Como acabar com dor de barriga em bebe

image

Como aliviar cólicas e dores de barriga nos bebés

  • Massagens Passar a mão suavemente na barriga do bebé, em movimentos circulares, começando no umbigo, é uma excelente forma de aliviar as dores. Os movimentos devem ser no sentido dos ponteiros dos relógios. …
  • Pressão com as pernas na barriga Muito levemente, deve ser feita uma pressão com as pernas sobre a barriga do bebé. …
  • Calor …
  • Ambiente tranquilo …
  • Fique por perto …
  • Massagem nas costas …
  • Vibrações …
  • Arrotar …

Full
Answer

Como tratar dor na barriga?

A dor na barriga é um problema muito comum que pode ser provocado por situações simples como má digestão ou prisão de ventre, por exemplo, e por isso pode desaparecer sem precisar de tratamento, sendo apenas aconselhado repousar, evitar comer alimentos gordurosos ou ricos em açúcar e beber muita água.

Por que o bebê com dor de barriga pode estar constipado?

4 – O bebê com dor de barriga pode estar constipado? As dores de barriga aparecem como resultado da prisão de ventre, por isso não podem ser subestimadas. Elas podem ser causadas ​​por uma dieta inadequada, mas também pelo estresse.

Por que as crianças têm dor de barriga?

Dor abdominal, com assaduras no bumbum e/ou nas pernas, parecidas com ferimentos, podem ser causadas por uma doença chamada púrpura alérgica (ou púrpura de Henoch-Schonlein). Você pode nunca ter ouvido dela, mas é surpreendentemente comum.

Como aliviar a barriga da criança?

– Para aliviar a criança pode massajar-lhe delicadamente a barriga, em círculos, mantendo-a aquecida, com uma manta ou uma botija de água quente. No caso de ser ainda muito pequenino, é aconselhável ter a seu lado uma bacia, caso ele necessite de vomitar.

image


O que é bom para bebê com dor de barriga?

Dar um banho morno no bebê; Colocar o bebê em contato com a pele de um dos pais; Preferir amamentar o bebê em vez de dar a mamadeira; Usar medicamentos que estimulem a liberação dos gases, como a simeticona em gotas, mas apenas se for recomendado pelo médico.


O que pode causar dor de barriga no bebê?

Viroses e Infecções. Essa dor de barriga em bebê pode ser ocasionada por vírus e bactérias que estão no ar ou em locais contaminados. Geralmente, a dor vem acompanhada de febre, vômito e diarreia. Por isso, o primeiro passo é manter a hidratação do pequeno através do aleitamento e com água.


Como saber se o bebê está com dor de barriga?

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:Encolhe e estica as pernas.Arqueia as costas.Mexe os braços e pernas.Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.Fecha as mãozinhas.Parece estar com dor.Está com a barriga inchada e solta gases.


Qual remédio para dor de barriga infantil?

Tratamento das dores de barriga nas crianças A dor pode ser aliviada com um analgésico como o paracetamol. Se a criança sofre de obstipação, é esta que deve ser tratada, com medicamentos adequados e sempre receitados pelo médico pediatra.


O que pode causar diarreia no bebê que mama?

Se for uma criança amamentada somente com leite materno, podemos desconfiar de substâncias presentes na alimentação materna como gordura em excesso, cafeína, chocolates, doces em excessos ou alimentos alergênicos como leite de vaca, morango, kiwi, laranjas e etc…


Quando a dor de barriga é preocupante?

Assim, quando a dor na barriga é muito intensa, se mantém por mais de 2 dias ou é acompanhada por outros sintomas, como febre, vômitos persistentes e perda de peso, por exemplo, é importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa da dor na barriga e iniciado o tratamento mais adequado.


Como saber se o bebê está com infecção no intestino?

Os sintomas de infecção intestinal no bebê podem surgir poucos dias após o contato do bebê com o vírus ou bactéria responsável pela doença, sendo os principais:Diarreia;Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;Febre;Vômitos;Enjoo.


