Como acabar com fungos na planta

image

Como tratar Para acabar com os fungos nas plantas, a engenheira ambiental e paisagista Fernanda Dagrela ressalta que o importante é identificar o ataque logo no começo, para então poder tomar as medidas necessárias de tratamento. Segundo ela, existem três tipos mais comuns de fungos a serem combatidos: ferrugem, oídio e fumagina.

Full
Answer

Quais são os fungos nas plantas?

Os fungos nas plantas são um problema comum e surgem por diversas razões, desde a infestação de algum inseto (como o pulgão) até o excesso de água na rega. O fungo branco que vamos falar é o oídio. Em algumas espécies é difícil de identificá-lo, pois se confunde com a cor da planta, como na sálvia, por exemplo.

Como combater o fungo?

O sabão pode ser um bom aliado no combate ao fungo, mas evite usar em ervas aromáticas e temperos. Já o sabão é adicionado para ajudar a espalhar a mistura e para ela se agarrar à superfície da folha.

Como os fungos afetam as plantas?

Mesmo sem intenção, pode ser que você esteja deixando sua planta com água demais ou de menos, com sol demais ou de menos, com solo sem nutrientes ou plantada muito próxima de outras, sem espaço para evoluir. Tudo isso pode vir a causar doenças, como o fungo nas plantas.

Quais são os causadores do fungo na planta?

Sendo assim, coloque sua planta em um local mais arejado e evite adubo com excesso de nitrogênio. Assim como na dica dos fungos de ferrugem, o tratamento com extrato de cavalinha vai deixar a planta mais forte para combater a doença. Esse fungo é causado pelos pulgões, uma praga bem conhecida.

image


O que é bom para matar fungos de plantas?

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.


Como eliminar o mofo branco das plantas?

“É só misturar uma parte de vinagre com duas partes de água e borrifar nas plantas para se ver livre do problema. Além disso, trocar o vinagre por leite de magnésia resolve a situação”, ensina.


O que causa fungo branco nas plantas?

O mofo-branco é causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, principalmente, e pode causar altas perdas na produtividade quando não manejado adequadamente. A doença pode afetar diferentes espécies de plantas, com registro de mais de 400 espécies hospedeiras (ampla gama de plantas hospedeiras, exceto as gramíneas).


Como eliminar fungos das plantas com vinagre?

FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.


O que os fungos causam nas plantas?

As condições de aparecimentos dos fungos normalmente compreendem os mesmos aspectos que são alta temperatura e umidade, além de pouca luz. O Oídio pode surgir em qualquer local e é um problema bem comum para cultivadores indoor e outdoor pela ubiquidade do microorganismo.


Porque as plantas Mofam?

O mofo surge por uma série de razões, entre elas, manutenção inapropriada da planta, excesso de água e falta de luz solar. Tanto os habitantes da casa quanto a planta sofrem quando o mofo instala em suas folhas ou no solo ao redor dela. Por sorte, existem várias maneiras de se livrar dele.


O que é um pó branco na planta?

O oídio é o nome da praga que parece como um pó branco nas folhas de variadas culturas, como pepino, abobrinha, pimentão, tomate, melão, melancia, uva, soja, feijão, eucalipto, caju, manga e também nos jardins. Causado por um fungo chamado Sphaerotheca fugilinea, tem aparência de pontos brancos.


Como acabar com a cochonilha branca?

O método de controle mais comum é o uso de soluções caseiras, como água e sabão; álcool etílico, detergente e água quente; e fumo com pimenta malagueta. “As soluções devem ser borrifadas nas plantas uma vez por semana durante todo mês até a erradicação da praga”, ensina Fabiana.


Como usar o bicarbonato de sódio nas plantas?

Como fertilizante Misture bem 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1/2 colher de chá de amônia e 1 colher de chá de sulfato de magnésio em 5 litros de água. Coloque em cada planta cerca de 1/4 desta solução, que atuará no melhoramento da saúde das plantas e acelerando o seu crescimento.


Qual o remédio caseiro que e bom para fungo?

Algumas ótimas opções de remédios caseiros para micose são a sálvia e as folhas do aipim porque eles possuem propriedades que ajudam a combater a micose e a cicatrizar a pele. No entanto, aloe vera e a mistura de ervas também é uma boa solução caseira para combater a micose de pele de forma natural.


