Como acabar com furunculo de vez

image

Como tratar o furúnculo em casa?

Tome um analgésico se estiver com muita dor. O furúnculo pode causar bastante incômodo até sarar por completo. Se estiver com muita dor, tome um analgésico de venda livre, como um ibuprofeno, um paracetamol ou um naproxeno, sempre seguindo a dosagem recomendada na bula do medicamento.

Por que não se deve espremer um furúnculo?

Não se deve nunca espremer um furúnculo. O processo de drenagem, quando indicado, tem que ser feito de forma asséptica e pouco traumática para reduzir o risco de cicatrizes esteticamente indesejáveis e evitar que novas bactérias penetrem para dentro da pele.

Quanto tempo dura o furúnculo?

Em outras palavras, furúnculos normalmente desaparecem em poucas semanas, embora causem coceira e dor nos estágios iniciais. Há a possibilidade de que o furúnculo fique mais dolorido à medida que o pus se acumula em seu interior. Depois disso, ele estourará e secará em pouco tempo.

Quais são os sintomas da furunculose?

O sintoma da furunculose é a repetição de casos de furúnculos. Em geral, eles surgem no pescoço, rosto e nádegas. Os fúrunculos se estendem por uma área grande, provocam dores que podem ser intensas e costumam ser elevados.

image


¿ Como tratar o furúnculo rápido?

Para tratar o furúnculo mais rápido, podem-se adotar medidas, como colocar compressas de água morna na região, porque ajuda a aliviar a dor e o desconforto, além de ajudar a retirar o pus, acelerando a cicatrização, ou aplicar uma pomada na região.


¿Como usar óleo esesencial para pielas?

Para usar o óleo essencial, pode acrescentar na compressa de água morna (3 a 5 gotas na água antes de mergulhar a toalha na água) ou aplicar diretamente na pele. Antes de aplicar na pele, é importante diluir o óleo essencial em um óleo vegetal, devendo ser acrescentado 3 a 5 gotas em uma colher de sopa de óleo de coco ou de amêndoa, por exemplo.


1. Gaze com abóbora

A abóbora tem excelentes propriedades emolientes e anti-inflamatórias que ajudam a tratar o local e a aliviar os sintomas, especialmente a dor e a vermelhidão causadas pelo furúnculo.


2. Leite de janaúba

A seiva da Janaúba tem ação cicatrizante e analgésica que, além de ajudarem a pele a recuperar mais rápido, também aliviam a dor e o desconforto do furúnculo.


3. Tintura de alteia

Outra excelente opção para tratar o furúnculo é a tintura de alteia porque esta planta medicinal possui propriedades antimicrobianas e cicatrizantes que ajudam na cicatrização.


4. Compressas de inhame

As compressas com cataplasma de inhame são excelentes para tratar este problema, pois o inhame possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação causada pelo o furúnculo, diminuindo a dor e melhorando o bem-estar.


6. Chá de limão

O chá de limão é uma boa solução caseira para furúnculo, pois além de ser rico em vitamina C, que tem ação antioxidante, ele possui propriedades anti-sépticas que ajudam a extrair e a dissolver os furúnculos.


7. Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é ótimo para tratar o furúnculo, pois possui propriedades antissépticas, antibacterianas e cicatrizante, ajudando a combater o microrganismo responsável pela infecção e a aliviar os sintomas. O óleo deve ser aplicado com auxílio de um cotonete no furúnculo 1 vez ao dia. Veja quais são os benefícios do óleo de melaleuca.


¿ O que é o furúnculo?

O furúnculo, conhecido popularmente como cabeça de prego, é uma infecção de pele em forma de abscesso que ocorre quando há infecção do folículo piloso por uma bactéria, habitualmente, pelo Staphylococcus aureus.


¿ O que é carbúnculo na piela?

Quando mais de um folículo piloso de uma mesma região se infecta, os vários furúnculos criados podem se fundir, provocando um abscesso bem extenso, que recebe o nome de carbúnculo. Essa lesão ocorre habitualmente nas costas ou na nuca e apresenta vários pontos de drenagem.


¿ Como a acne é um fator de risco?

Todavia, cabe ressaltar que, como a acne é uma lesão de pele, ela pode acabar servindo como uma porta de entrada para o Staphylococcus aureus, sendo, portanto, um fator de risco para o desenvolvimento de furúnculos.


Causas da furunculose

O surgimento de furúnculos está ligado a uma infecção dos folículos pilosos e glândulas sebáceas por parte da bactéria Staphylococcus aureus. Por sua vez, a furunculose, caracterizada pela repetição da ocorrência de furúnculos, se dá pela dificuldade do sistema imunológico em combater e evitar a infecção fazendo com que as reações se multipliquem.


Sintomas da furunculose

O sintoma da furunculose é a repetição de casos de furúnculos. Em geral, eles surgem no pescoço, rosto e nádegas. Os fúrunculos se estendem por uma área grande, provocam dores que podem ser intensas e costumam ser elevados.


Antibiótico para furunculose

Por ser uma infecção bacteriana, o tratamento da furunculose – assim como dos furúnculos – é feito com uso de pomadas ou medicamentos antibióticos. No entanto, também é essencial combater a causa da redução das defesas imunológicas para que o problema não reapareça.


Tratamento caseiro da furunculose

O uso de compressa de água quente é o principal tratamento caseiro para a furunculose. Ela alivia as dores causadas pelos furúnculos e estimula a saída do pus presente em cada uma das inflamações. Como todo tratamento caseiro, as compressas servem como complemento ao tratamento convencional, não podendo substitui-lo.

image

Leave a Comment