Como acabar com caruncho do armario

image

O que fazer para acabar com caruncho no armário? Mantenha os armários limpos A higienização pode ser feita quinzenal ou mensalmente — de preferência, toda vez que você fizer novas compras. Para a limpeza, você deve usar um pano embebido em detergente, vinagre ou sabão de coco.

Full
Answer


Como se livrar de carunchos no armário?

Coloque um recipiente com borra de café num cantinho do armário. Ele vai funcionar como um inseticida natural contra os carunchos.


Qual o melhor veneno para caruncho?

Optigard DuoOptigard Duo: inseticida para controle de carunchos Desenvolvido para uso nos mais diversos ambientes, Optigard Duo é o inseticida profissional recomendado para um controle efetivo de carunchos em áreas de manipulação de alimentos por empresas especializadas.


Como acabar com bichinhos preto no armário da cozinha?

Dá uma olhada!Use uma solução de água sanitária diluída em água para lavar o armário. … Aposte na solução de água com vinagre branco e detergente. … Espalhe cravos nas prateleiras para afastar os insetos. … Guarde os alimentos em potes de vidro herméticos.


O que causa o caruncho?

O caruncho é um conhecido indesejado de quem trabalha quem cozinha. O inseto é especialista em encontrar alimentos e se apossar deles. Ao contrário do que pensam, ele não surge na comida como uma bactéria. Ele vem da falta de higiene do local onde ficam os alimentos.


Faz mal comer comida com caruncho?

“Eles não provocam nenhum problema grave de saúde nem intoxicação, mas sua presença é um indício da falta de higiene do local de armazenamento”, afirma Luciana Coppini, nutricionista mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Qual a diferença do caruncho e do cupim?

Sérgio Bocalini: O caruncho não é cupim, é um besouro que não ataca madeira. Provavelmente você deve estar com algum tipo de alimento infestado por eles nos armários.


Como acabar com caruncho em móveis de madeira?

Detergente, vinagre branco e sabão de côco podem ser usados na limpeza. A pulverização de vinagre em madeiras em início de infestação também é apontada como um remédio caseiro eficaz para matar esses insetos. Ainda no caso de móveis, manter eles limpos é fundamental para ajudar a prevenir esses insetos.


O que fazer para não dar caruncho no arroz?

Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.


O que é bom para não dar bicho no arroz?

Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras. Caso você deixe o arroz dentro do saco, os bichos conseguem invadir com facilidade, colocando larvas e contaminando todo o alimento.


O que atrai caruncho?

A umidade em excesso pode atrair os carunchos!


Quanto tempo vive o caruncho?

Segundo o pesquisador, o ciclo de vida vai depender muito da espécie, mas podem chegar a 200 dias o ciclo completo (sendo maior parte fase larval). Um besouro adulto pode viver em média 40 dias e a fêmea pode ovipositar centenas de ovos durante o ciclo.


Onde Vivem os carunchos?

Os carunchos são insetos que habitam regiões de climas quentes, sendo encontrados em todas as regiões tropicais do globo.


O que passar em caruncho?

Detergente, vinagre branco e sabão de côco podem ser usados na limpeza. A pulverização de vinagre em madeiras em início de infestação também é apontada como um remédio caseiro eficaz para matar esses insetos.


O que é bom para matar caruncho de madeira?

É possível conseguir-se a remoção do caruncho da mobília e os surtos localizados em madeiras estruturais com um produto próprio de tratamento anti-caruncho, mas, se a madeira já estiver num estado de desagregação, a única solução é remover e substituir as partes afetadas.


Como acabar com o bichinho do arroz?

Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.


Como é o caruncho de madeira?

Caruncho é o nome dado às larvas de várias espécies de besouros, especialmente conhecidas por roer, perfurar e deteriorar a madeira. Essas larvas são xilófagas, ou seja, se alimentam de madeira. Ao se alimentar, ele rói e cria túneis e galerias dentro da madeira, danificando seriamente a sua estrutura.


