Como acabar com caramujos de jardim

image

Como acabar com os caramujos?

Os caramujos gostam de locais úmidos e sombreados, além de aparecerem principalmente em épocas de frio. Se você quer que suas plantas sejam as únicas moradoras do seu jardim, é hora de acabar com esses invasores cascudos. Caso tenha poucos caramujos, uma maneira prática é eliminar eles os caçando manualmente.

Qual a desvantagem do Caramujo para o seu jardim?

Outra desvantagem para seu jardim é que o caramujo se reproduz rapidamente. Em apenas um ciclo, a fêmea do caramujo pode botar até 600 ovos, aumentando o número desses parasitas. Ou seja, caso localize algum desses invasores no seu jardim, elimine eles imediatamente.

Como acabar com os caramujos no quintal?

Então, siga o próximo passo para acabar com os caramujos no quintal. Para eliminar esses intrusos, coloque todos os moluscos que encontrou em um balde com água e preencha com bastante sal de cozinha. Deixe lá até que eles não se mexam mais.

Quais são os sintomas do caramujo?

O caramujo é transmissor de vermes, que causam doenças graves ao ser humano, podendo levá-lo à morte. Distúrbios do sistema nervoso, fortes e constantes dores de cabeça, perfuração intestinal e hemorragia abdominal, são alguns dos sintomas de enfermidades ocasionadas pelo animal em pessoas.

image


Como é o caramujo-africano?

O caramujo gigante africano chega a medir 15 cm com o peso de 200 gramas. Ele apresenta uma concha alongada e em formato de cone. Nela podem ser vistas manchas claras.


Veja 8 truques para acabar com caramujos no quintal

Para que o caramujo não se torne uma grande dor de cabeça, é necessário tomar algumas medidas de precaução. Veja 8 maneiras para que não haja uma infestação no seu quintal e na casa dos seus vizinhos.


1 – Jamais coma ou crie os caramujos capturados em sua horta

Já que não é possível saber a procedência do molusco, ao ingerir você se expõe a diversas doenças. Com isso, nunca coma nenhuma espécie que surgir em seu quintal.


2 – Use proteção ao capturar esses moluscos

Ao remover esses intrusos da sua horta em casa ou de seu jardim, jamais toque diretamente. Sempre utilize sacos plásticos ou luvas para proteger suas mãos do contato direto.


3 – Espere o momento certo

A melhor hora para fazer a captura dos caramujos é durante o crepúsculo ou em dias chuvosos e com muitas nuvens. Nesse período eles saem do abrigo e podem ser encontrados em maior número.


4 – Elimine os invasores com sal

Para eliminar esses intrusos, coloque todos os moluscos que encontrou em um balde com água e preencha com bastante sal de cozinha. Deixe lá até que eles não se mexam mais.


5 – Destrua os ovos também

Para que a praga não retorne para o seu jardim, elimine os ovos pequenos, duros e com uma coloração clara. Para isso, você precisa destruir por fervura em água antes de depositar na lixeira.


Faça uma limpeza inicial

Primeiro de tudo, é fundamental dificultar a reprodução dos caramujos, caracóis e lesmas. Para isso, retire qualquer entulho que tenha na sua área. Também é fundamental limpar todo o terreno, eliminando galhos e folhas secas, possíveis locais de desova e alojamento.


Deixe iscas

Depois é a hora de fazer algumas iscas para reunir o máximo de caramujos no mesmo local. Para isso, pela noite, distribua pedaços de chuchu em locais com muitas plantas. Também pode usar pedaços de estopa molhados em cerveja. Na manhã seguinte, é só coletar — usando luva — e dar fim a essa praga.


Desidratre

Outra forma de eliminar os caramujos é fazer com que eles se desidratem, o que acaba fazendo com que morram. Para isso, espalhe sal em volta do vaso, sempre tomando cuidado para não contaminar a terra. Se preferir, pode também usar cinzas da churrasqueira, que vai agir da mesma forma, sem estragar o solo.


1. Faça a limpeza do seu jardim

O primeiro passo que você deve tomar é limpar o seu jardim. Esses animais adoram locais mais escondidos para habitar e se reproduzirem. Assim, retire do seu terreno todos os objetos que lhes possibilitem isso, como garrafas, pedaços de madeira, tijolos e pedras. Assim, você também os deixará mais expostos aos predadores naturais.


2. Faça uma revisão no seu terreno

Em seguida, você deve verificar o seu jardim. Investigue, planta por planta, uma a uma, e veja se encontra algum desses animais. Se os encontrar, retire eles com a sua mão, utilizando sempre um par de luvas.


3. Coloque armadilhas

O próximo passo que você deve tomar é o fabrico de armadilhas. Com essas armadilhas, você conseguirá eliminar alguns desses bichos que não conseguiu localizar na revisão do terreno. Existem vários exemplos de armadilhas possíveis.


4. Elimine fontes de água parada

Controle também as fontes de água parada, como poças em buracos, em pneus, nos pratinhos dos vasos. Isso se deve ao fato que os caracóis amam essas poças, já que eles estão acostumados com ambientes úmidos. Essa medida também evitará a proliferação de sapos e mosquitos, e previne surtos de doenças como a dengue o Zika vírus.


5. Cultive pássaros

Se o seu quintal for cheio de pássaros, essa pode ser a chance de acabar com caracóis. Essas aves são predadoras naturais dos caracóis e os ingerem com facilidade, desde os menores até os maiores, danificando suas conchas para facilitar o processo de digestão.


6. Use metaldeído

Na realidade, essa é a dica mais comum de se ver em órgãos de controle e outras instituições, já que o metaldeído é bastante comercializado para o controle de moluscos. Ele possui baixa toxicidade para humanos e outros animais, por isso é utilizado.


7. Utilize sulfato de cobre

O Ministério do Meio Ambiente comprovou qual é a armadilha mais eficaz para caracóis. Ela consiste em sulfato de cobre, cal e sabão em pó, tendo o cal como agente regulador para que o composto cúprico não destrua a sua plantação. Esse foi o único composto que matou 100% desses moluscos em um experimento, o que comprova sua eficácia.

image

Leave a Comment