2 – Bebê com dor de barriga pode ser refluxo?

O refluxo, ou seja, a regurgitação de alimentos para o esôfago, ocorre não apenas em bebês, mas também em crianças mais velhas.


5 – O bebê pode estar com dor de barriga devido à estresse?

As crianças, assim como os adultos, experimentam fortes emoções e estresse. E a dor de barriga no bebê pode estar relacionada a isso.


Massagens

Passar a mão suavemente na barriga do bebé, em movimentos circulares, começando no umbigo, é uma excelente forma de aliviar as dores. Os movimentos devem ser no sentido dos ponteiros dos relógios. Ao movimentar as mãos na barriga do bebé, também deve aplicar uma leve pressão de baixo para cima.


Pressão com as pernas na barriga

Muito levemente, deve ser feita uma pressão com as pernas sobre a barriga do bebé. Isto é, levar os joelhos contra a barriga de forma a pressionar para libertar os gases. Tal como mostra na imagem acima


Calor

Colocar calor na barriga, é uma excelente forma de aliviar as cólicas. Pode esquentar numa frigideira, um pouco de sal grosso, e de seguida coloque num pano de algodão e aplicar sobre a barriguinha do bebé. Deve ter cuidado para não queimar! Certifique-se de que está apenas morno e não muito quente.


Ambiente tranquilo

É também importante manter o bebé num ambiente calmo e tranquilo, sem grandes ruídos. Pode colocar uma música ambiente, bastante calma, para tranquilizar a criança. Sons do mar ou ruídos suaves podem também agradam alguns bebés sendo mesmo uma boa forma de os adormecer.


Massagem nas costas

Com o bebé deitado de barriga para baixo, massaje suavemente as costas. Para além de ser bastante confortante para ele, vai ajudar a tranquilizar, a sentir-se melhor e a aliviar a dor.


Arrotar

Não se esqueça que após a alimentação, o bebé deve arrotar. Algumas crianças comem muito rápido, ingerindo muito ar. Esse ar vai ficar acumulado no interior, provocando dores de barriga mais tarde. Para evitar isso, é essencial que se certifique que o bebé arrotou. Para ajudá-lo a arrotar, após comer, mantenha-o no seu colo, numa posição vertical.


Dor abdominal aguda e crónica

A dor abdominal aguda é um sintoma comum em várias patologias: gastroenterite, apendicite, infeção urinária, invaginação, adenite mesentérica, obstipação, úlcera péptica, pancreatite, patologia do ovário, litíase renal ou biliar, pneumonia, entre outras.


A causa também pode ser emocional

A dor abdominal pode ainda ser de origem funcional (a causa não é identificada com testes laboratoriais), podendo estar envolvidos fatores como stress psicológico, hipersensibilidade visceral, distúrbios da motilidade gastrointestinal.


O diagnóstico da dor abdominal nas crianças

O historial médico do paciente deve ser avaliado detalhadamente para facilitar o diagnóstico. A idade é um fator importante, assim como o tipo de dor abdominal, a sua localização, a duração e hora do dia e a presença de outros sintomas, tais como febre, náuseas, vómitos, sintomas urinários ou alterações do trânsito intestinal.


Porque a dor do glúten é com o lactose?

As intolerâncias alimentares, como à lactose ou glúten, acontecem quando o organismo não consegue digerir essas substâncias, causando inflamação de todo o sistema gastrointestinal, levando a dor e desconforto generalizado após as refeições, especialmente quando se ingeriu alimentos como pão, massa, queijo ou leite.


O que é a enfermedad del intestino irritable?

A síndrome do intestino irritável é um problema que causa a inflamação do revestimento do intestino, podendo não ter uma causa específica ou sendo causado pelo excesso de estresse ou sensibilidade a algum alimento, por exemplo.

image

Leave a Comment