Como fazer fungicida natural para plantas?

2. Fungicida de pimenta-do-reino e alhoColoque a pimenta, o alho e o álcool em um pote fechado e deixe curtir por uma semana.Coe e utilize uma colher de sopa desse preparo para dois litros e meio de água e quatro gotas de detergente neutro.More items…•


Para que serve o detergente nas plantas?

Pulverizar plantas Além de eliminar os insetos que já estão nas plantas, o detergente previne novos ataques por formar uma película protetora. Para não prejudicar a planta, utilize pouco detergente: o indicado é usar três ou quatro gotas para um litro de água.


Qual é a origem do fungo?

Os fungos são conhecidos desde o século IV a.C., quando Aristóteles, filósofo grego ao organizar os seres vivos elege dois reinos, Animalia e Plantae. Os fungos juntamente com as algas e as plantas foram incluídos em Plantae.


O que causa o oídio?

A doença denominada oídio é causada pelo fungo Microsphaera diffusa Cke. & Pk.. Esse fungo infecta também diversas espécies de leguminosas.


Fungo branco na terra

O fungo branco na terra indica que há mofo no seu vaso. O mofo só surge quando há excesso de umidade e, por isso, o problema é bem comum na jardinagem. A camada branca de fungo branco na terra pode ser combatida com algumas medidas. Comece a regar a planta pelo prato .Assim, você evitará que a água acumule na terra, formando o mofo.


Pragas nas folhas das plantas

Pulgões e fungos podem surgir nas folhas das plantas por diversos motivos. O segredo para essas pragas não surgirem é sempre limpar os restos de cultura, que são os lugares que os insetos gostam de ficar. Se você está com praga nas folhas das plantas, veja algumas soluções naturais:


Pó branco nas folhas das plantas

O pó branco também é bem comum nas folhas das plantas. Ele é uma praga difícil de se livrar e muitas pessoas acabam até desistindo da jardinagem por conta dela. Porém, com paciência e conhecimento, é possível acabar com o pó e manter a planta saudável.


Fungicida para plantas

Além das soluções já indicadas anteriormente, você pode prepara fungicidas caseiros que não só destroem os fungos patogênicos, como também oferecem nutrientes às plantas. Essa dica também vale para combater os fungos em plantas ornamentais. Confira as receitas no artigo Como fazer um fungicida caseiro.


Bolor cinzento

Esse é um fungo de apodrecimento que cria um pó grosso sobre as folhas, flores e caules das plantas. Ele surge na combinação atmosférica de umidade e calor.


Fungos de ferrugem

Esses fungos aparecem no lado de cima das folhas , formando áreas com esporos poeirentos, de cor amarelada ou castanho-escuro. A planta vai definhando e morrendo.


Míldio verdadeiro

Esse fungo deixa uma camada branca e farinhenta sobre as folhas, geralmente nas partes de trás, mas também nas flores e brotos. As folhas vão ficando castanhas e secas.


Fumagina

Esse fungo é causado pelos pulgões, uma praga bem conhecida. Sobre as folhas das plantas formam-se camadas espessas de uma substância viscosa e escura, e a planta vai definhando.


O que é o oídio

O oídio é um dos problemas mais comuns nas plantas. É uma doença fúngica que afeta as folhas e caules das plantas, revestindo-as com o que parece ser uma substância branca ou cinza semelhante a um pó.


Como acabar com fungos nas plantas

Existem diversas formas de combater o fungo nas plantas. Algumas são mais eficazes na prevenção e outras são melhores para matar os fungos das plantas.


Usando Leite como Fungicida

Infelizmente, como foi dito, a mistura de bicarbonato de sódio não funciona tão bem para curar a sua planta, ou seja, depois que o fungo já tomou conta dela. Ela atua melhor na prevenção, quando é aplicada antes que o oídio apareça e se espalhe em sua planta.


Usando o óleo de nin

Também chamado (erroneamente) de óleo de nim, este óleo vegetal é produzido através da extração dos óleos essenciais dos frutos e das sementes do nim (neem, em inglês).


Conclusão

O oídio pode ser um problema recorrente e até frustrante, mas boas práticas de jardinagem podem reduzir a probabilidade desta doença incômoda se desenvolver nas plantas.

image

Leave a Comment