Como acabar com colica menstrual forte

image

Por que a cólica menstrual é forte?

Uma cólica menstrual forte pode ser causada por condições de saúde como a endometriose ou o mioma uterino. Também há situações em que a cólica menstrual é forte mesmo sem nenhuma outra causa adjacente. Nesse último caso, as cólicas tendem a melhorar com o passar dos anos ou depois de a mulher ter um filho.

Como tratar cólicas menstruais após 3 meses de tratamento?

Se a dor não passar ou diminuir de intensidade após 3 meses de tratamento, pode ser necessário um diagnóstico mais completo. As cólicas menstruais muito fortes podem ser aliviadas através de alguns hábitos ou truques para amenizar a dor, tais como: Terapia de calor por meio de compressas quentes na área abdominal inferior ou banhos quentes;

Quais os benefícios da compressa de água quente para a cólica menstrual?

A compressa de água quente sob a região do baixo-ventre ajuda pois o calor tende a relaxar a musculatura e amenizar o impacto das contrações do útero que causam a cólica menstrual forte. Adquira uma bolsa quente para cólica menstrual e notará um alívio imediato. Se você não tiver uma compressa à mão, também vale um banho quente.

Como tratar cólicas no abdômen?

Para fazer esta técnica basta clocar uma bolsa de água morna ou compressas mornas sobre o abdômen, no local das cólicas e deixar por 10 a 15 minutos. Caso a bolsa esteja muito quente, deve-se deixar esfriar um pouco e proteger a pele do contato direto, colocando uma roupa, ou um pano, entre a bolsa e a pele.

image


Como acabar com a cólica em alguns minutos?

6 truques para acabar com a cólica menstrual rápidoCompressas de água morna no abdômen. … Tomar chá de gengibre com valeriana. … Utilizar pontos de reflexologia. … Fazer exercícios para as cólicas. … Não ingerir cafeína nem álcool. … Evitar comer doces e salgados.


O que fazer para parar com a cólica?

1 – Calor local. O uso de bolsa de água quente ajuda a tratar a cólica menstrual e suas dores. … 2 – Escaldar os pés. … 3 – Aposte nos chás. … 4 – Alimentação. … 5 – Evite fumar. … 6 – Faça exercícios físicos. … 7 – Descanse. … 8 – Massagens.More items…•


Quando a cólica vem mais forte?

A endometriose representa a causa mais comum para cólicas menstruais muito fortes. Os sintomas da endometriose incluem a mulher que nunca apresentou cólica e em algum momento da vida passou a sentir dor, ou a mulher que sempre sentiu cólicas, mas em algum momento a cólica menstrual aumentou em intensidade.


O que piora a cólica menstrual?

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.


Porque a cólica dói tanto?

A resposta para isso pode estar em um estudo publicado no Journal of Women’s Health. A pesquisa analisou os ciclos menstruais de 3.302 mulheres e descobriu que a dor tem causa inflamatória, sendo que essa inflamação é geralmente provocada pela chamada proteína c-reativa (CRP, da sigla em inglês).


Qual a melhor posição para dormir com cólica?

Melhores posições para aliviar a cólica Para dormir, a melhor posição consiste em ficar deitada de lado, com uma almofada ou travesseiro entre as pernas, e os joelhos dobrados.


Quando a cólica é preocupante?

Quando a cólica ocorre fora do período menstrual, mas não é recorrente, não é necessário se preocupar. No entanto, se essa cólica persistir fora do período menstrual por mais de um mês é importante procurar um ginecologista, pois pode indicar doenças ginecológicas.


Porque não se pode ir ao cemitério menstruada?

Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.


O que não pode comer quando está com cólica menstrual?

Conheça seis elementos a evitarSal. Um elevado consumo de sal favorece a retenção de líquidos, o que por sua vez pode provocar inchaço. … Açúcar. … Café … Álcool. … Comida picante. … Carne vermelha.


Por que sentimos cólica?

Todo mês, o corpo feminino se prepara para receber um bebê. Nessa preparação, é criado o endométrio – responsável pela nutrição do embrião.


Como aliviar a cólica menstrual forte de forma natural

Aposte em chás ou em remédios homeopáticos e fitoterápicos. Um chá de camomila ou de canela, por exemplo, são excelentes opções de remédio caseiro para aliviar rápido a cólica menstrual forte, pois eles possuem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes.


