mundo gosta de comer e se deliciar. Ela também serve para produzir sucos e iogurtes. A fruta geralmente é consumida com algum aperitivo, misturada ao creme de leite ou leite condensado.

Quais são os principais inseticidas usados no cultivo do morango?

Para o controle químico, os principais inseticidas empregados são as espinosinas e os piretróides. Cerca de setenta produtores participaram na noite de ontem, dia 25 de abril, do Seminário ”A praga Drosophila suzukii no cultivo do morango”, no Centro de Cultura de Feliz, em Feliz, RS.

Quais são os principais vilões do Morangos?

Todas as doenças acima são causadas por fungos , os principais vilões do morangos. A doença é provocada pela bactéria Xanthomonas fragarie Kennedy & King. De acordo com profissionais da área, é uma doença grave e de difícil tratamento: “Os sintomas iniciais são pequenas manchas (pontos) aquosas na porção inferior da folha.

Por que os morangueiros sofrem com fungos?

Os morangueiros também podem sofrer com alguns fungos como o Mycosphaerella fragaria. Esta doença ataca principalmente as folas da planta, deixando-as com aspecto envelhecido. Segundo profissionais: “as folhas, a lesão inicia com uma pequena mancha de coloração púrpura, que aumenta até 3-6 mm de diâmetro.

image


Doenças

Antracnose: É uma doença causada por um fungo (Colletotrichum gloreosporioidis, C. acutatum e C. fragariae). Na planta, atinge regiões como estalões, pecíolo, pedúnculo, fruto e coroa do morangueiro provocando estrangulamentos nessas partes.


Pragas

Pulgões: Eles são a porta de entrada para a morte de muitas plantas. Quando atingem os morangos, os danos podem ser fatais: “O dano dos pulgões ao morangueiro é devido à sucção da seiva da planta e pela possível transmissão de viroses que levam ao enfraquecimento e eventual morte da planta”.

image

Leave a Comment