Como acabar com cansaço e falta de ar

image

Common Causes

Se o cansaço e a falta de ar são frequentes — e surgem mesmo quando o seu corpo não passou por um esforço excessivo —, é importante procurar um médico e investigar a origem do problema. É preciso observar se você sente dificuldade para respirar mesmo quando está sentado ou quando faz atividades leves, como uma simples caminhada.

Related Conditions

Em caso de falta de ar, o primeiro passo é manter a calma e sentar-se confortavelmente, fechando os olhos de modo a conseguir concentrar-se na própria respiração. Depois disso, deve focar a atenção na entrada e saída do ar dos pulmões, de forma a regular a respiração.

Como saber se tenho cansaço e falta de ar?

Principais causas da Falta de Ar. A falta de ar é caracterizada pela dificuldade do ar chegar aos pulmões, que pode acontecer devido ao excesso de atividade física, ansiedade, nervosismo, bronquite ou asma, além de outras situações mais graves que devem ser investigadas pelo médico.

Como lidar com falta de ar?

As doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca, causam falta de ar ao fazer esforços, como levantar da cama ou subir escadas. Normalmente as pessoas com essa condição relatam piora da falta de ar ao longo do tempo de doença e o indivíduo também pode apresentar dor no peito, tipo angina. Confira mais sintomas de problemas no coração .

Quais são as causas da falta de ar?

Quais são os sintomas da falta de ar ao fazer esforços?

image


Bronquite asmática

Nessa condição, alergias causam uma inflamação nos brônquios do pulmão, o que prejudica a passagem do ar e causa dificuldade para respirar e sensação de cansaço. Outros sintomas da bronquite são: tosse com muco, chiado no peito, desconforto e febre.


Fadiga crônica

Quando o cansaço se torna muito frequente, pode ser sintoma da síndrome da fadiga crônica. As causas dessa doença não são aparentes — geralmente, os exames físicos e complementares não apresentam alterações. Os pacientes se queixam de dores, fraqueza muscular e febre, além de apresentar alterações no humor.


Estresse e ansiedade

Aspectos emocionais também podem estar ligados à sensação de cansaço e falta de ar. Quando o corpo está exposto a muita tensão, fica difícil relaxar e a consequência é um cansaço frequente. A ansiedade causada por situações estressantes também pode ter relação com esses sintomas.


Insuficiência cardíaca

O coração atua diretamente na circulação do oxigênio pelo corpo. Portanto, ele é uma peça fundamental no sistema respiratório. Quando o bombeamento de sangue está com problemas, o paciente pode se sentir mais cansado e com dificuldade para respirar.


Nódulo no pulmão

O câncer de pulmão é uma doença silenciosa. Portanto, o melhor a ser feito é prevenir. Hábitos saudáveis — principalmente o de não fumar — são formas de evitar esse problema. Ao sentir cansaço extremo e falta de ar frequente, o ideal é procurar um médico o quanto antes, pois esses sintomas podem ser causados pela presença de um nódulo no pulmão.


Cansaço e falta de ar simultâneos

É importante deixar claro que sentir cansaço e falta de ar simultaneamente pode estar indicando alguma doença. Angina, pneumotórax ou a chegada de uma gripe podem ter esses sintomas como aviso. Mesmo assim, quando os dois sintomas são sentidos juntamente, a resposta do organismo pode estar querendo alertar para um possível ataque cardíaco.


Cansaço

A sonolência ocasional é uma causa natural para todas a pessoas, quando ocorre vez ou outra. Todavia, o cansaço inexplicável, em quadro crônico e súbito, pode estar sinalizando algo mais grave. Por vezes, relaciona-se à questões psicológicas ou mudanças de estilo de vida.


Falta de ar

Sentir falta de ar na região torácica também pode vir seguida de uma sensação sufocante, como se o ar não conseguisse sair do peito. Isso pode levar à ansiedade, quando o fôlego não é recuperado. Dessa forma, a frequência cardíaca e a respiração também se aceleram, podendo levar a algo mais grave.


Falta de Ar Constante: O Que Pode Ser?

A respiração é uma função vital do ser humano, afinal, o nosso corpo precisa de oxigênio para funcionar perfeitamente. Assim, quando uma pessoa começa a ter dificuldades para respirar, pode experimentar um grande desconforto, além de outras complicações.


Principais Causas Para a Falta de Ar Constante

Pessoas saudáveis podem sofrer com a falta de ar em situações pontuais, como, por exemplo, após a prática intensa de exercícios físicos, quando são submetidas a temperaturas extremas e a grandes altitudes. Nesses casos, assim que o indivíduo se afasta da causa, a respiração tende a voltar ao normal.


Falta de Ar Causada Por uma Crise de Ansiedade

Existem muitos casos em que o paciente chega ao consultório com queixa de falta de ar e nenhuma causa clínica é identificada, porque se trata de um sintoma de ansiedade, na verdade, o mais comum deles.


Falta de Ar Por Ansiedade: Maneiras de Controlar

A respiração diafragmática é a técnica mais indicada para controlar a falta de ar gerada por crises de ansiedade, porque o diafragma é o músculo respiratório mais eficiente que temos. Durante uma crise, é comum que se respire pela boca ou pelo peito e de modo rápido, que é o que gera a ofegância e pode levar à faltar o ar.

image

Leave a Comment