Limpe o armário com frequência

Sua despensa deve ser higienizada com bastante frequência, de preferência quinzenalmente, no mínimo mensalmente, ou quando for feita uma nova compra. Tire todos os resquícios de alimentos que possam vir a ser derramados sobre as prateleiras, use um pano com detergente, vinagre, ou sabão de coco, mas não muito molhado.


Cuidados na hora da compra

Ao pegar alimentos ensacados no supermercado, evite alimentos com a embalagem furada, pois essas pragas se reproduzem de forma muito rápida e, por mais que possa ser um ou outro, quando colocado no armário da sua cozinha ele poderá se tornar muitos e muitos, de forma mais difícil de controlar.


A validade dos mantimentos

Outro fator importante é checar sempre a validade de todos os alimentos que estão no seu armário da cozinha, ou em qualquer outro lugar que possa armazenar, afinal, alimentos vencidos são um prato cheio para atrair os carunchos.


Potes podem ajudar, e muito

Após abrir o pacote do alimento, o ideal é armazená-lo em potes com tampas, pois as embalagens, mesmo se bem fechadas e lacradas, são acessíveis às pragas, que podem penetrar, ou até mesmo, se aproveitarem de qualquer furinho que pode conter longe dos nossos olhos.


Como identificar

Alguns bichos maiores, como mariposas e baratas, são de fácil identificação. Outros, infelizmente, só vemos ao abrir a embalagem na hora de preparar os alimentos.


Como os bichos aparecem na cozinha?

As pragas podem aparecer no momento em que os alimentos são beneficiados ou embalados, antes de chegarem à sua cozinha. “Os supermercados devem ter uma política rígida de controle de pragas, inclusive nas prateleiras de produtos com pequenas avarias ou próximos ao vencimento”, disse o especialista.


Como limpar a despensa?

Mesmo com a aplicação de vinagre, cravo e outros repelentes naturais, as pragas podem reaparecer depois de um tempo. Para que a limpeza seja efetiva, o ideal é retirar tudo do armário, passar aspirador de pó nos cantinhos e só depois disso aplicar os produtos de sua preferência.


O que é bom para acabar com caruncho na Madeira?

Como precisam de umidade para sobreviver, secar a madeira às vezes resolve o problema. Uma solução química de boro também pode ser utilizada em casa para se livrar desses bichinhos, mas, se a infestação for muito grave, é necessário obter ajuda profissional para erradicá-la.


Como evitar a infestação de carunchos?

Se a infestação de carunchos não for muito grande é possível, na hora de usar, apenas cobrindo com água a vasilha e escorrendo algumas vezes, pois os carunchos bóiam e são eliminados com alguma facilidade.


Como tirar os carunchos do arroz?

Coloque o arroz em uma tigela com água e aguarde algum tempo para que os carunchos fiquem boiando na água. Quando perceber carunchos na superfície, vá removendo com uma peneira pequena. Pode repetir o procedimento com uma nova água umas 3 vezes até sentir segurança em comer o arroz sem os carunchos.


Como manter os armários limpos e secos?

Com as prateleiras e armários devidamente limpos e secos, estes podem ser cobertos ou forrados com papel e somente então os alimentos poderão voltar a ser armazenados no local, sem o risco de serem novamente infestados por carunchos.


Como limpar os armários da despensa?

Limpe os armários/despensa no mínimo 1 vez por mês – o ideal é limpar sempre que fizer compras. Passe um pano úmido quase seco e depois seque. Você pode usar detergente, sabão de coco ou vinagre de álcool branco para limpar.


Por que os carunchos são tão comuns no Brasil?

Este tipo não é tão comum no Brasil, mas é possível que eles apareçam, porém, com menos frequência que os carunchos dos grãos. Esta espécie vive melhor no clima temperado europeu, tendo ocorrência mais frequente em Portugal.


Cheque a validade dos alimentos

Pelo menos uma vez por mês, cheque a validade dos alimentos estocados na sua despensa, pois os mantimentos vencidos são um prato cheio para atrair carunchos. Nesse sentido, é importante que você não armazene os produtos por muito tempo! É melhor comprar os mantimentos em menor quantidade e reabastecer a despensa de acordo com sua necessidade.


