Como acabar com formiga cortadeira na horta

image

Como se livrar da formiga-cortadeira

  • ■ Armadilhas para a formiga cortadeira O controle de cultura ocorre através da utilização de armadilhas. …
  • ■ Se livrando de sauveiros jovens O controle mecânico, como o nome remete, é feito manualmente. …
  • ■ Uso de substancias químicas no controle da formiga Estes métodos costumam ser os mais eficazes para combater as formigas-cortadeiras. …

Full
Answer

Como acabar com as formigas cortadeiras?

Com o controle químico e mecânico é possível acabar com as formigas cortadeiras e evitar que elas carreguem todo o seu cultivo para o formigueiro. Acompanhe o nosso artigo e veja o que fazer! Quenquém, saúva-de-vidro, saúva limão e saúva-mata-pasto: essas são apenas algumas das espécies de formigas cortadeiras que fazem a festa em quintais alheios.

Por que as formigas cortadeiras afetam o crescimento das árvores?

Nos jardins, hortas e pomares, é muito comum que as formigas cortadeiras acabem impedindo até mesmo o crescimento das plantas, já que as atacam ainda na fase de mudas. Além disso, a infestação também pode acarretar em uma diminuição da resistência das árvores em relação a outros insetos e no desequilíbrio da presença de outros organismos.

Por que as formigas são importantes para a Horta?

Não é que as formigas não sejam essenciais à sua horta, mas quando elas aparecem em milhares de colónias, tornam-se uma autêntica praga para as nossas culturas. Neste artigo, trago-lhe algumas dicas que irão permitir com esta praga.

Como as formigas cortam as plantas?

Vale ressaltar que as formigas cortam as plantas também durante a noite e, sobretudo, nas horas mais frescas do dia. Esses são os três conjuntos de técnicas que compõem o manejo integrado de formigas cortadeiras em plantações florestais e em florestas naturais.

image


Como espantar Formiga-cortadeira da horta?

Pode optar também por misturar o detergente com vinagre para combater esta praga. As quantidades a usar destes ingredientes são as seguintes: ½ copo de água, 2 colheres de detergente biodegradável, 2 colheres de vinagre. Utilize também um borrifador para aplicar esta solução.


Como fazer um veneno caseiro para matar formiga cortadeira?

1. Veneno caseiro com água e vinagre branco. Adicione em um borrifador 100 ml de água e 100 ml de vinagre branco; Chacoalhe bem e borrife a solução diretamente sobre as formigas.


O que é bom para matar formiga cortadeira de planta?

Pó seco. Os formicidas em pó são indicados para espécies de formigas cortadeiras que constroem seus ninhos mais rasos no solo, como são as quenquéns. Isso porque ao aplicar o pó não se consegue atingir o interior das colônias muito profundas, o que torna o controle ineficaz.


Qual a melhor maneira de eliminar a formiga cortadeira?

Então anote essas dicas para acabar com as formigas cortadeiras:Plante gergelim ao redor da horta. As formigas irão atacar os pés de gergelim, que é tóxico para elas, funcionando como inseticida.Faça um repelente usando cinzas. … Plante batata-doce ao redor da lavoura ou entre os canteiros.


Como fazer barreira para formiga cortadeira?

0:034:04Suggested clip · 47 secondsCurso Controle de Formigas Cortadeiras – Como Evitar o Ataque …YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Qual o melhor remédio caseiro para matar formiga?

Detergente Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Coloque o conteúdo em um borrifador, ou seringa, e aplique nos cantos, frestas e outros possíveis espaços onde possa haver ninhos de formiga. “A mistura de água com detergente é a forma mais eficaz de acabar com elas.


Como é o ninho da formiga cortadeira?

Elas podem fazer seus ninhos em cima das árvores, ao lado de tocos, e dependendo da espécie, utiliza galhos e folhas para na construção. Além da terra solta, os formigueiros são compostos também por carreiros e olheiros de abastecimento, que se localizam perto ou distante.


Qual é o melhor veneno para matar formigas?

Confira alguns:1- Isca Grão Verde Granulada: controle de formigas carregadeiras em jardinagem amadora.2- Citromax Formicida: deve ser aplicado nos esconderijos dos insetos.3- Maldrex Formicida: indicado para o controle de formigas urbanas.4- Citromax Spray Formicida: para formigas caseiras.


Água com alho

As formigas não gostam do cheiro forte o alho, por isso ele é um repelente natural. Triture alguns dentes de alho e coloque em um potinho com água para repousar por 24 horas.


Detergente biodegradável com vinagre

O detergente comum é um dos ingredientes mais usados nas receitas de repelentes caseiros de insetos para plantas. Mas, você pode escolher um detergente biodegradável para que seu pesticida fique orgânico. Para ficar ainda mais potente, misture com vinagre.


Borra de café

Mais uma solução bastante popular é usar a borra de café seca. É uma forma de reaproveitar o pó de café usado e ainda nutrir e proteger sua horta de forma orgânica. Encontre os formigueiros e espalhe a borra de café seca em volta, confundindo o olfato das formigas e fazendo-as perder o caminho para sua horta.