Cólica menstrual forte: remédios para aliviar

Se você necessita aliviar a cólica menstrual no trabalho, na faculdade, colégio ou demais situações em que você necessite do alívio rápido da dor, pode sempre apostar em remédios analgésicos, como o ibuprofeno. É o método mais ágil de aliviar dores (seja cólica ou dor em qualquer outra região do corpo), e age de forma rápida.


Comer doce diminui a cólica menstrual forte?

É comum que, nesse período chato que acompanha tensão pré-menstrual, cólica e menstruação, as mulheres fiquem mais sensíveis e descontem muito de suas frustrações na comida – principalmente em doces.


Causas da dor

As cólicas ocorrem devido à contração da musculatura lisa que forma órgãos como o estômago, intestinos e útero. Cerca de 50% das mulheres já sofreram com esse incômodo. Isso acontece por causa da prostaglandina, uma substância presente no organismo feminino.


Entenda os sintomas

O principal sintoma das cólicas menstruais, fortes ou fracas, é a dor no baixo ventre. Vale destacar que esse incômodo apresenta uma intensidade variável, podendo migrar para as costas e membros inferiores durante o período de menstruação.


Cólica fora da menstruação?

O mais usual é sentir cólicas durante o período menstrual, no entanto, é possível que algumas mulheres sintam cólica fora da menstruação também. Há diversos fatores que influenciam esse desconforto, os mais comuns são a ovulação e a endometriose.


É normal sentir cólica e não menstruar?

Como foi citado anteriormente, dependendo do tempo de duração e da recorrência com que acontecem os episódios, pode ser normal sentir cólica e não menstruar. Contudo, quando essas dores aparecem de maneira frequente, podendo impedir que a mulher realize atividades simples do dia a dia, é imprescindível que um ginecologista seja consultado.


Por que as mulheres sentem cólicas menstruais?

O corpo da mulher é biologicamente programado para reproduzir. Assim, todos os meses, o organismo feminino se prepara para uma possível gravidez. Quando o óvulo não é fecundado, a mulher menstrua para eliminar o tecido endometrial formado nas paredes do útero.


Principais sintomas de cólicas menstruais

As cólicas menstruais em geral caracterizam-se por dores abdominais que podem ou não se espalhar para outras partes do corpo como as costas e as covas. Porém, a intensidade e a duração das dores variam muito de pessoa para pessoa e podem variar também de um mês para o outro.


Causas de cólicas menstruais muito fortes

Como já mencionado, algumas mulheres sentem cólicas menstruais muito fortes sem ter nenhum problema de saúde. Isso ocorre porque algumas pessoas são mais sensíveis à ação das prostaglandinas e sentem dores mais intensas.


O que causa uma cólica menstrual forte?

Uma cólica menstrual forte pode ser causada por condições de saúde como a endometriose ou o mioma uterino. Também há situações em que a cólica menstrual é forte mesmo sem nenhuma outra causa adjacente. Nesse último caso, as cólicas tendem a melhorar com o passar dos anos ou depois de a mulher ter um filho.


Diagnóstico

Se você tem cólica menstrual forte com frequência, o ideal é procurar um médico para realizar um diagnóstico. Esse profissional deve analisar todos os sintomas, além de realizar um exame pélvico. Ele também pode pedir exames adicionais como:


Terapias de medicina alternativa

Algumas técnicas de medicina alternativa podem ajudar no alívio de cólicas, mas a maioria delas ainda não foi estudada detalhadamente a ponto de afirmar que elas realmente funcionam. Tais possíveis terapias alternativas são:


Endometriose e cólica menstrual

A endometriose é a causa mais comum para cólica menstrual forte e é definida quando células endometriais se desenvolvem fora do útero, acometendo 1 em cada 10 mulheres.


Adenomiose e cólicas menstruais

A adenomiose é uma doença, de certa forma, semelhante a endometriose e acontece quando as células endometriais invadem o músculo do útero (miométrio).


Cólica intensa sem diagnóstico

Quando se investiga as possíveis causas para as cólicas e dor pélvica e não se identifica nenhuma etiologia, a cólica menstrual é chamada de idiopática, ou seja, que não tem um motivo que a justifique.


Tratamento para cólicas menstruais

Existem diversas opções de tratamento para as cólicas menstruais, dependendo do motivo, entre eles, cirurgia, tratamento hormonal ou tratamentos alternativos.

image

Leave a Comment