Guarde os mantimentos em potes

Depois de abrir os pacotes de alimentos, transfira seu conteúdo para potes hermeticamente fechados. Vale ressaltar que não basta somente usar prendedores para lacrar as embalagens: em potes adequados, essas pragas não penetram, mas, no saco, qualquer furo pode ser porta de entrada para os carunchos.


Descarte embalagens furadas

Caso você note embalagens de alimentos furadas ou perceba a presença de carunchos — ainda que em quantidade mínima — descarte os pacotes imediatamente, pois esses bichinhos se reproduzem muito rapidamente, além de comprometerem a higiene no preparo dos alimentos.


Mantenha os armários limpos

Mantenha sua despensa sempre limpa, sem resquícios de alimentos derramados sobre as prateleiras. A higienização pode ser feita quinzenal ou mensalmente — de preferência, toda vez que você fizer novas compras. Para a limpeza, você deve usar um pano embebido em detergente, vinagre ou sabão de coco.


Ponha a organização em dia

Para se livrar dos carunchos na cozinha, é necessário manter a organização em dia. Coloque os produtos mais novos no fundo do armário e os mais velhos na frente, para que sejam consumidos primeiro. Além disso, mantenha tudo em ordem e no devido lugar, para facilitar a visualização dos alimentos e evitar compras desnecessárias.


Use um repelente natural

Um jeito prático, eficiente e econômico de repelir os carunchos da sua cozinha é colocando um pequeno recipiente com borra de café em um cantinho qualquer do armário. A borra funciona como inseticida natural, configurando-se como uma boa solução para eliminar esses invasores.


Guarde os alimentos em locais ventilados

É melhor guardar os mantimentos na despensa do que em armários fechados. Se não for possível, deixe as portas do móvel abertas pelo menos dois dias na semana. Quanto mais ventilado e menos úmido for o local, melhor para prevenir os carunchos!


Usar Borra de Café

O melhor ingrediente natural para eliminar caruncho é a borra de café. Basta colocar de 2 a 4 potinhos espalhados pelos armários e despensa para evitar a presença desses insetos e proteger os alimentos.


Melhorar a Ventilação

Uma forma simples de Como Eliminar Caruncho é guardar os alimentos em locais mais ventilados, especialmente aqueles que são mais afetados pelos carunchos ( feijão, arroz, farinha etc.). Uma dica aqui é, ao invés de usar armários, optar por prateleiras.


Usar Potes Fechados

Todos os alimentos propensos aos carunchos devem ser armazenados em potes com tampa. Tais alimentos nunca devem ser guardados com os pacotes abertos ou semiabertos, pois é justamente isso que mais atrai os carunchos.


Evitar Derramamento de Líquidos e Alimentos

Além de guardar os alimentos em frascos fechados é importante evitar o derramamento de líquidos e demais itens alimentícios nos armários, despensa ou prateleiras.


Limpar os Armários a Cada 15 Dias

Ao ver Como Eliminar Caruncho, a limpeza quinzenal dos armários é um dos itens mais básicos. Essa limpeza deve ser feita com um pano úmido, sabão de coco ou vinagre de álcool. Nossa dica aqui é que logo depois dessa limpeza geral, você sempre coloque novos potinhos com borra de café para afastar de vez o perigo dos carunchos.


Óleo Essencial de Eucalipto

Outro item simples que pode ser usado na eliminação dos carunchos é o óleo essencial de eucalipto. Basta colocar de 3 a 5 gotas desse óleo em um pouco de água e passar um pano umedecido nessa mistura pelos armários, prateleiras e demais locais utilizados para o armazenamento dos alimentos.


Prestar Atenção na Data de Validade

Ficar de olho na data de validade é outra maneira simples de evitar a presença de carunchos, já que esses insetos atacam mais os alimentos que não apresentam uma boa composição.

image

Leave a Comment