Plantas protetoras

Outra dica é plantar as plantas protetoras em volta da sua horta, pois elas funcionam como repelentes naturais. Plante lavanda, orégano, hortelã, alecrim, tagetes e manjericão. Elas têm um odor forte para os insetos e vão ajudar a repelir não só formigas, mas outras pragas que costumam invadir a horta.


1. Água Fervente

Esse método é eficaz para eliminar formigas, porém não pode ser usado sobre as plantas. Além disso, se as formigas tiverem no solo você poderá usar uma seringa.


4. Infusão de alho

Deixe o alho de molho por 24-48 horas. Em seguida ferva por 20 minutos e aplique com spray sobre o local onde estão as formigas. Além disso, este método é o mais conhecido para eliminar formigas da horta.


7. Bórax com leite condensado

Misture 1/2 colher de açúcar ou leite condensado, 1 1/2 colher de sopa de bórax e 1,5 colher de água morna. Mergulhe bolas de algodão na mistura e coloque-as perto da casa das formigas.


11. Método do carpete

Coloque um viveiro de cortiça de ponta-cabeça. Molhe algumas vezes por semana. Além disso, as formigas vão mover seu formigueiro para lá. Depois disso, elimine-as usando qualquer método anterior.


12. Iscas comerciais

Este é um dos métodos mais usados para eliminar formigas da horta. Além disso, as formigas amam açúcar portanto o ideal é fazer uma isca com alimentos doces para elas não acabar com usa plantação.


13. Pó inseticida para o interior da casa

Eles não devem ser aplicados na horta ou jardim, é apenas para armazéns, lojas, etc. Além disso, ele pode ser aplicado em ambientes fechados para eliminar pragas como pulgas, formigas e percevejos.


Alan costa

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.


O que são as formigas cortadeiras

Quenquém, saúva-de-vidro, saúva limão e saúva-mata-pasto: essas são apenas algumas das espécies de formigas cortadeiras que fazem a festa em quintais alheios. Elas cortam e carregam as folhas até os seus ninhos porque esse material é utilizado para a produção de fungos que, mais tarde, servirão de alimento para esses insetos.


Como combater as formigas cortadeiras

O controle da ação das formigas cortadeiras pode ser feito tanto para prevenir o ataque como para combater a infestação já existente.


Conheça os produtos da Bel Agro para o combate às formigas cortadeiras

Como vimos, as formigas cortadeiras podem ser muito prejudiciais aos jardins, hortas e pomares. Por isso, é importante prevenir e controlar as infestações para evitar prejuízos.


Use detergente biodegradável para acabar com as formigas

Use um copo de 200ml e reparta a sua capacidade por 100ml de água e 100ml de detergente. A solução criada através destes ingredientes pode ser uma solução eficaz para ajudar nesta praga das hortas. Coloque o conteúdo da solução elaborada num borrifador, e aplique nos nos locais mais afectados.


Use borras de café para afastar as formigas

Usar borra de café usado (não solúvel) para além de enriquecer o solo, ajuda a afastar as formigas. Para maximizar o efeito das borras de café nas formigas, espalhe-a pelo seu jardim.


Use as cascas de laranja para afastar as formigas

Sabia que as cascas de laranja têm uma substância natural ( D-limoneno) que é também utilizado como um componente em insecticidas orgânicos? Quando a casca de laranja começa a decompor-se liberta um óleo essencial que se torna letal para as formigas acabando por diminuir as colónias desta praga.


Espalhe grãos de arroz em sítios específicos na sua horta

Espalhar grãos de arroz cru nos locais de passagem das formigas, faz com que elas se interessem menos pelas culturas da sua horta e começem a “acartar” os grãos de arroz para o seu “ninho”. Passado algum tempo e devido à humidade natural do arroz, este acaba por fermentar produzindo um fungo que acaba por matá-las.


É MUITO IMPORTANTE QUE EVITE AO MÁXIMO OS INSECTICIDAS!

O uso de insecticidas, além de serem muito prejudiciais às pessoas, especialmente às crianças, podem danificar o meio ambiente uma vez que acabam por contaminar os lençóis freáticos através da irrigação. É sempre importante relembrar do que as formigas gostam e do que não gostam para um combate mais eficaz a esta praga.


Como as Formigas Danificam as Plantas

Este trabalho é feito pelas operárias. Através de um ferormônio chamado de ferormônio de trilha, as formigas acham o caminho de volta ao formigueiro, levando pedaços da folha cortada.


Plantas Atacadas por Formigas Cortadeiras

Em sistemas de produção florestal, eucalipto e pínus têm grande problema com formigas. Nas lavouras de cana de açúcar e pastos as formigas são grande praga, podendo dizimar um pasto destinado ao alimento do gado em pouco tempo.


Quando as Formigas Atacam

No jardim e na horta por vezes não há formigueiros visíveis. Na verdade, as formigas vêm de longe, de buracos nas calçadas e leitos de ruas ou praças onde não há controle.

image

Leave a Comment